18/08/2020

Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher

Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Existem casas de todos os tipos. Algumas pessoas apreciam as maiores, com ambientes amplos; outras já desejam viver em casas menores, que deem menos trabalho. Apartamentos com sala e cozinha conjugadas, no estilo cozinha americana, são um excelente exemplo.

Veja algumas dicas de cores para que esses ambientes pareçam maiores e mais claros. 

Cores Ambientes Pequenos

Fonte: Maluf & Ferraz ARQ + Design

Que cores utilizar para ampliar virtualmente ambientes pequenos?

Podemos gostar de preto, marrom escuro e vermelho intenso. Contudo, devemos saber que nem sempre poderemos utilizar cores assim em decorações de ambientes pequenos, pensando em sua totalidade. 

Quer dizer que devemos priorizar, para o seu pano de fundo, as cores mais suaves e delicadas – como branco, bege, cinza claro e tons chamados de off-white.

Cores ambientes pequenos sala

Foto: Tatiana Moreira

cores ambientes pequenos lavanderia

Foto: Red Square Arquitetura

A regra é assim: quanto menor o ambiente ou com menos aberturas de janelas, mais difícil é conseguir deixá-lo claro. 

Então, quanto menor forem os ambientes da sua casa, mais fácil será trabalhar com a sua decoração se os seus revestimentos de paredes, piso e teto forem claros. E isto também vale para os seus móveis. Priorize comprar peças brancas ou em madeira clara, por exemplo.

cores ambientes pequenos branco

Fonte: Ornare

Algo que pode também potencializar o efeito dos elementos de cores claras nos ambientes pequenos é o acabamento. Peças com brilho e alto brilho de cobertura ou polimento devem gerar reflexos visuais interessantes. 

Qualquer facho de luz rebatido sobre elas deve melhorar a luminosidade dos cenários. Ou você ainda poderá investir nas placas de espelho mesmo, para detalhes em paredes e móveis.

cores ambientes pequenos cinza

Foto: Danyela Corrêa

Cores complementares para ambientes pequenos

Agora, para alegrar a sua família, não se pode deixar a decoração da casa limitada apenas a panos neutros. Devem-se achar jeitos de dar mais vida aos seus espaços. 

O bom dos ambientes pequenos é que eles são fáceis de personalizar. Justamente por apresentarem áreas reduzidas, você pode concentrar os seus investimentos em elementos menores, mas de muito mais qualidade.

O segredo para não sobrecarregar os cenários é não abusar dos excessos. Quanto menos detalhes ornamentais e recortes tiverem os elementos estruturais e os móveis no local, melhor. 

Então, dê o seu toque de personalidade aos ambientes da casa através de pequenos ornamentos. Podem ser com quadrinhos, vasinhos, arranjos de flores, mantas, almofadas, livros, fruteiras, porta-retratos e luminárias.

cor quarto pequeno

Foto: Revista Viva Decora

O bacana das decorações em cores neutras é que elas podem, depois de prontas, receber complementos nas mais diferentes cores. E, sempre que você desejar, poderá retirar tudo e substituir por peças de outros tons, renovando o visual de tudo. 

Se os cômodos do seu imóvel apresenta paredes, teto, piso e móveis em cores suaves, puxando para algo mais quente como o vanilla, contraponha com itens de cores frias.

Observando as imagens deste texto podemos ver que duas das cores utilizadas como complemento para decorações de ambientes pequenos foram o amarelo e o azul. 

Esta combinação foi utilizada em detalhes como forma de criar pontos atrativos dentro dos cenários. Isto trouxe muito mais sensação de equilíbrio aos espaços tratados. E com o acréscimo de vasos de plantas, o resultado ficou ainda mais agradável.

cores cozinha

Fonte: Maluf&Ferraz ARQ

cores ambientes pequenos sala tv

Fonte: Danielli Lopez

Como utilizar texturas?

Nem todas as superfícies da sua casa precisam ser lisas. É comum os designers e arquitetos proporem a utilização de vários elementos com texturas nas decorações. 

Mas, em ambientes pequenos, tal estratégia tem de ser estudada com mais cuidado, pois qualquer exagero pode comprometer todo o cenário tratado. Algo que facilita neste caso é saber escolher as cores dos elementos.

Textura de madeira, por exemplo, é algo considerado neutro ao olhar. Apesar disso, não é recomendável utilizar painéis ou móveis em madeira escura em ambientes pequenos. 

O mesmo vale para os tijolinhos ou os revestimentos feitos em cimento – que pode ser pigmentado na cor que quiser. O efeito 3D de alguns elementos é muito interessante, mas neste caso, prefira deixá-los em branco ou o mais claro possível.

parede branca quarto

Fonte: Iná Arquitetura

cores varanda

Fonte: Tatiana Moreira

Veja também: Planta de Apartamento Inteligente

Viu como sua casa pode parecer maiores usando as cores certas? Vamos lá, pincel e balde de tinta na mão e mãos à obra!

Essas dicas de quais cores usar em ambientes pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Não deixe também de curtir a página oficial do facebook: Plano&Plano.

Imóveis prontos você encontra no perfil da Vivareal PlanoePlano.

Reputação da Plano e Plano .

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Diferença entre Vidro, Cristal e Murano
Decora P&P
Diferença entre Vidro, Cristal e Murano
28/05/2013
7 dicas para aproveitar cada centímetro do seu apê.
Decora P&P
7 dicas para aproveitar cada centímetro do seu apê.
26/08/2020
Decoração de sala: use o estilo rústico com inspiração na cultura brasileira
Decora P&P
Decoração de sala: use o estilo rústico com inspiração na cultura brasileira
08/02/2021