08/09/2015

10 dicas para decorar um apartamento pequeno

10 dicas para decorar um apartamento pequeno

Cada vez mais comum nas grandes cidades, os apartamentos pequenos são uma realidade! Mas não é só porque o imóvel é pequeno que você tem que sofrer na hora de decorar! Saiba 10 dicas de decoração  que vão facilitar sua vida e deixar sua casa mais espaçosa!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

1 – Zonas integradas

Quanto mais paredes e divisões, mais apertado parece o ambiente. Se possível reúna o maior número de cômodos em um só, como sala de estar, de jantar e escritório por exemplo. A cozinha americana pode ajudar bastante a dar o efeito de ampliação da casa.

2 – Uso das paredes

Utilize as paredes de forma inteligente! Trocar uma parede por um armário além de otimizar o espaço ainda dá à divisória uma função a mais e moderniza a decoração.

3 – Móveis planejados

Muitas vezes o espaço é perfeito para algum móvel, mas não conseguimos achar a medida correta nas lojas de móveis tradicionais. Nesse caso vale a pena investir em um móvel feito sob medida, que vai se encaixar perfeitamente nas suas necessidades.

4 – Cores claras

Para apartamentos pequenos, a cor clara das paredes pode dar uma sensação de amplitude muito favorável. Manter a cor do teto igual à da parede também pode auxiliar nessa sensação.

5 – Prateleiras

As prateleiras podem ser muito úteis em pequenos apartamentos, mas cuidado! Mantenha as partes mais altas sem muitos enfeites ou objetos que pesem na decoração. Opte por peças delicadas, quadros ou até mesmo livros.

6- Móveis multifuncionais

Na hora de mobiliar o apartamento lembre-se de tornar cada cantinho útil! Beliches que vem com escrivaninhas, mesas retráteis e puffs com função de porta-objetos são algumas das ideias que podem ajudar na hora de decorar.

7- Espelhos

Abuse dos espelhos! Revestir paredes inteiras de espelhos podem ajudar a dar uma profundidade muito maior ao apartamento, dando uma sensação de amplitude. A sala de jantar, corredores ou entrada são bons lugares para abusar do material.

8- Móveis suspensos

Móveis que tenham pés centrais ou sejam afixados na parede dão uma sensação de mais espaço, já que uma maior parte do chão ou tapete pode ser vista.

9- Eletrodomésticos compactos

Na hora de escolher os eletrodomésticos, opte pelos mais compactos. A TV mais fina, o fogão cooktop e a máquina de lavar e secar em um só aparelho vão ajudar na hora de economizar espaços.

10- Desapego

Não adianta seguir todas essas dicas e não trabalhar o desapego! Aquela poltrona pode ser linda, mas será que é mesmo necessária na sua sala? Além disso, faça uma faxina rigorosa em seus objetos e veja o que vale mesmo à pena ser guardado!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Por que utilizar espelhos na decoração?
Decora P&P
Por que utilizar espelhos na decoração?
29/04/2022
Em alta – cantinho do café!
Decora P&P
Em alta – cantinho do café!
05/06/2017
A família cresceu? Saiba como montar o quartinho do bebê
Decora P&P
A família cresceu? Saiba como montar o quartinho do bebê
05/06/2019