08/03/2021

Dia Internacional da Mulher: conheça a história do 8 de março

Dia Internacional da Mulher: conheça a história do 8 de março

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, diferentemente de muitas datas famosas, não teve sua origem causada pelo capitalismo. Ou seja, não surgiu para que o comércio fosse mais ativo nessa época do ano, mas sim por conta de uma bandeira antiga com raízes bastante sérias. Apesar de ter sido oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) apenas no ano de 1975, a data é comemorada desde o começo do século 20.

Veja mais:

Como é morar no Bairro Chácara Santo Antônio, SP?

Como é morar no Bairro Campo Limpo, SP?

Como é morar no Bairro Capão Redondo, SP?

Dia Internacional da Mulher e sua cronologia

Um dos primeiros movimentos liderados pelas mulheres aconteceu em 1906, no dia 26 de fevereiro em Nova York. Nessa data, elas fizeram uma passeata que contou com mais de 15 mil participantes que reivindicavam melhores condições de trabalho.

Vale lembrar que naquele momento, a jornada de trabalho delas era de 16 horas por dia, seis dias por semana e não era difícil que fossem obrigadas a trabalhar inclusive nos domingos. Esse é considerado o primeiro Dia Internacional da Mulher americano.

Dia Internacional da Mulher

Imagem mostra ilustração de várias mulheres com etnias diferentes.

Mais ou menos na mesma época, só que na Europa, estava acontecendo uma ação parecida nas fábricas. Em 1910, uma mulher alemã chamada Clara Zetkin organizou durante uma reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de várias passeatas exigindo melhores condições de trabalho.

Nessa época, as mulheres tinham condições de trabalho bem inferiores aos homens e ganhavam salários menores.

O que Zetkin estava apresentando para as pessoas, era uma série de manifestações anuais pela igualdade de direitos, mas sem especificar as datas que aconteceriam os encontros. O primeiro evento aconteceu no dia 19 de março de 1911.

Agora, foi em 1917 que aconteceu algo memorável e por conta disso que 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Nessa data, várias operárias saíram às ruas para protestar contra a fome que estavam passando e pediam também o fim da Primeira Guerra Mundial. O mundo não sabia, mas esse foi o primeiro passo da Revolução Russa — série de conflitos que derrubaram a monarquia russa e fez com que o Partido Bolchevique, de Vladmir Putin, subisse ao poder.

Passeata das trabalhadoras Russas. Reprodução: UOL

Depois desse acontecimento grandioso, os soviéticos tornaram essa data oficial no seu país e passaram a celebrar a “mulher heróica e trabalhadora”.

A oficialização do Dia Internacional da Mulher em 1975

Apenas em 1975 aconteceu a oficialização universal do Dia Internacional da Mulher, feita pela ONU. Inclusive, em alguns países essa data é um feriado nacional, como na Rússia. Na China, as mulheres podem ter metade do dia de folga.

No Brasil, mulheres de várias cidades fazem passeatas e protestos exigindo igualdade entre homens e mulheres e protestando contra a violência que sofrem todos os dias.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Gostou desse texto do Dia Internacional da Mulher? É uma data realmente importante e cheia de significados. A luta feminina por igualdade acontece há muito tempo e elas conseguiram muitas conquistas, mas ainda há muito o que melhorar!

Aqui na Plano&Plano, em breve, você vai conhecer as nossas mulheres incríveis e trabalhadoras! Fique ligado em nosso blog e redes sociais. ????

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Planejando a mudança para morar sozinho: veja 5 Dicas
Geral
Planejando a mudança para morar sozinho: veja 5 Dicas
28/03/2024
Minha Casa Minha Vida: Descubra as novas condições e como usar o FGTS para amortizar financiamento!
Geral
Minha Casa Minha Vida: Descubra as novas condições e como usar o FGTS para amortizar financiamento!
25/07/2023
Veja como visitar um apartamento sem sair de casa
Geral
Veja como visitar um apartamento sem sair de casa
18/12/2020