21/06/2022

Principais festas juninas de São Paulo Brasil 2022

Principais festas juninas de São Paulo Brasil 2022

A época de curtir arraiás, comidas saborosas e muita cultura está chegando! Quer saber quais são as principais festas juninas de SP e de bônus conhecer algumas de outros lugares do país? Então continue essa leitura aqui, sô! ????

O que você encontrará neste conteúdo: 

  1. Principais festas juninas de São Paulo 
  2. História das festas juninas 
  3. Festas juninas pelo Brasil 
  4. More nas regiões que sediam as principais festas juninas de São Paulo

 

Principais festas juninas de São Paulo 

A época em que o frio chega na capital Paulista é também a que traz o calorzinho dos arraiais das festas juninas. E depois de um longo período em que estivemos reclusos desde o início da pandemia, os amantes de tudo o que envolve os festejos juninos estão animados para enfim comemorar o melhor da época do jeitinho que é merecido: Com barracas de comidas típicas, danças, fogueiras e muita cultura! 

Mas, é importante lembrar que, apesar da flexibilização nas ruas e estabelecimentos quanto aos cuidados contra o covid-19, o uso de máscara ainda é altamente recomendado por profissionais da saúde. Além disso, não esqueça de levar consigo o seu comprovante de vacinação e um álcool em gel na bolsa. Curta os arraiás cuidando de si e de quem você ama, ok? 

Agora vamos conhecer algumas das principais festas juninas de São Paulo!? 

64ª Festa de São Pedro

Com mais de seis décadas de tradição, a festa junina da Paróquia São Pedro Apóstolo, tradicionalmente conhecida não só por quem é da região do Jardim Independência, mas também por pessoas de outras localidades da capital. Serão vários finais de semana de muita diversão, com direito a barracas de comidas típicas, atrações musicais, bingo, pescaria, bates-latas e muito mais! 

Período: de 28 de maio a 26 de junho, aos sábados e domingos, a partir das 19h

Local: Paróquia São Pedro Apóstolo do Jardim Independência – Avenida Alberto Ramos, 614, Jardim Independência

Saiba mais aqui

Festa Junina da Igreja do Calvário

Os moradores da região de Pinheiros e redondezas voltarão a curtir a conhecida quermesse da Igreja do Calvário – Paróquia São Paulo da Cruz. Para quem gosta de comidas típicas e diversão, vale a pena tirar um dia para visitar a Quermesse do Calvário! 

Período: de 28 de maio a 3 de julho, aos sábados e domingos, a partir das 17h30

Local: Igreja do Calvário – Rua Cardeal Arcoverde, 950, Pinheiros

Saiba mais aqui

Festa Junina do Parque da Água Branca

Perfeito para levar as crianças, essa festa junina promete ter tudo o que agrega os festejos juninos! E o melhor, será em local externo, no famoso Parque da Água. Organizada pela feira gastronômica itinerante Saboreando São Paulo, nesse arraiá terá brincadeiras típicas, oficinas recreativas, música ao vivo, barracas com quitutes típicos e barracas de bazar, ou seja, é o lugar ideal para curtir com a família inteira! A festa ocorre no final do mês de maio, mas fique ligado, pois o Parque Água Branca recebe outros eventos, também juninos, no decorrer do mês de junho, ok? 

Festa Junina do Cachorródromo

Essa festa junina é perfeita para os donos de dog! Se você sempre quis colocar uma roupinha xadrez no seu dog e levá-lo para desfilar e se divertir com outros doguinhos enquanto você saboreia comidas típicas e se diverte, a Festa Junina do Cachorródromo ta aí para realizar esse sonho! Serão dois dias para você e o seu doguinho curtirem, com direito a quadrilhão, casamento junino, correio elegante, jogos e prendas, cãocurso, comidas típicas e outras atividades. 

Data: de 25 e 26 de junho, no sábado, das 10h às 20h, e, no domingo, das 10h às 18h

Local: Cachorródromo – Rua Francisco Duarte, 33, Vila Guilherme

Quanto? R$ 30 (entrada por cão, incluindo até duas pessoas), ingresso aqui

História e das festas juninas 

A tradição das festas juninas vem de origem europeia e chegou ao Brasil com os portugueses, que tinham como costume comemorar os dias de São João, São José e São Pedro em grande estilo. Desde então as festas receberam influências culturais de várias das regiões colonizadas do Brasil. Hoje em dia, junho é época de duas coisas por aqui: o começo das férias e a comemoração das festas juninas!

Festas juninas pelo Brasil

Para você que não fica de fora dessa comemoração com gostinho de Brasil, relembre e conheça algumas festas que você pode visitar pelo país!

Norte

Na região a época é bem comemorada com muitas festas cheias de tradição. A maior parte das manifestações culturais voltadas ao folclore acontecem ao Norte do país. A mais famosa é o Boi-Bumbá: uma festa tradicional em que as pessoas vestem fantasias e dançam para contar a história do boi que ressuscita graças à intervenção do pajé, feiticeiro dos índios.

