16/10/2023

Como fazer cozinha americana com sala pequena?

Como fazer cozinha americana com sala pequena?

Quem mora em apartamento sabe que combinar os ambientes e ampliar os espaços do apê é muito importante. E aposto que fazer uma cozinha americana com sala pequena está entre as suas necessidades, não é mesmo? 

Afinal, este tipo de cozinha é ideal para garantir ambientes mais funcionais, versáteis e modernos para o seu Apê! 

A boa notícia é que é possível ter uma cozinha americana em diferentes imóveis, desde casas amplas até em apês menores. Ou seja, com um pouco de planejamento e uma dose de criatividade, você pode fazer uma cozinha funcional com sala de estar mesmo em espaços reduzidos. 

E vamos te mostrar como!  

Como fazer cozinha americana com sala pequena?

Existem diversos tipos de cozinha americana, podendo ser feita com bancadas – de madeira ou em pedra- com uma meia parede ou mesmo uma ilha gourmet. 

Outra opção é fazer a conexão da cozinha entre a sala utilizando a própria mesa de jantar, por exemplo. 

Mas agora que você já sabe dessas dicas, eu vou compartilhar alguns passos essenciais para se fazer uma cozinha americana com sucesso, independentemente do tamanho do seu apê. Confira:

1 – Planejamento: a primeira etapa é fazer a análise e medição dos espaços disponíveis no seu imóvel. Depois, é hora de escolher os formatos e materiais. Afinal, tudo passa por um planejamento detalhado.  

Como a cozinha é um dos pontos principais do apê, não se esqueça de calcular os espaços para circulação, otimizando o espaço do ambiente. Portanto, considere a localização de portas, janelas e móveis!

2 – Integração: para criar uma sensação de conexão entre uma sala pequena e a sua cozinha americana, é essencial utilizar materiais e cores que se complementam. 

A minha dica é que você escolha tons que estejam em harmonia e que crie mais dimensão  por todo o ambiente, com uma cor única na parede da bancada, por exemplo.

3 – Decoração e organização: cada lar tem a sua rotina e suas necessidades. Por isso, é na hora da decoração que podemos deixar a cozinha americana com o nosso jeitinho! 

Por exemplo, você pode definir um cantinho para o café na bancada, um espaço personalizado para quem ama cozinhar ou ainda separar uma área para um mini-bar.

4 – Atenção aos detalhes: Alguns detalhes precisam ser verificados ao montar a sua cozinha americana. A facilidade para limpeza é um deles. O fogão e o rejunte, por exemplo, não são uma boa parceria, pois a sujeira se acumula com facilidade e frequência nessa região.

Outra dica é optar por móveis de marcenaria para compor o cômodo, com armários, nichos e prateleiras. Eles permitem aproveitar melhor os espaços para apoiar ou guardar os objetos, acessórios e eletrodomésticos.

Como podemos perceber, para que a transformação de um pequeno ambiente possa ser útil e agradável visualmente, a atenção aos detalhes é a chave para o sucesso. 

Mas não se preocupe, temos mais dicas para te ajudar a planejar o seu ambiente integrado!

Qual o tamanho ideal de uma cozinha americana?

Para responder a esta pergunta é preciso lembrar que existem variados tipos de cozinha americana, podendo se adaptar às necessidades e características de cada apê. 

Portanto, não existe um tamanho padrão para uma cozinha americana. 

De todo modo, é essencial se atentar às medidas do balcão de acordo com cada objetivo:

  • Para servir como mesa para refeições, a altura da bancada pode ficar entre 72 cm e 78 cm do chão, com profundidade de, ao menos, 25 cm para acomodação de cadeiras comuns.
  • Caso o balcão de cozinha americana não sirva para realizar refeições, o indicado é seguir uma altura entre 1,05m e 1,10m, permitindo assim o uso de banquetas.
  • Já a profundidade indicada para o balcão que conecta os ambientes é entre 55cm e 60cm.

