08/02/2021

Decoração de sala: use o estilo rústico com inspiração na cultura brasileira

Decoração de sala: use o estilo rústico com inspiração na cultura brasileira

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

No dia a dia, ouvimos falar sobre vários tipos diferentes de decoração para casa. E um modelo que sempre acaba aparecendo nas conversas é o de decoração rústica. Mas sabia que existe mais de uma versão de decoração rústica? 

Neste texto vamos te apresentar algumas delas. E vamos te convencer a usar a decoração rústica uma na decoração de sala da sua casa. Duvida? Então continue lendo para descobrir.

Decoração de sala

Casacor Brasília 17 https://www.vivadecora.com.br/foto/159350/composicao-de-almofadas-e-bancos-de-fibra-clara e Maria Fernanda Pereira https://www.vivadecora.com.br/foto/211943/pintura-de-cimento-queimado-e-prateleira-rustica

Como uma decoração pode ser classificada como rústica

Pode ser um pouco difícil definir o que é estilo de decoração rústica. Isso porque esse é um tipo de decoração que se subdivide em muitas outras. 

Mas, de um modo geral, todas elas possuem certas características em comum. E, deste modo, podem ser agrupadas em um único estudo. Ou ainda serem mescladas na proposta de uma única residência.

Certos ambientes em decoração rústica até remetem àquela imagem que temos de modelos de residências de tempos antigos. 

Outros já podem ser chamados de “rústicos” porque apresentam texturas mais marcantes e objetos de linhas não tão bem acabadas. E por possuírem cores e texturas que remetem ao ambiente aberto natural.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/cristaleira-de-madeira/

Inclusive, a exposição de elementos em matéria-prima provinda da natureza, sem qualquer tipo de acabamento, é algo que se faz bastante presente em decoração rústica. 

É até bem comum vermos, em cômodos assim, paredes em tijolinho à vista ou em blocos de pedras. Fora isso, treliças de madeira, piso de cerâmica, tapetes de palha trançada, e vasos com folhagens verdes.

O cenário como um todo parece bastante acolhedor. Lembra muito aquele tipo de casa em que nós brasileiros costumamos nos sentir mais à vontade. Tem uma pitada de “casa de vó”, mas também pode ser bastante moderno. Prova disso são os exemplos que trouxemos para este texto.

Quais os tipos mais populares de decoração rústica na Arquitetura Mundial

Decoração rústica pode ser montada em casas localizadas em várias regiões do mundo. Existem, por exemplo, as decorações rústicas em estilo praiano. 

Também as decorações rústicas em estilo campestre. E as decorações rústicas com uma pegada mais industrial. Até há decorações rústicas inspiradas na cultura de outros países, como a country americano.

Decoração de sala

Carro de Mola https://www.vivadecora.com.br/revista/ideias-de-decoracoes-para-sua-casa-de-praia/

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-rustica/

Decoração de sala

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-rustica/

Aqui, no Brasil, quase todas as propostas de decoração rústica fazem relação com a Arquitetura Colonial, ainda remanescente principalmente no interior do país. 

Ela mistura elementos da tecnologia atual com peças antigas e peças criadas artesanalmente, inspiradas principalmente no trabalho dos colonos e escravos que trabalhavam nas fazendas.

Em ambientes assim, podemos ver então a utilização de muita renda, vasos de barro, e mesas feitas de pedaços de troncos de árvores. E até cadeiras revestidas com o tradicional tecido de chita.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/tecido-chita/

Claro que também há outra linha de decoração rústica mais simples. Ela se vale de elementos que são fabricados hoje em dia, mas que parecem ser antigos. 

Muitos apresentam partes em madeira natural ou material que imita madeira – com uma textura bem marcante, que os faz parecer rústicos. E vários deles imitam peças mobiliárias presentes nas residências do passado brasileiro – como modelos de cômodas e mesas de cabeceiras.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-rustica/

Como compor uma decoração rústica para sala de casa

Uma residência em característica tanto clássica quanto moderna pode ter uma sala decorada em estilo rústico. Aliás, a própria sala da sua casa pode ser decorada em estilo rústico. Siga como referência as ideias a seguir:

  • Explore ao máximo as possibilidades de revestimento de piso e de parede em textura de cimento, madeira natural, tijolinho e pedra.
  • Dê preferência para um modelo de sofá de design moderno. Mas coloque por cima uma manta feita artesanalmente em técnicas como tricô e crochê.
  • A dupla rack e painel para tv pode ser feita de madeira reaproveitada ou com partes de madeira de demolição.

Studio Deux https://www.vivadecora.com.br/foto/150916/banqueta-de-madeira-e-parede-de-tijolinho-aparente e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-rustica/

  • O tapete no centro do ambiente pode ser feito de sisal.
  • E no canto da sala pode-se ter um cachepot em palha com folhagem.
  • Para contrapor esses elementos, seria interessante ter no teto um lustre ou, em mesinha lateral, um abajur de ferro.
  • A mesinha de centro do conjunto pode ser também de madeira reaproveitada,  de vidro ou ter o tampo de pedra natural.
  • Mantenha o pano de fundo do cenário em cores como branco creme ou bege.
  • Mas pontue cantinhos especiais do ambiente com almofadas, pequenas estatuetas ou outros elementos em verde amarelo e vermelhos terrosos – vale até utilizar elementos da cultura indigena.
  • E, por fim, exponha em alguns locais da sala porta-retratos de madeira, vasos decorativos em cerâmica de barro e vasos de vidro com galhos secos. Também os arranjos de flores campestres, quadrinhos com imagens de paisagens naturais, tambores de leite e ferramentas da lida do campo.

Decoração de sala

Turismo Revelação https://www.vivadecora.com.br/revista/casa-rustica/

Decoração de sala

Casacor Brasília 17 https://www.vivadecora.com.br/foto/159402/mesa-de-jantar-rustica-e-tapete-com-tecido-cinza

Estas são as nossas sugestões. Mas, como você viu ao longo deste texto, é possível criar uma decoração rústica seguindo outras linhas de arquitetura e design. Pense na região do mundo que você mais gosta e ambiente os cômodos da sua casa inspirado nisso.

Essas dicas de decoração de sala rústica foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!
Decora P&P
Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!
31/05/2021
Móveis multiuso: o que é isso?
Decora P&P
Móveis multiuso: o que é isso?
21/01/2013
Como aproveitar ao máximo o espaço em quartos compartilhados.
Decora P&P
Como aproveitar ao máximo o espaço em quartos compartilhados.
17/03/2021