22/01/2021

Dicas de coifas para decoração de área gourmet

Dicas de coifas para decoração de área gourmet

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Já percebeu ao cozinhar no fogão aquele vapor subindo das panelas? Pois o mesmo pode seguir para o restante da casa, com suas partículas pousando direto sobre as superfícies de armários, bancadas e azulejos da cozinha. 

Mas justamente para isto é que já inventaram as coifas e depuradores de ar. Neste texto, vamos entender bem como eles funcionam e quais os seus diferentes tipos à venda.

Patricia Bergantin https://www.vivadecora.com.br/foto/167366/cozinha-branca-com-bancada-cinza e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/204304/bancada-de-granito-cinza-e-parede-com-pintura

Coifas ou depuradores | O que escolher para a cozinha?

Coifa ou depurador de ar? Esta é uma pergunta que logo vem na mente dos clientes. Em princípio, parece que os dois aparelhos não possuem nada de diferente, mas não é verdade. 

Para começar, a coifa faz a renovação completa do ar da cozinha, levando os vapores da comida para o lado externo da casa através de uma tubulação especial. Já o depurador apenas filtra o ar local e o devolve para o ambiente.

Então, cabe a você investigar qual a melhor opção, coifa ou depurador. 

Lembramos que existem coifas que funcionam também como depuradores, se preciso. Neste caso, não seria necessário ter de abrir qualquer duto de ar na estrutura da casa. Mas, mesmo assim, por questões estéticas, os projetistas indicam a instalação do tubo acima do aparelho, conectando-o ao nível do forro do ambiente. Já os depuradores em si podem ficar sob módulos de armários, sem problemas.

CASAon CASAon https://www.vivadecora.com.br/foto/152636/balcao-com-revestimento-em-pedra

decoração de cozinha

Aquiles Nicolas Kílaris https://www.vivadecora.com.br/foto/18899/pendentes-cromados-e-moveis-de-madeira-ripada

Cuidados para a instalação dos equipamentos

Bem, algumas questões precisam ser levadas em conta tanto na hora de escolher quanto de instalar o aparelho escolhido. 

Este deve ser colocado a uma altura adequada em relação ao tampo do fogão – cerca de 80 cm, não muito mais que isto –, o que garantirá que não batemos a nossa cabeça no equipamento e que o mesmo possa “sugar” bem os vapores das panelas. Para isto, será necessário furar a parede e usar buchas e parafusos.

Certifique que no local escolhido para a instalação da coifa não passam canalizações de água ou gás. É preciso ter perto disso uma saída de energia, pois este tipo de aparelho só funciona se ligado à tomada – não esqueça de ver a voltagem da sua casa antes de comprá-lo. 

Jamais tape a saída frontal superior de ar tipo grelha com armários. E tente embutir o duto da coifa dentro de nichos especiais ou de forro até uma janela mais próxima.

Marília Veiga Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/226880/cozinha-com-moveis-planejados-e-cuba-esculpida

Keleen Schmidt Inácio https://www.vivadecora.com.br/foto/208721/gabinete-em-marcenaria-cinza-e-cuba-esculpida e Érica Salguero https://www.vivadecora.com.br/foto/2615/bancada-de-granito-preto-e-prateleira-iluminada

Modelos de coifas para a cozinha

Agora vamos falar sobre design. Obviamente, o que mais devemos prestar atenção na hora de escolher uma coifa é com relação a sua potência e funções. 

Porém, no fim das contas, muitas vezes acabamos por adquirir aquele aparelho que mais combina com a decoração da nossa cozinha, varanda ou outra área gourmet da casa. Uma coisa é certa: o layout do ambiente deve influenciar muito nesta decisão.

Quase sempre os fogões ou são instalados encostados contra uma parede da cozinha. Para este caso, podemos usar os depuradores de ar ou as coifas de parede. 

Há lindos modelos destes dois tipos de equipamento, a maioria em inox escovado e com abas retas ou laterais caídas, como as águas do telhado de uma residência. Mas nem sempre será assim, viu? Existem outros modelos diferentes de layout de cozinha.

Nos projetos de arquitetura ainda veremos cozinhas americanas ou cozinhas gourmet, com ilha central. E muitas vezes este ponto do ambiente é multifunções, podendo ser o local  de instalação da pia, microondas, forno e cooktop. 

E sobre este fogão, obviamente, seria instalado uma coifa. Pois é justamente este tipo de aparelho – para instalação central – que encontramos mais variações em oferta no mercado.

decoração de cozinha

Aquiles Nicolas Kílaris https://www.vivadecora.com.br/foto/19284/banquetas-de-madeira-escura-e-luminaria-branca

Eduarda Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/78840/banquetas-metalicas-e-papel-de-parede-listrado

Há coifas para ilha com um design comum, semelhante àquelas de parede, mas também coifas para ilha com um design diferenciado. As menos ousadas são aquelas com abas laterais curvas e em vidro transparente. 

Contudo, as realmente surpreendentes são aquelas quadradas, tubulares, imitando lustres, compostas de extensões para suportes de panelas e mais.

decoração de cozinha

Viviane Dinamarco https://www.vivadecora.com.br/foto/13085/banquetas-acrilicas-brancas-e-nichos-de-madeira

Fernanda Azevedo Mancini https://www.vivadecora.com.br/foto/161121/parede-com-ladrilho-hidraulico-e-moveis-planejados e Diego Revollo https://www.vivadecora.com.br/foto/194581/cadeiras-de-veludo-roxo-e-coifas-de-ilha-pretas

 

Studio Marcio Michaluá https://www.vivadecora.com.br/foto/203149/parede-com-pintura-marrom-e-decoracao-cromada

Reparou? A coifa, além de útil, pode ser um verdadeiro diferencial de sua cozinha, não é mesmo?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Grandes ideias de decoração para ampliar espaços
Decora P&P
Grandes ideias de decoração para ampliar espaços
16/10/2012
Decorando a casa –  5 alternativas para mudar as paredes
Decora P&P
Decorando a casa – 5 alternativas para mudar as paredes
13/09/2016
4 tipos de luminárias perfeitas para a decorar quarto de bebê
Decora P&P
4 tipos de luminárias perfeitas para a decorar quarto de bebê
10/09/2021