Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.
Você comprou o seu apartamento e está prestes a receber as chaves em mãos. Só está faltando um passo para ter certeza de que o seu imóvel está prontinho para morar: a vistoria. Sabemos que a ansiedade de se mudar para a casa nova é grande, mas é muito importante estar atento nessa hora. Fizemos este artigo para você entender o que é e como fazer a vistoria na entrega do apartamento.
Para que serve a vistoria
A vistoria serve para verificar a qualidade da construção do imóvel. Observar as condições do seu apartamento na hora da entrega permite você se certificar de que tudo está de acordo com o que foi combinado na compra.
Como fazer
Comece marcando a vistoria para um dia tranquilo, assim você pode olhar tudo com calma. Se estiver ensolarado é melhor para observar os detalhes.
Tenha o Memorial Descritivo em mãos. Assim você pode checar se os materiais aplicados concordam com o que está detalhado.
Finalmente, você vai observar a sua nova casa e testar tudo seguindo este checklist:
Parte elétrica
Às vezes, nos apartamentos novos o medidor de energia ainda não está instalado. Se esse for o seu caso, deixe claro no relatório que a instalação elétrica não foi testada e o porquê.
Se a energia já tiver sido ligada, você pode testar as tomadas com o carregador do celular. Para testar a iluminação, leve uma lâmpada. Não esqueça de testar também a campainha e o interfone.
Abra o quadro de disjuntores e verifique se todos estão identificados. Veja se todas as tomadas, interruptores e pontos de energia que estavam no projeto foram instalados.
Parte hidráulica
Para observar a rede hidráulica, abra todos os registros e torneiras da casa e veja se a água está com bom escoamento. Repare também no caimento do piso para os ralos. Depois acione a descarga do vaso sanitário e observe se ela está funcionando bem, se tem algum vazamento.
Leia também:
Como a decoração do seu quarto pode fazer ele parecer maior
Compare e escolha: qual é o melhor apartamento Minha Casa Minha Vida
Revestimentos, rejuntes, pisos e azulejos
Avalie se não há rachaduras, manchas ou trincas nos pisos e nos azulejos. As peças devem estar bem colocadas, sem desníveis ou descontinuidade. O rejunte também deve estar claro e uniforme. Dê batidinhas na cerâmica para avaliar o contra piso. Se houver algum ponto com som muito oco, é sinal que a peça perdeu ou está perdendo a aderência e pode acabar descolando no futuro. Você pode marcar os pontos de correção com adesivos.
Janelas, portas e esquadrias
Abra e feche todas as portas para ver se elas não estão prendendo no piso. As maçanetas, trincos e fechaduras também devem abrir sem problemas. Faça o mesmo com as janelas e observe se os vidros não estão arranhados, manchados ou soltos. As esquadrias não devem ter pontos de ferrugem ou pintura descascada.
Pintura, textura e gesso
As paredes devem estar lisinhas e uniformes, sem manchas nem rachaduras. Observe se não há manchas de tintas nos pisos, rodapés e nas janelas. Aqui também vale marcar com um adesivo para chamar a atenção.
Importante: Caso você note alguma coisa errada, anote e repasse a informação o quanto antes. Assim a construtora pode solucionar o que for necessário o mais breve possível. Depois você poderá combinar uma nova vistoria.
Receber um imóvel novo é um momento muito importante. Pense na vistoria como a etapa final da realização do seu sonho. Você já está cuidando do que é seu. Parabéns pela conquista!
E se você ainda está fazendo contas para sair do aluguel, fale com um dos atendentes da Plano&Plano para conhecer todas as facilidades de pagamento. Sua casa própria está te esperando!
Plano&Plano
Posts Recomendados: