13/03/2018

A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar

A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar

Saiba qual a importância da decoração nos ambientes de uma casa ou empresa

Por muito tempo, as pessoas acreditavam que decorar ambientes era uma atividade supérflua, realizada apenas por aqueles que possuíam muito dinheiro. Que ela só poderia ser exercida pelos que detinham um alto grau de sensibilidade e bom gosto, ou que se tratava apenas de escolher flores e tecidos.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Mas, hoje em dia, poucos pensam assim. A maioria já compreende a verdadeira importância que espaços bem cuidados, limpos, organizados e decorados têm para o conforto e melhor aproveitamento dos espaços pelas pessoas.

Com o passar dos anos, até se criou uma falsa ideia de que para as pessoas se sentirem satisfeitas com as construções bastaria apenas o cuidado com os exteriores. Poucos foram os projetos que se revelaram “de dentro para fora”.

Acontece que as atividades exercidas pelas pessoas nos interiores também são de extrema relevância. Portanto, a decoração de ambientes é algo fundamental, sim, dentro de qualquer planejamento arquitetônico.

importancia-decoracao-ambientes-001Marília Veiga 

Por que projetar a decoração nos ambientes?

Através de um bom planejamento de decoração de ambientes, o proprietário conseguirá visualizar melhor como aproveitar cada canto do seu imóvel.

Ele terá as informações necessárias para se guiar na compra de materiais, por exemplo, mesmo que antes da execução da reforma.

E saberá também, antecipadamente, como fazer as modificações físicas dos espaços, como ajustes elétricos e hidráulicos, sem a necessidade de “quebra-quebra”.

Com o controle total dos gastos da obra, é a vez do proprietário se dedicar a preparar os ambientes para todas as sensações que ele deseja que sejam transmitidas.

Cada item da decoração influenciará o seu humor, a sua saúde, o seu estado de espírito, a sua produtividade diária, e mais.

Ele deve, portanto, estabelecer quais pontos de luz, móveis, objetos e acessórios precisará para expor o seu estilo e suprir suas necessidades.

importancia-decoracao-ambientes-002Rodrigo Maia

Os móveis são os itens que mais personalizam os ambientes, contribuindo para o conforto e a boa convivência de todos os usuários. As cores ajudam na harmonia visual, provocando reações emocionais inesperadas.

Já a iluminação destaca tudo que tem de mais especial nos espaços. Com estas questões resolvidas, o imóvel torna-se mais bonito e valorizado para o mercado.

Veja alguns exemplos do efeito da iluminação nos ambientes:

importancia-decoracao-ambientes-001BTetriz Arquitetura e Interiores  / Sueli Zapparolli

importancia-decoracao-ambientes-003Marília Veiga 

Os benefícios de uma boa decoração nos ambientes

Qualquer pequeno detalhe decorativo pode transformar uma mansão ou uma casa simples em um lar.

Ambientes bem planejados – como salas de estar, terraços e varandas – acabam sendo um convite para o bom convívio entre familiares ou colegas de trabalho.

Há mais equilíbrio e bem estar. Lugares pequenos parecem mais amplos e acolhedores. Lugares feios ficam esteticamente mais belos. E tudo isso, às vezes, só com a ação de uma peça – apenas uma peça muito bem colocada no ambiente.

importancia-decoracao-ambientes-004Lídia Maciel 

Projetistas especializados e a decoração nos ambientes

Mesmo que inconscientemente, todas as pessoas possuem certa sensibilidade quanto à decoração. E, é claro, o mercado oferece uma infinidade de catálogos, aplicativos, sites, blogs, vlogs e revistas com referências que inspiram a personalização de quase tudo.

Porém, só um profissional bem qualificado na área pode projetar não só ambientes belos, como também ambientes confortáveis, práticos e funcionais.

É fácil sofisticar um ambiente comprando itens de lojas. Mas, é bem mais complicado quando se trata de compreender questões como funções e usos de espaços; e personalidade, desejos e necessidades de usuários.

Alguns cômodos, quando são muito amplos, por exemplo, requerem tanta atenção que só a ajuda profissional resolve. E, a partir do momento em que os desafios projetuais se tornam maiores, isso fica cada vez mais evidente.

importancia-decoracao-ambientes-005Lídia Maciel 

Um arquiteto, designer ou decorador tem mais conhecimento sobre combinações de estilos, tamanhos, proporções, formas, cores, texturas, iluminações, fluxos e mais. Cada escolha sua será cuidadosamente bem planejada para não comprometer o projeto. Não é só a parte estética que garante o sucesso dessa arte. Há muito mais em pauta para melhorar a gestão dos espaços, seja pela questão do conforto, da funcionalidade ou da praticidade.

Só um projetista especializado dará a resposta mais eficiente quanto à decoração nos ambientes.

Este texto foi criado pela equipe Viva Decora.

 

 

 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Papel de Parede: O Queridinho dos Designers e Arquitetos
Decora P&P
Papel de Parede: O Queridinho dos Designers e Arquitetos
09/03/2020
Sala de estar, jantar e cozinha: Tudo junto!
Decora P&P
Sala de estar, jantar e cozinha: Tudo junto!
14/11/2012
Confira 3 dicas fáceis para montar de um jardim simples dentro de casa
Decora P&P
Confira 3 dicas fáceis para montar de um jardim simples dentro de casa
19/08/2021