06/05/2019

Usando o FGTS para comprar apartamento Minha Casa Minha Vida

Usando o FGTS para comprar apartamento Minha Casa Minha Vida

FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um benefício a todo empregado com registro CLT. Ele corresponde a uma contribuição mensal, feita pelo empregador, em uma conta na Caixa, de valor de 8% do valor do salário bruto do empregado. É importante lembrar que a contribuição mensal do FGTS não é descontada do salário – é paga pelas empresas empregadores.

O FGTS foi criado para proteger o trabalhador em caso de uma demissão sem justa causa, para quando precisar em caso de emergência (leia mais sobre esses casos direto no site da Caixa) e também para dar a oportunidade do trabalhador conquistar patrimônio, como a compra da casa própria.

Você pode usar seu FGTS para comprar um apartamento Minha Casa Minha Vida. Para tanto, é preciso se atentar a 4 aspetos:

Tempo de contribuição

Para utilizar o FGTS para comprar um apartamento Minha Casa Minha Vida, é preciso ter, no mínimo, 3 anos de contribuição – sejam eles consecutivos ou não. Ou seja, independente de quanto tempo você tenha ficado em cada empresa, os períodos somados precisam ser iguais ou maiores que 3 anos.

Veja mais aqui: Como funciona minha casa minha vida.

Primeiro imóvel

Não é possível utilizar o FGTS para comprar um apartamento Minha Casa Minha Vida se você já tiver outro imóvel em seu nome. Esse benefício só pode ser utilizado para a compra do primeiro apartamento.

Sem financiamentos ativos

Também não será possível usar o valor do FGTS se você já tiver um outro financiamento de imóvel ativo no seu nome. Nesse caso, você poderá, no entanto, utilizá-lo para amortizar o financiamento que já estiver em andamento.

Titular do financiamento

Para utilizar o FGTS na compra de um apartamento Minha Casa Minha Vida, você precisa ser o titular do financiamento do imóvel, ou, ao menos, ser um dos responsáveis financeiros por ele. Não é possível utilizar o FGTS para auxiliar na compra de um imóvel em nome de terceiros, mesmo tendo grau de parentesco ou morando na mesma casa.

Você se encaixa nos pré-requisitos para utilização do FGTS na compra da casa própria? A Plano e Plano tem diversas opções para você.

E se precisar de ajuda, contate um dos nossos corretores virtuais!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Composição de renda para o Minha Casa Minha Vida
Minha Casa Minha Vida
Composição de renda para o Minha Casa Minha Vida
26/04/2019
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
10/04/2019
Passo a passo para realizar a inscrição no Minha Casa Minha Vida
Minha Casa Minha Vida
Passo a passo para realizar a inscrição no Minha Casa Minha Vida
19/03/2018