11/12/2020

Decoração de varanda: sugestões de móveis, ornamentos e mais

Decoração de varanda: sugestões de móveis, ornamentos e mais

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Todos os segredos da decoração de varandas

Quem não gostaria de ter uma varanda ou uma sacada em casa? É gostoso demais poder acordar de manhã, com o sol batendo nas janelas de casa, e poder ir até um espaço aberto ou com uma grande abertura, olhar a vista e respirar o ar fresco. E justamente podemos fazer algo assim em uma varanda ou sacada. 

Mas como decorar este tipo de espaço de casa? Qual a inspiração para isso? 

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/225244/sofa-com-estofado-preto-e-almofadas-com-estampas 

Ideias de estilos para decoração de varanda

Sim, varanda faz parte dos ambientes de uma casa. Contudo, sua ligação com o meio externo pode ser maior do que com os interiores – principalmente por toda esta questão da vista. 

Sendo assim, precisamos considerar um modelo de decoração para este setor do imóvel que lembre a natureza e tudo que representa a vida lá fora. Este local também tem que ter uma função ligada ao divertimento e socialização, sendo alegre e descontraído.

Nada expressa mais a ideia de natureza do que vasos de plantas. Podemos ter diferentes modelos com folhagens em aparadores ou estantes, em jardins verticais e suspensos. E no meio de tudo isto, é interessante ainda criar diferentes zonas funcionais – como espaço de estar, mini cozinha gourmet com direito à churrasqueira, mini brinquedoteca e mais.

MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84558/parede-com-ladrilho-verde-e-moveis-de-madeira

A natureza é assim, perfeita em sua não perfeição. Do mesmo modo pode ser a decoração da varanda. 

Talvez, remetendo a um estilo mais rústico ou mesmo exótico, lembrando culturas que tem, em seu dia-a-dia, um contato maior com a natureza – como a indígena, por exemplo. Mas, uma decoração mais neutra também fica bem para o local – uma ideia que pode ser estender para a decoração da sala de estar, conectando os dois ambientes.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/225305/poltrona-com-estofado-branco-e-mesinha-redonda

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/225245/banco-com-estofado-branco-e-almofadas-estampadas

Móveis perfeitos para decoração de varanda

Nada remete mais à natureza do que móveis feitos de madeira. Vendo os lindos exemplos deste texto, percebemos como eles combinam com decorações de varanda. 

Mas é preciso que as peças escolhidas tenham um acabamento impecável, que as protejam das ações de chuvas e raios solares extremos. Entram nesta lista bancos, banquetas, cadeiras, mesinhas, prateleiras, estantes e tampos de bancadas.

Há modelos de sofás e poltronas de madeira fabricados especialmente para ambientes abertos, como varandas. Lembrando que as almofadas dos assentos precisam ser revestidas com um tecido especial, impermeabilizante. 

A sua estrutura até pode ser feita de outras fibras naturais, como palha trançada; mas, para quem preferir algo mais resistente e prático de limpar, existem também as peças de fibra sintética.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/225283/cadeiras-de-madeira-e-almofada-com-estampa-bordo

A madeira é um material de aparência bem quente. E muito calor no que dá? Fogo. Ou seja, é preciso equilibrar os elementos da decoração ambiente para controlar a força deste elemento. 

O jeito de tornar o cenário mais harmonioso é inserir, no conjunto, peças de materiais como metal e vidro. Ornamentos e acessórios em cores frias também podem ajudar neste sentido.

Luiza Altman Bomchakier https://www.vivadecora.com.br/foto/223143/ambiente-com-bancada-de-madeira-e-banqueta-redonda

Elementos multiuso, acessórios e ornamentos para decoração de varanda

Enfim, se a ideia é fazer a atmosfera da varanda se ligar à do mundo exterior, vivo e alegre, nada melhor do que trazer esta energia também para a sua decoração. 

Já falamos dos vasos com folhagens e arranjos de flores, mas também devemos citar outros elementos naturais que podem combinar com este espaço. É o caso das peças em pedra natural e das conchas – se a decoração for a um imóvel perto da praia, por exemplo.

Também são ótimas opções de decoração para varandas as arandelas, lamparinas, velas, fontes, sinos de vento, almofadas estampadas e pequenas esculturas. Não podemos esquecer da área do churrasco. 

Neste ponto do ambiente, pode haver, além da churrasqueira, uma linda bancada acompanhada de banquetas. Talvez uma pia. E, por perto, vários armários multiuso. E estes podem servir para ocultar diversos objetos.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/221350/mesa-de-centro-rustica-e-poltrona-com-tecido-cinza 

Na varanda, é sempre bom ter armários extras para guardar vassouras, itens de limpeza, escadas e até artigos de Natal. Também armários para esconder condensadoras de ar e máquinas de lavar roupas. 

Por fim, é preciso dizer que varandas também podem ser espaços de jantar – com mesa de refeições e cadeiras – ou de meditação. Para isto, valeria a pena ter, num cantinho na decoração, alguns pufes ou uma linda e confortável chaise.

Liliana Zenaro https://www.vivadecora.com.br/foto/26406/cadeiras-de-madeira-vermelha-e-persiana-branca e Milena Bomediano https://www.vivadecora.com.br/foto/166268/armarios-azuis

Gostou dessas ideias? Então, comece logo seu projeto de decoração de varanda!

Essas ideias de decoração para varanda e sacada foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sobre a Plano & Plano

Nascida na década de 90 com o objetivo de prestar serviços de engenharia e construção de qualidade, a Plano&Plano cresceu e hoje já figura entre as maiores construtoras e incorporadoras do País. Mesmo estando presente em mais de 15 cidades, ainda mantém o propósito, a mesma essência da época em que foi fundada: construir e entregar sonhos.

Sinônimo de sucesso no mercado imobiliário, com amplo portfólio, a Plano&Plano tem como propósito fazer mais e melhor – isso em todos os segmentos em que atua. Completa, a construtora e incorporadora hoje conta também com a sua própria força de vendas, a Plano&Vendas.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Quando usar pedra, porcelanato e textura
Decora P&P
Quando usar pedra, porcelanato e textura
04/03/2013
Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!
Decora P&P
Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!
31/05/2021
Como fazer cozinha americana com sala pequena?
Decora P&P
Como fazer cozinha americana com sala pequena?
16/10/2023