postado em: 30.11.2020

Posso ter uma horta no meu apartamento?

Quem teve a oportunidade de passar parte da vida na casa de um parente que tinha horta, sabe bem a felicidade que era poder colher direto da terra, não é mesmo? Bons tempos aqueles. Mas, infelizmente, a correria do dia a dia fez com que esse estilo de vida deixasse de ser a realidade de milhares de brasileiros. E a verdade é que, além de ser um excelente hobby, cuidar de uma horta ajuda qualquer pessoa a se reconectar com a natureza. Porém, mesmo com essas mudanças que os anos nos empurraram, é possível ter um espaço no seu apartamento dedicado à sua própria horta.

 

Plantas sempre foram bem-vindas nos ambientes internos das casas. Elas dão mais vida, ajudam a purificar o ar, ajudam a relaxar e combater o estresse. Se isso já é muito bom, imagine então quando essas plantas são comestíveis e deixam os pratos mais saborosos e, claro, saudáveis. Apesar de parecer difícil, ter uma hora no seu apartamento é possível de se fazer e bem prático. Basta um pouco de criatividade e dedicação.

 

Existem diversas formas de você criar sua horta e adaptá-la para o seu apartamento em vasinhos, sem que as suas plantas deixem de aproveitar a luz do sol durante o dia. Se você optar por colocá-la na sala, o crescimento dela será bem maior por conta da boa iluminação que entra pela janela.

 

Com certeza você já percebeu que, independentemente do tamanho do seu apê, uma horta horizontal vai tomar muito espaço. Por isso, uma dica excelente para quem ainda não faz ideia de onde colocar sua nova horta, é colocar na parede. Isso mesmo. Uma horta vertical é perfeita para quem tem pouco espaço, mas, mesmo assim, sempre sonhou em poder cultivar sua própria hortinha. Elas já são sucesso entre várias pessoas que moram em apartamentos e existem milhares de formas de você montar a sua, seja usando vasos de feltro, pallet de madeira, caixotes, armações de ferro e até mesmo garrafas pets. Ou seja, além de criar uma horta e ter comida saudável no seu apê, você ainda recicla e ajuda a proteger o meio ambiente.

 

Já que falamos como montar sua horta, vamos mostrar o que plantar nela. Existem dois tipos de plantas perfeitas para serem cultivadas em hortas dentro de apartamentos. As primeiras são as hortaliças que são vegetais próprios para o consumo. Aliás, por completo. Sementes, frutos, flores, folhas, raízes, caules, tudo nelas pode virar alimento para as suas refeições. As mais indicadas para plantio são o alface, rabanete, couve, agrião, cenoura, espinafre e beterraba. Já o segundo tipo de plantas são as ervas, que proporcionam sabor, aroma e propriedades medicinais. Dentre algumas das principais estão a cebolinha, tomilho, sálvia, pimenta, hortelã e manjericão.

 

Depois de um artigo como este, é impossível não ter vontade de ter uma hortinha no apê, não é? Mas se o que falta mesmo é um apê, a Plano&Plano pode ajudar você. Fale com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar você.

 

 

 

 

 

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação