05/06/2022

Semana do Meio Ambiente: 31 de maio a 5 de junho #UmaSóTerra

Semana do Meio Ambiente: 31 de maio a 5 de junho #UmaSóTerra

Com certeza você já se deu conta de que a Terra, nosso planeta mãe, é o único planeta habitável por humanos em toda a galáxia, mas, você já percebeu que esse único planeta, está há décadas nos mostrando sintomas de que está ficando cada vez mais doente? Talvez, você não tenha notado conscientemente, ao sentir mais calor no verão – e até mesmo fora de época -, a cada ano, ao ver os desastres naturais, como as chuvas em grande escala, o avanço do mar em diversas regiões do mundo, ciclones e tornados e, o pior, a enorme incidência de plásticos nos mares, que estão cada vez mais matando as biodiversidades marítimas.

Esses são alguns dos muitos sintomas que continuarão tendo força a cada dia, se os responsáveis não tomarem atitudes urgentes para mudar o que estamos, erroneamente, construindo para ter no futuro. Essa é uma urgência mundial, diretamente exclamada aos únicos responsáveis: cada ser humano, sem distinções.  

O que é a semana do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é o dia internacional mais importante para o meio ambiente. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e realizado anualmente desde 1974, o evento tornou-se a maior plataforma global de alcance ambiental, com o envolvimento de milhões de pessoas de todo o mundo para proteger o planeta.

E, para impulsionar a importância desse dia, foi criado a Semana do Meio Ambiente, onde comunidades de todo o mundo irão se unir com a intenção de compartilhar, educar e espalhar, seja em encontros, palestras, cursos e eventos, fatos sobre a situação ambiental, sua preservação e ações para diminuir os muitos impactos negativos que hoje adoecem nossa Terra. 

2022 Um marco histórico 

2022 é um marco histórico para a comunidade ambiental global. Este ano marca a passagem de 50 anos desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, reconhecida como o primeiro encontro internacional sobre o meio ambiente. A Conferência de Estocolmo de 1972 estimulou a formação de ministérios e agências ambientais em todo o mundo e deu início a uma série de novos acordos globais para proteger coletivamente o meio ambiente. Além disso, foi onde os objetivos de redução da pobreza e proteção ambiental se uniram, abrindo caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na Conferência de Estocolmo foi institucionalizada a concepção do Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja primeira comemoração ocorreu em 1974.

Faça a sua parte: preserve o meio ambiente 

Cultivar árvores, deixar as cidades mais verdes, mudar dietas, limpar costas e rios. Como você está fazendo as pazes com a natureza? 

As pessoas podem ser motores de mudança com o apoio que dão às empresas e, principalmente, aos governos. As ações dessas entidades maiores podem ter um impacto transformador! 

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Como todos sabem, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sobrevivência dos seres humanos, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão de fato acabar. 

 

Pequenas ações sustentáveis para fazer no dia a dia 

Suas ações podem mudar o futuro da Terra. Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares e compartilhe a sua vontade de transformar o futuro com novas pessoas parceiras de mudança. 

1 – Reciclagem é coisa séria. Diminua a quantidade do que joga fora, reutilizando tudo o que for possível. Separe também o que pode ser reciclado – papéis, plásticos, vidros e metais; 

2 – Apague as luzes, isso sim não custa nada. Aproveite a luz natural, deixando janelas e cortinas abertas, e durante a noite apague as luzes quando não houver pessoas no ambiente; 

3 –  Ande menos de carro. Sempre que puder, use as opções de transportes sustentável, como andar de bicicleta. Aproveite também os transportes coletivos como ônibus, metrô e trem. 

4 – Tenha sua geladeira e freezer estrategicamente posicionados. Você sabia que ao colocá-los próximo do fogão, eles utilizam de muito mais energia para compensar o ganho de temperatura? 

5 – Lave seu carro a seco. A lavagem a seco utiliza em média apenas 300 ml de água por lavagem e, além disso, não causa nenhum dano à pintura do veículo.

6 – Consuma menos carne. A produção de carne em escala global é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, isso devido ao metano oriundo da flatulência das fezes.

O setor da agropecuária também é um dos principais responsáveis pelo desmatamento de florestas, pois necessita de uma grande área de pastagem para a criação de gado.

7 – Evite plásticos, principalmente descartáveis. A maioria dos descartáveis não será reciclada devido ao seu baixo preço de mercado e são produtos que demoram muito para se decompor na natureza. 

8 – Não use sacolas plásticas. Além dos motivos acima, usar a sua ecobag é bem mais legal. 

9 – Lave sua louça em uma bacia de água. Ou use até mesmo a própria pia (tapando a passagem de água) para ensaboar a louça sem deixar a torneira aberta. Segundo o Instituto Akatu tal ação pode gerar uma economia de 170 litros de água por lavagem. 

Ao longo de um ano, você poderá economizar água o suficiente para abastecer sua casa por mais de dois meses.

10 – Diminua o uso de embalagens e dê preferência às recicláveis. Dê preferência a embalagens com refil, dê preferência a produtos com embalagens recicláveis e lembre-se sempre de separá-las para a reciclagem.

 

Veja também: 

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a Década da ONU foi projetada para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Este apelo global à ação será lançado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A Década da ONU reunirá o apoio político, a pesquisa científica e o músculo financeiro para ampliar em grande escala a restauração com o objetivo de revitalizar milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos. Visite https://www.decadeonrestoration.org/pt-br para saber mais.

Plano&Plano 

Uma construtora de alma jovem, nascida na década de 90, com o objetivo de prestar serviços de engenharia e construção civil de extrema qualidade.

A Plano&Plano está entre as maiores construtoras e incorporadoras do país. Mesmo estando presente em mais de 15 cidades, ainda mantemos o mesmo propósito e a mesma essência desde a época da nossa fundação: construir e entregar sonhos.

Confira os nossos canais oficiais que contam com diversas matérias que podem agradar você:

Fontes: 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Plano&Plano é destaque no Prêmio VivaReal com melhor aplicativo
Plano&Você
Plano&Plano é destaque no Prêmio VivaReal com melhor aplicativo
24/06/2016
Seu sonho é ganhar um casamento grátis?
Plano&Você
Seu sonho é ganhar um casamento grátis?
11/04/2022
Dias Das Mães com a Plano&Plano
Plano&Você
Dias Das Mães com a Plano&Plano
08/05/2022