Se você gosta de espumante, seja para comemorar uma conquista, em uma festa ou simplesmente para apreciar, já deve ter se deparado com essa dúvida. É comum encontrar palavras como “Brut”, “Extra-Brut”, “Demi-Sec” e outras nos rótulos, mas praticamente nunca encontramos a identificação da doçura do espumante.
Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.
Então para facilitar as coisas, vamos a um guia rápido para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a escolher o melhor espumante para cada ocasião e gosto.
Brut
É o espumante seco. Ele pode ter uma pequena variação de doçura, dependendo de quais uvas são usadas, mas é sempre seco.
Extra-Brut
É mais seco que o Brut. Esse é daqueles que a gente sente bem a acidez. Pode ser servido de entrada, mas pode também ser usado em um almoço com uma comida mais gordurosa.
Nature
É um espumante seco, que não tem nada de açúcar.
Demi-Sec
Apesar de ter o “Sec” no nome, não é seco. É doce. Serve bem para acompanhar sobremesas.
Dulce
Esse é o mais fácil de identificar. É doce mesmo, e bem doce. Esse é para quem realmente gosta de ficar com aquele sabor mais melado na boca depois de beber.
Melhorou? Agora você já pode ir comprar o seu espumante sabendo o que vai trazer para casa e não vai ter surpresas que só descobrirá ao sacar a rolha.
Daniel Perches é publicitário e blogueiro de vinhos. Seu blog é www.vinhosdecorte.com.br
Plano&Plano
Posts Recomendados: