18/04/2024

O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!

O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!

O Festival das Cerejeiras é um evento que celebra a cultura japonesa no período em que as cerejeiras começam a florescer. Em São Paulo, essa festa tradicional acontece desde 1978 no Parque do Carmo, na zona leste da cidade!

Inspirada no festival japonês Hanami Matsuri, que significa “contemplar as flores”, a versão paulista do evento virou uma marca para a comunidade nipônica que vive na cidade e é uma ótima opção de passeio para todos.

Aliás, atração é o que não falta durante a festa, hein?

Além de apreciar a beleza das mais de 4.000 árvores presentes no Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, o evento conta com uma programação completa com música, dança e apresentações culturais típicas do Japão.

A entrada é gratuita, e para ficar ainda mais gostoso o Festival reúne diversas opções da culinária japonesa que você pode comprar por lá!

Organizada pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil, a Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo chega a sua 44ª edição em 2024 e promete atrair ainda mais visitantes.

Então, já se vai se preparando: o festival costuma ocorrer durante o mês de agosto!

Quando começa a florada da cerejeira no Parque do Carmo?

A florada das cerejeiras no Parque do Carmo acontecem durante o mês de agosto e, geralmente, duram uma média de 10 dias.

É neste período que começam os eventos do Festival das Cerejeiras e os visitantes podem se encantar as belas “Sakuras”, como são chamadas as árvores no Japão.

Aliás, muita gente aproveita a sombra das cerejeiras para fazer um piquenique. Então já fica a dica para preparar os seus lanchinhos!

Quando será o Festival das Cerejeiras em 2024?

O Parque do Carmo na zona leste conta com um Bosque de Cerejeiras e recebe a Festa das Cerejeiras 2024

Em 2024, chegamos a 44ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo. O início do evento ainda não tem data oficial definida para este ano, mas ocorre sempre quando começa a florada: em agosto.

A programação oficial deve ser divulgada em breve nas redes sociais do festival, mas nos últimos anos as atrações aconteceram durante todos os finais de semana do mês!

Como chegar ao Parque do Carmo?

O Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal fica na Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Localizado perto de grandes avenidas da região, como a Av. Aricanduva e a Av. Jacu-Pêssego, o parque é fácil de chegar, tanto para quem vai de carro, quanto para quem vai de transporte público.

🚗Quem vai de carro conta com um estacionamento com entrada pela Av. Osvaldo Pucci, que fica a uns 700 metros do Bosque das Cerejeiras. Porém, aos finais de semana e, principalmente durante o Festival, o estacionamento costuma lotar. Então já se prepara para chegar cedo!

🚌Quem for de transporte público, uma ótima opção é descer na Estação Itaquera do Metrô. De lá, você vai até a plataforma E para pegar o ônibus da Linha 4050-10 que para na frente do portão 1.

Confira aqui no site da SPTrans outras opções de linhas para fazer a sua rota!

E aí, gostou dessa dica de passeio para fazer com a família? Então inscreva-se nas nossas redes sociais para continuar acompanhando nossos conteúdos e novidades!

Quer morar na zona leste?

Já pensou em morar próximo desse lugar repleto de beleza e atrações culturais como o Bosque das Cerejeiras e o Parque do Carmo?

A Plano&Plano tem diversas oportunidades de apartamentos na zona leste, com opções de 1 e 2 dormitórios com infraestrutura de lazer e comodidade. Vem conhecer!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Quer morar no Panamby? Conheça mais sobre o bairro
Bairros de São Paulo/SP
Quer morar no Panamby? Conheça mais sobre o bairro
10/11/2023
Férias escolares: Atividades que não podem faltar na sua programação
Dicas
Férias escolares: Atividades que não podem faltar na sua programação
06/07/2023
Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios
Dicas
Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios
03/10/2023