14/11/2023

Qual cachorro é o mais indicado para criar em um apartamento?

Qual cachorro é o mais indicado para criar em um apartamento?

Atualmente, uma das preocupações mais recorrentes tanto dos moradores, quanto dos que buscam um imóvel das construtoras está em garantir ambientes com condições propícias para criar um cachorro. 

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Afinal de contas, ter um cãozinho no seu lar é ter uma rotina com mais alegria e carinho, mas também com mais responsabilidades para garantir a qualidade de vida do pet – e o sossego dos vizinhos. 

Por isso, a escolha do cachorro de estimação para criar em apartamento deve ser feita com cuidado, considerando características e alguns fatores fundamentais para evitar dor de cabeça e não prejudicar o animal. 

Continue a leitura deste artigo para ver dicas de como encontrar o companheiro ideal para você e seu apê!

Independentemente da raça ou porte, todo cachorro precisa de atenção, espaço para brincar, momentos de exercício e passeio. Por isso, o primeiro passo para tomar a decisão de adotar qualquer cão é ter a certeza de que terá tempo e condições para garantir esses cuidados.

Após isso, há ainda alguns fatores e características que devem ser considerados para conseguir criar um cachorro em um apartamento com sucesso. Podemos citar os dois principais:

  • Porte do cachorro: animais pequenos são os mais indicados, já que necessitam de menos espaço no ambiente;
  • Características e personalidade: alguns tipos de cachorro são mais silenciosos e tranquilos do que outros, o que é uma consideração importante para a convivência em espaços compartilhados. 

Após analisar esses fatores e considerar a rotina dos moradores do imóvel, vamos conhecer alguns tipos de cachorro que se adaptam bem para viver em um apartamento!

Melhor raça:

Várias raças de cachorros se adaptam bem à vida em apartamentos e as principais delas são: 

  • Chihuahua:

    É a menor raça de cães do mundo e pode viver até 20 anos se bem cuidado. São sensíveis ao frio, portanto, um ambiente aconchegante e quentinho é essencial.

  • Yorkshire Terrier:

    cada vez mais popular, esse tipo de cachorro também tem porte pequeno e se adapta bem. Apesar de bastante enérgico e brincalhão, exigindo passeios e atividades diárias, esse cão costuma perder pouco pelo.

  • Poodle:

    uma das raças de cães mais conhecidas e populares do mundo, o Poodle geralmente é ativo e sociável, mas capaz de se adequar em ambientes menores. Esse tipo de cachorro, entretanto, precisa realizar muito exercício e interação com os tutores.

  • Shih Tzu:

    bonitos e amáveis, esses cachorros são bastante independentes e não requerem muito espaço para levar uma vida saudável e alegre.

  • Lhasa Apso:

    conhecida por ser mais independente, esta raça de cachorro tem porte pequeno, é tranquila e tem o hábito de passar grande parte do dia descansando.Assim, o Lhasa Apso consegue lidar bem com a rotina em apartamentos. Porém, vale ressaltar que, como qualquer outro cachorro, necessita de horas de carinho e exercício.

  • Pug:

    são amigáveis, brincalhões e costumam conviver bem com crianças e outros animais. Portanto, podem ser os amigos ideais para criar em ambientes compartilhados.

  • S.R.D:

    Os famosos “vira-latas” que não tem raça definida também podem ser ótimas opções de pets para criar em apartamentos. Afinal, as variações de raças influenciam pouco no comportamento.

    A atenção aqui deve estar no tamanho do cachorro adotado. No caso de filhotes, a dica é conhecer, se possível, os pais do cãozinho para saber se o animal terá porte grande ou pequeno.

Para todos os casos, é fundamental lembrar que cada cão é único e pode haver variações de características dentro de cada raça. Além disso, o comportamento de um cachorro não é determinado somente pela herança genética, mas também pela educação e pelo ambiente proporcionados pelos tutores. 

Portanto, uma ótima dica é buscar o adestramento do cachorro para melhorar trazer mais qualidade para a vida do animal e dos moradores. Ensinar a fazer as necessidades em tapete higiênico, por exemplo, é uma das principais lições que vão facilitar a sua rotina!

 

Qual cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

Para responder a essa pergunta é preciso antes reforçar que nenhum tipo de cachorro deve ficar sozinho por longos períodos, já que esses animais exigem carinho, cuidado e atenção para não prejudicar sua saúde física e psicológica.

Ainda assim, algumas raças se adaptam melhor e ficam bem nos períodos em que os tutores precisam sair de casa, desde que estejam abastecidos de água, comida e opções de entretenimento. 

A dica é enriquecer ao máximo o ambiente com brinquedos e objetos para atividades de estímulo e relaxamento!

Nesse sentido, podemos citar os cães das raças: Lhasa Apso, Chow Chow, Basenji, Shar Pei, Basset Hound, Chihuahua, Pequinês e Schnauzer. 

Novamente, vale o reforço: se você tem uma rotina intensa fora de casa e não terá tanto tempo para se dedicar ao cachorro, o ideal é considerar outras opções de pets antes de adotar. 

>> Conheça 6 opções de animais indicados para criar em apartamento aqui!

Não esqueça das horas de atividade

Independentemente do tipo de cachorro, os períodos diários de atividades e exercícios são fundamentais para a saúde e bem-estar dos nossos amigos de quatro patas.

Por isso, é essencial manter uma rotina de passeios e caminhadas com o seu cão, garantindo momentos de atividade física para gastar energia, realizar necessidades e receber novos estímulos ao interagir com o ambiente, tomar sol e conviver com outros animais. 

Cachorros que não passeiam podem desenvolver problemas de saúde física e emocional, gerando comportamentos como ansiedade e estresse. 

Agora, você já sabe que é possível criar seu cachorrinho com saúde e bem-estar no seu apartamento. Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher o seu companheiro ideal!

Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e siga as nossas redes sociais para ver mais dicas e conteúdos como este.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!
Dicas
O que é o Festival das Cerejeiras? Conheça!
18/04/2024
Férias escolares: Atividades que não podem faltar na sua programação
Dicas
Férias escolares: Atividades que não podem faltar na sua programação
06/07/2023
Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios
Dicas
Tudo o que você precisa saber sobre a Cidade de 15 minutos e seus desafios
03/10/2023