29/11/2020

Existe idade para começar a investir?

Existe idade para começar a investir?

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

É bem certo que quanto mais cedo você começar a se educar financeiramente, melhor será para o seu futuro. Mas, apesar disso, não existe idade para quem deseja entrar no mundo dos investimentos. Seja qual for a sua idade, é possível abrir uma conta poupança no banco para guardar dinheiro e ficar despreocupado no futuro. Até investir na Bolsa de Valores ou no Tesouro Direto sem ser maior de idade. Basta apenas fazer o seu investimento com a supervisão dos pais ou algum responsável legal.

 

Para isso, você vai precisar abrir uma conta em alguma corretora de valores credenciada, podendo fazer no nome dos pais, do adolescente, ou se for o caso, da criança. Exatamente: crianças. Afinal, a cada ano que passa, com o fácil acesso a milhares de informações, elas têm ficado cada vez mais por dentro deste universo, que antes era restrito apenas aos adultos. Investir antes de completar 18 anos é um projeto interessante por ser um planejamento de longo prazo. Sendo assim, quanto mais cedo, mais aquele dinheiro investido poderá valorizar. Porém, os responsáveis precisam alertar os pequenos sobre as possíveis oscilações e perdas que venham a acontecer no mercado financeiro. Assim, os pais já podem prepará-la para ter que lidar tanto com o sucesso, quanto com a frustração que acompanha o mundo dos investimentos. Independente disso, é fundamental que as crianças cresçam conhecendo essa realidade para que aprendam desde pequenas a importância do dinheiro hoje e, principalmente, no amanhã.

 

Ainda falando dos pequenos, não precisa necessariamente fazer um investimento de risco pensando no futuro deles. Em vez disso, você pode abrir uma conta poupança no nome dela com o objetivo de juntar dinheiro para quando chegar a hora de entrar em uma faculdade. Ou, quem sabe, comprar uma casa, um carro, ou algum outro investimento que seja interessante para o desenvolvimento da criança. Mas como dissemos anteriormente e é bom ressaltar, o responsável precisa assinar pelo menor até que ele atinja a idade de 18 anos.

 

Seja qual for sua idade, é fundamental que você procure todas as informações possíveis sobre o mercado financeiro. Afinal, esse é um mercado que tem bons e maus momentos. Ou seja, ele pode lhe render tanto grandes rendimentos quanto perdas consideráveis. Então, esse não é um mundo para aventureiros. Por isso, o conhecimento é tão importante na hora de tomar uma decisão nele.

O recomendado é que se faça uso de todas as ferramentas disponíveis para que os riscos sejam os menores possíveis. Como, por exemplo, um corretor mais experiente, um amigo de confiança que já atue na área, ou até mesmo os próprios pais, caso conheçam a fundo o mercado financeiro. O bom é que como tudo na vida, o tempo vai trazer a experiência necessária para que você faça suas movimentações com mais confiança e menos riscos. E quando menos perceber, estará montando sua própria carteira de investimentos com segurança antes mesmo de completar 18 anos de idade.

 

 

 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.
Geral
Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.
05/10/2020
Qual herói representa seu perfil financeiro?
Inspire-se
Qual herói representa seu perfil financeiro?
30/05/2020
4 maneiras de ganhar dinheiro extra
Conteúdo em Áudio
4 maneiras de ganhar dinheiro extra
16/05/2020