03/10/2023

Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios

Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios

Você já imaginou um lugar onde tem tudo ao seu alcance em apenas 15 minutos de distância? Bem-vindo ao conceito da “Cidade de 15 Minutos”.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Um jeito inovador de pensar sobre as grandes cidades, que está mudando a maneira como vivemos em nossos bairros. Continue neste artigo e descubra o que é e como funciona a Cidade de 15 minutos!

O que é a Cidade dos 15 Minutos?

Pense em uma cidade onde tudo que é importante para a sua rotina, está a 15 minutos de distância. A cidade de 15 minutos é um conceito de moradia e planejamento urbano, que propõem a construção de cidades onde a maioria das necessidades e serviços primordiais, estejam localizados a 15 minutos a pé ou de bicicleta.

Criar bairros que tenham tudo pertinho de forma prática, para podermos nos deslocar menos de carro e ter mais qualidade de vida.

Como funciona a cidade de 15 minutos?

A Cidade de 15 Minutos é construída com três ideias principais:

  • Tudo Perto: conveniência, trabalho e parques, tudo ao seu alcance. Facilitando assim, a sua rotina com menos tempo no trânsito e mais horas para o seu lazer;
  • Tudo Junto: um completo e misto com casas, prédios e espaços comerciais. Assim, você pode morar perto do trabalho e ter uma variedade de opções de lojas.
  • Tudo Verde e Limpo: menos carros nas ruas, significa menos queima de  combustível e menos poluição do ar. Essa ideia visa o cuidado com o meio ambiente, trazendo mais qualidade de vida para os moradores.

 

Qual a sua importância?

Essa nova maneira enxergar as grandes cidade, almeja preservar as áreas urbanas e trazer diversos benefícios:

Otimização de tempo: menos tempo gasto com locomoção, significa mais tempo  para as coisas essenciais como a família, os amigos e atividades de lazer.

Saúde e sustentabilidade: diminuição dos veículos de transporte nas ruas, o volume de co2 emitido é reduzido melhorando a qualidade do ar, trazendo benefícios para a saúde.

Menos trânsito: com toda essa otimização do volume de carros nas ruas, o trânsito fica mais tranquilo e menos estressante. Facilitando o dia a dia, já que tudo o que você precisa está ao lado.

Qualidade de vida: incluir caminhadas e pedaladas na bicicleta na rotina, ajuda a manter a forma e o bem-estar, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Crescimento da economia local: as lojas e os negócios locais se fortalecem, gerando mais empregos e fonte de renda para a comunidade.

O Papel das Construtoras na Transformação

Empresas como a Plano&Plano possuem um papel fundamental em tornar a realidade do conceito Cidade de 15 Minutos na vida de quem busca moradia de qualidade. Eles projetam seus empreendimentos em localizações estratégicas para facilitar a rotina e otimizar o tempo dos moradores. Isso no desenvolvimento de comunidades, onde tudo o que é essencial está ao alcance de todos.

imagem retirada do Google - Campo Belo SP

imagem retirada do Google – Campo Belo SP

Um bom exemplo disso são os novos  empreendimentos da Plano&Plano na região do Campo Belo, Brooklin, Santo Amaro e São Judas, que tem como objetivo principal a mobilidade, bem-estar e estilo de vida.

Eles ficam próximo a grandes vias da região que fazem ligação com grandes polos empresariais da cidade de São Paulo como: Av Paulista, Berrini, Vila Olímpia, Morumbi e Brooklin.

Localizações onde há muitas opções de lazer, cultura, comércios entre outras facilidades para o nosso dia a dia.

Em resumo

Com a proposta de ter tudo o que se precisa a uma curta distância, desde o trabalho, parques e comércio, as pessoas podem desfrutar de mais tempo livre para momentos de lazer, sociais, culturais e cuidados pessoais.

A redução do tempo gasto em deslocamentos estressantes, não apenas contribui para uma saúde mental mais equilibrada, mas também promove um ambiente com

ar mais limpo e menos trânsito, tornando uma atmosfera urbana mais tranquila e saudável para todos.

Gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre os novos empreendimentos? Acesse o site da Plano&Plano e garanta a sua unidade.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Qual cachorro é o mais indicado para criar em um apartamento?
Dicas
Qual cachorro é o mais indicado para criar em um apartamento?
14/11/2023
O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!
Dicas
O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!
18/04/2024
Quer morar no Panamby? Conheça mais sobre o bairro
Bairros de São Paulo/SP
Quer morar no Panamby? Conheça mais sobre o bairro
10/11/2023