09/04/2013

7 principais tipos de cortina para decorar seu apê

7 principais tipos de cortina para decorar seu apê
7 principais tipos de cortina para decorar seu apê

Mais do que bloquear a luz e garantir a privacidade, as cortinas dão um toque de elegância ao ambiente e oferecem inúmeros benefícios como a melhora na acústica e no conforto térmico. Com diferentes tipos de cortina, é possível escolher a melhor opção para decorar cada espaço do seu lar. 

Para lhe ajudar, separamos algumas dicas para você conferir e acertar na escolha da melhor opção para cada ambiente. Afinal, diferentes modelos de cortinas têm funcionalidades e mecanismos distintos.

Tipos de instalação de cortina

Toda cortina tem a função de bloquear a entrada de luz natural, mas são diversas possibilidades de tecidos, formatos, posicionamentos e tipos de instalação. 

No geral, podemos dividir os modelos entre os que são instalados por varão ou por trilhos. Aqui, a melhor opção vai depender do tipo de suporte mais adequado para cada janela:

  • Cortina de Varão – utiliza um bastão apoiado em suportes, de teto ou de parede, que sustenta a cortina. 
  • Trilho – com uma estrutura fixada ao teto, permite movimentar a cortina na horizontal com o auxílio de rodízios. Pode ser duplo ou triplo, possibilitando o uso de forro ou mesmo no modelo blackout. Os chamados trilhos suíços, de plástico, são os mais usados porque não emperram os rodízios.

Como escolher a cortina ideal? 

Além do tipo de instalação, a escolha do modelo ideal vai depender de critérios como:

  • Altura – para proporcionar um ambiente mais elegante e dar a sensação de alongar o pé-direito do ambiente, a cortina deve ir até o chão, a menos que exista um móvel abaixo da janela. 
  • Barra ou bainha – a altura ideal para a barra é acompanhando o rodapé, porém ela também pode ficar elegante quando arrastada no chão ou encostando levemente no piso. De forma geral, o mais adequado é que não haja mais que 2 cm de espaço entre a barra da cortina e o piso. 
  • Comprimento – é essencial medir o espaço disponível para o varão ou para os trilhos, pois isso ajuda na escolha da medida certa, mesmo que seja um modelo vertical. 
  • Tecidos – a escolha do tecido também é muito importante para garantir a melhor decoração no ambiente. Além das cores e estampas, vale a dica de que as opções 100% sintéticas são ideais para serem lavadas em casa.

    Já os modelos naturais e mistos são mais delicados e devem ser levados a lavanderias especializadas.

 

Com esses pontos em mente, é hora de escolher o modelo mais adequado para o seu estilo de decoração. Conheça os principais tipos de cortina!

7 tipos de cortina para o seu apê

1 – Cortina blackout 

A cortina blackout é um modelo versátil ideal para bloquear a luminosidade no ambiente. Feita geralmente de um tecido mais grosso, como a sarja, ou de PVC, esse tipo é conhecido por sua eficiência em controlar a quantidade de luz que entra em um espaço, sendo uma ótima opção para quartos e salas de TV. 

2 – Painel

Já a persiana de painel é uma cortina elegante e funcional, geralmente com recolhimento horizontal em trilhos. É ideal para criar um ambiente mais suave, garantindo a privacidade e controle de luminosidade no ambiente. 

Usada geralmente em vãos maiores, combina com decorações mais modernas. 

3 – Cortina voil

Entre os diversos tipos de cortinas disponíveis no mercado, a cortina de voil é uma das mais utilizadas em salas e cozinhas, garantindo um visual mais leve e sofisticado.

Isso porque o voil é um tecido fino e transparente, ideal para o bloqueio parcial da luz. Ou seja, nesse modelo é possível evitar os raios solares e ainda manter uma certa claridade no local. 

4 – Persiana

Com diversos formatos – como a já citada cortina de painel -, as persianas ou venezianas são modelos feitos com tiras verticais ou horizontais que permitem o fácil controle da entrada ou bloqueio da luz.

Bastante versátil, elas são fáceis de limpar, diferentemente das cortinas tradicionais. Além disso, a instalação é mais simples e você pode escolher entre os vários formatos.

5 – Romana

A cortina romana é um tipo de persiana com estrutura de varetas para fechamento das divisórias. Trazendo uma sofisticação ao ambiente, pode ser usada em grandes janelas, como em áreas gourmet ou na separação de varandas, por exemplo. 

É possível encontrar as persianas romanas em diversos materiais, sendo que alguns mais sólidos e escuros funcionam como um modelo blackout, enquanto os mais finos permitem uma passagem maior de luz natural.

6 – Rolo

Outro tipo de cortina persiana ideal para ambientes modernos é a cortina de rolo. Podendo ter controle manual ou automático, essa cortina pode ser “enrolada” na parte de cima, quando fechada.

Com suporte integrado, pode ser fixada na parede ou teto, tornando o acabamento mais bonito e integrado ao seu estilo de decorar a casa. 

A persiana de rolo também pode ser feita no tipo de tecido que você preferir, permitindo bloquear a incidência solar de forma total ou parcial.

7 – Persiana double vision

Já a persiana double vision (dupla visão), também chamada de moonlight, é uma variação da cortina de rolo que facilita o controle de luminosidade no local.

Ótima opção de cortina para quarto, esse modelo utiliza dois painéis que sobem e descem enrolando, simultaneamente.  Assim, você escolhe entre deixar as faixas de tela sobrepostas, para a luz entrar no espaço, ou sobrepor totalmente para o maior bloqueio. 

Conclusão

Como vimos, existem diversos tipos de cortinas disponíveis para você escolher. A dica é analisar características de cada ambiente e o objetivo da decoração.

Vale pensar em modelos específicos para locais onde a privacidade é mais necessária, ou mesmo como você deseja instalar a cortina. 

Com as dicas deste artigo, esperamos lhe ajudar a saber quais cortinas são essenciais para você ter no seu apê e garantir o conforto e a beleza do seu lar.

Continue acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais as dicas de decoração para tornar seu apartamento ainda mais bonito.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Cores de tinta para parede: veja tendências em 2021
Decora P&P
Cores de tinta para parede: veja tendências em 2021
06/01/2021
Plantas dentro de casa – Folhagens e flores (Pt. 1)
Decora P&P
Plantas dentro de casa – Folhagens e flores (Pt. 1)
08/01/2013
Restauração: como deixar móveis antigos como novos?
Decora P&P
Restauração: como deixar móveis antigos como novos?
29/08/2020