Nordeste

Na região nordeste, as festas ganham uma grande expressão! As homenagens aos Santos Juninos também são grandes e atraem muitos turistas para acompanhar os festejos. Dessa região que muitos dos costumes “caipiras” foram adotados ao redor do país, como as fogueiras utilizadas de centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões, bandeirolas e trajes que cobrem as ruas durante a época também são heranças nordestinas.

Centro-Oeste

No Centro Oeste, as festas juninas adotam várias misturas das tradições. Elementos de cultura indígena, mineiras, gaúcha, e até boliviana e paraguaia estão presentes, já que são países das fronteiras. Danças como cururu, polca fazem parte na hora da festa. O dia de São Pedro é comemorado no dia 29 de junho e encerra as festividades juninas.  É neste dia que há a tradição do “roubo” do mastro de São João, que só é devolvido no “próximo” final de semana.

Sudeste

Pela região sudeste a festa é bem variada e democrática, com um pouco de cada tradição! Quermesses tomam conta das ruas, espaços de eventos e até condomínios durante os meses junho e julho. Estas festas populares são geralmente realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com uma grande variedade de comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha após o “casamento” é o que não pode faltar!

Sul

Bombachas, vestidos rendados, churrasco, chimarrão, muita dança tradicional e muito mais! As festas juninas no sul do país são aquecidas pelo ritmo do vanerão, dança típica gaúcha de movimentos bem elaborados, que marcam todo o regionalismo e tradição. Alguns eventos já completam mais de 100 anos, como o da Festa Junina de Itaperiú, que conta com uma fogueira gigantesca de cerca de 35 metros de altura.

 

More nas regiões que sediam as principais festas juninas de São Paulo

Depois de conhecer as regiões de São Paulo que são sede de eventos culturais como os festejos juninos, você ficou mais curioso ainda para descobrir o que há a mais nestas regiões? Então aproveite para conferir o que há de bom neste tópico! 

  • O bairro Jardim Independência, sede da 64ª Festa de São Pedro, está localizado no distrito da Vila Prudente, local escolhido a dedo por nós da Plano&Plano, para sediar o lançamento do Portal Vila Prudente. Um empreendimento moderno, com opções de 2 e 3 dorms., localizado a poucos minutos da estação de metrô Oratório e da estação Tamanduateí da CPTM. Vem conferir todos os detalhes: Clique aqui para conferir. 
  • A região de Pinheiros, sede dos festejos da Quermesse do Calvário, proporciona uma série de opções para todos os tipos e gostos, além de ser uma área bastante querida para quem conhece SP. E, na mesma região, está em construção o projeto Plano&Butantã, localizado a alguns minutos da estação São Paulo – Morumbi do metrô. Vem ver! Clique aqui.

 

  • Pertinho dos mais visitados pontos da Barra Funda, está o Parque Água Branca, que sedia a Festa Junina do Parque Água Branca. Se você ainda não conhece o Parque e a região, vale muito a pena dar uma caminhada por lá! Além do Parque, você encontra bastante verde pelas ruas, além de outros locais imperdíveis para se divertir. Além disso tudo, não podíamos deixar de construir novos lugares para quem quer morar na região, em um apê novinho! O Portal Barra Funda e o Plano&Estação Barra Funda são projetos feitos para todos os tipos de família, para quem vai morar sozinho, com uma companhia ou com os pequenos também. Os apês e condomínios têm tudo o que você precisa para viver bem, pertinho do centro de SP. Vem ver! Portal Barra Funda | Plano&Estação Barra Funda
  • A Vila Guilherme, bairro sede da Festa Junina do Cachorródromo, também foi uma das regiões escolhidas por nós para construir um dos nossos projetos de sucesso. Pertinho da Estação Metrô Portuguesa-Tietê, está em construção o Plano&Vila Guilherme, com opções de 1 e 2 dorms, vale a pena conferir! Clique aqui e veja.  

 

Para mais informações sobre nossos projetos, fale agora com um de nossos corretores pelo whatsapp ou faça uma simulação para saber se o projeto que você escolheu cabe no seu orçamento. 

E pra se manter informado sobre todos os nossos conteúdos, nos acompanhe em nossas plataformas digitais, clicando no link abaixo:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Os Mitos do Vinho: o melhor vinho é aquele que a gente gosta
Gastronomia
Os Mitos do Vinho: o melhor vinho é aquele que a gente gosta
22/08/2013
Vinho e sopa combinam?
Gastronomia
Vinho e sopa combinam?
24/05/2013
Torta Vegana de Legumes: Receita fácil, rápida e barata
Gastronomia
Torta Vegana de Legumes: Receita fácil, rápida e barata
29/11/2022