02/12/2020

Carpete no apartamento: furada ou uma boa ideia?

Carpete no apartamento: furada ou uma boa ideia?

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

O carpete é um acessório prático para quem quer deixar o ambiente mais quentinho. Principalmente nos dias em que o frio toma conta de tudo. E ainda oferece aquela sensação boa ao chegar em casa, tirar o tênis e pisar confortavelmente os pés. Porém, pode ser um vilão se você for alérgico e tiver problemas com espirro e outros males que afetam o sistema respiratório. Por isso, a Plano&Plano separou aqui algumas vantagens e desvantagens de você instalar um carpete dentro do seu apartamento. Vamos lá?

 

Primeiro, vamos às vantagens de ter carpete no apartamento:

O carpete ajuda você a delimitar espaços e ambientes no seu apartamento, além de destacar móveis e objetos. Isso sem falar que ele ainda ajuda a esconder as rachaduras e manchas que de vez em quando surgem no piso. É uma solução prática para substituir os pisos do chão e deixá-lo com uma camada bem macia de carpete.

 

Já falamos ali no começo, mas vale ressaltar: ele ajuda a aquecer qualquer ambiente. Quem já pisou no chão frio sem tênis sabe bem a importância de deixar os pés sempre bem aquecidos. E além de proporcionar uma temperatura agradável, ele agrada os ouvidos também. Isso mesmo. Ele funciona também como um excelente isolante acústico, minimizando os ruídos e sons que vêm do vizinho de baixo e vice-versa, como pisadas de salto alto, objetos que caem no chão, etc. Fica melhor ainda se você optar por carpetes com fibras mais firmes. Silêncio tanto para você quanto para o vizinho.

 

Outro detalhe importante é que ele ajuda a minimizar a gravidade em caso de queda. Se você tem idoso ou criança em casa, sabe bem da importância de pensar neste assunto. Isso porque com o carpete é possível minimizar tombos e tropeços, além de praticamente anular os escorregões.

 

Como nem tudo são flores, vamos às desvantagens de ter um carpete no apartamento:

Quem tem alergia, costuma sofrer bastante com carpete. É só chegar em um ambiente com ele que os alérgicos já começam a coçar o nariz. Isso se deve ao fato de as fibras reterem as poeiras que vagam pelo ar. Ao caminhar sobre o carpete, o movimento dos pés libera essa poeira que voa novamente pelo ambiente e acaba prejudicando a pessoa que possui alergia.

 

Além disso, a limpeza de um carpete não é nada fácil. Tudo bem que em alguns casos você pode remover para lavar em um ambiente aberto, mas existem casos em que o carpete é preso ao chão, dificultando muito o trabalho de quem precisa limpar. Afinal, não é apenas um pano e um pouco de água que irão conseguir limpar a sujeira do carpete. Para cada tipo de sujeira e material do carpete, um tipo de produto. O que torna a permanência do carpete no ambiente um assunto muito discutido entre famílias de todo o Brasil.

 

O conforto que as fibras oferecem aos pés precisa ser avaliado juntamente com o acúmulo de pelos e farelos de alimentos nelas. Em ambientes mais úmidos e onde o calor é um pouco mais elevado, existe uma grande chance de o carpete adquirir um odor ruim além de criar mofo. Inclusive, quem tem animais em casa pode estar abrigando milhares de pulgas e fungos sem saber.

 

Agora que você pode comparar as vantagens e desvantagens de ter carpete no apartamento, só resta a você decidir o que é melhor para a sua família.

 

 

 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Hora de acender suas ideias com iluminação
Decora P&P
Hora de acender suas ideias com iluminação
06/04/2021
Grandes ideias de decoração para ampliar espaços
Decora P&P
Grandes ideias de decoração para ampliar espaços
16/10/2012
Decorando a casa –  5 alternativas para mudar as paredes
Decora P&P
Decorando a casa – 5 alternativas para mudar as paredes
13/09/2016