 

Quanto custa para fazer uma cozinha americana pequena?

A pergunta que todo mundo quer saber ao planejar uma reforma no apê é: quanto eu vou gastar nisso? 

Porém, o orçamento final para fazer uma cozinha americana em espaços compactos vai depender de uma série de fatores de cada projeto como: medidas do ambiente, materiais utilizados, fornecedores e profissionais envolvidos

Mesmo assim, é possível encontrar exemplos de pessoas que conseguiram fazer uma cozinha americana com baixo orçamento, utilizando a criatividade.

Em outros projetos, os investimentos podem variar entre R$ 9 mil e R$ 18 mil.

Qual o melhor material para usar na bancada da cozinha?

A escolha do material ideal para a bancada em um ambiente de cozinha planejada com sala de estar integrada é muito importante. Vale considerar fatores como durabilidade, resistência e, claro, estética

Nesse sentido, tanto a bancada de madeira quanto a bancada de granito podem oferecer benefícios diferentes. 

A bancada de madeira possui um aspecto mais aconchegante e natural, além de ser uma opção mais econômica. No entanto, ela pode ser mais sensível a riscos e manchas, exigindo cuidados adicionais.

Já a bancada de granito é resistente, durável e fácil de limpar, além de apresentar uma grande variedade de cores e padrões. Sua aparência elegante pode trazer um toque de sofisticação à sua cozinha.

Portanto, ao escolher entre a bancada de madeira e a bancada de granito, é importante levar em consideração o estilo desejado, a praticidade e o orçamento disponível. 

Como decorar a cozinha americana? 

Na hora de decorar a sua cozinha americana, cada pedacinho é uma possibilidade de colocar a criatividade em jogo – e esse processo pode ser bem divertido!

É válido observar espaços que podem ser úteis sem serem completamente preenchidos. 

Nesse quesito, a dica é usar a iluminação sob a parte inferior dos armários, economizando espaço e deixando o ambiente mais aberto e moderno.

Saiba que utensílios de cozinha e armários podem fazer parte da decoração e aumentar o espaço útil da cozinha americana com sala pequena. Porém, aqui vale a máxima do menos é mais. Muitos objetos podem acabar poluindo o ambiente e passar uma imagem de desorganização. 

Já as cores de paredes e mobílias podem ser utilizadas de forma harmônica para integrar os ambientes de cozinha e sala.

A decoração vai ajudar ainda a tornar o espaço ainda mais aconchegante conforme a necessidade de cada morador. É nessa hora que você pode separar uma área para os momentos de café da manhã em família, por exemplo!

Como organizar o cantinho do café no balcão da cozinha americana?

Quem é que não gosta de tomar um cafezinho da manhã ou da tarde?

Para isso, organizar o cantinho do café no balcão da cozinha americana pode trazer praticidade e um toque acolhedor ao ambiente. 

Algumas dicas vão ajudar nessa missão:

  1. Escolha um local acessível para conseguir sentar e realizar pequenas refeições;
  2. Use organizadores verticais ou bandejas para armazenar xícaras, canecas e produtos como café e açúcar;
  3. Atente-se à disposição dos pontos de energia elétrica e água do ambiente.

Com essas dicas e um bom planejamento, é possível ter a sua cozinha americana, integrando dois cômodos essenciais e garantindo ainda mais conforto no seu apartamento.

E aí, vai começar a planejar? Acompanhe o nosso blog e siga nossas redes sociais para ver mais dicas de decoração!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Escolha o tipo perfeito de poltrona para sua sala de estar
Decora P&P
Escolha o tipo perfeito de poltrona para sua sala de estar
19/02/2019
Cozinha americana: por que é tão desejada?
Decora P&P
Cozinha americana: por que é tão desejada?
28/11/2020
Como otimizar e melhorar o espaço de varanda em apartamento pequeno
Decora P&P
Como otimizar e melhorar o espaço de varanda em apartamento pequeno
14/09/2021