30/09/2021

Outubro Rosa: o que é, sintomas e tratamentos

Outubro Rosa: o que é, sintomas e tratamentos

A campanha do Outubro Rosa surgiu pela primeira vez em 1990, em Nova Iorque. Mas ações de conscientização acontecem no Brasil desde 2002, porém apenas em 2018 foram instituídas por lei federal.

Veja mais:

Dia Mundial Sem Carro: apês com ótimas opções de mobilidade para você não perder tempo

O que é o câncer de mama?

Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. Nessa enfermidade, ocorre uma evolução fora do comum nas células da mama, o que faz o volume delas aumentar de repente até culminar em um tumor maligno. Além disso, esse tumor pode invadir outros órgãos.

Outubro Rosa

Imagem ilustrando as células malignas no seio.

Essa doença tem sintomas?

Geralmente, o sintoma mais comum pode ser percebido através de um caroço no seio. Esse caroço pode ou não gerar algum tipo de dor. Há também quem fique com caroços em baixo dos braços, mas atenção! Nem todo caroço é sinal de câncer, por isso é sempre importante que você busque ajuda profissional.

Diversas mulheres sorrindo e segurando o símbolo do Outubro Rosa.

Tem 40 anos ou mais? Vá ao médico!

Todas as mulheres com 40 anos ou mais devem procurar ajuda médica mais próxima para fazer o exame clínico anual das mamas. Se você tem entre 50 e 69 anos, é muito importante fazer uma mamografia a cada dois anos. Mesmo sem sintoma nenhum, você deve procurar esse tipo de exame.

Outubro Rosa

Três mulheres de faixa etárias diferentes com o símbolo do Outubro Rosa na camiseta.

Vale lembrar que o exame das mamas é feito por profissionais que são treinados especialmente para essa tarefa. Ao realizar o primeiro contato com você, caso necessário será pedido um exame específico, como a mamografia. Basicamente é um raio-X da mama que permite descobrir o câncer quando ele ainda está em tamanho pequeno.

Homens podem ter câncer de mama

Uma coisa que muita gente não sabe é que até os homens podem ter câncer de mama. Por terem glândulas mamárias e hormônio feminino (mesmo que em pequena quantidade), os rapazes não estão imunes a esse tipo de tumor. Esse câncer é bem mais raro no sexo masculino, mas ainda sim há casos acontecendo.

Homem com o símbolo do Outubro Rosa na camiseta e, ao fundo, uma parede rosa.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2019, o número de mortes  chegou a 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Ou seja, cuidem-se vocês também!

Tratamento

Dependendo do estágio da doença, o tratamento contra o câncer de mama pode ser feito de diversas maneiras. Cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Se for descoberto no início, o tratamento terá maior potencial de cura. Agora, quando a doença espalhar para outros órgãos, a foco do tratamento é prolongar a sobrevida e deixar a qualidade de vida melhor.

Outubro Rosa

Doutora e paciente fazendo a mamografia.

Hábitos saudáveis para combater o câncer de mama

Vale lembrar também que muitos casos de câncer de mama acontecem por causa do estilo de vida das pessoas. Obesidade, muita bebida alcoólica, uso de cigarros e sedentarismo são algumas das principais causas.

Mulher, após uma corrida pela manhã, bebe água e descansa.

Então, se você puder, faça exercícios físicos regularmente. Além dos equipamentos públicos espalhados pela cidade, aqui na Plano você vai achar apês com espaços fitness perfeitos para cuidar da saúde e também temos boas opções de apartamentos bem pertinhos de parques e praças ótimas para uma corrida ou caminhada matinal.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Curtiu esse conteúdo de Outubro Rosa? Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas. Mas atenção! As informações publicadas nesse blog tem como foco ajudar e não substituir o trabalho médico profissional. Vá para uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Limão: Confira os melhores passeios para fazer na região.
Geral
Limão: Confira os melhores passeios para fazer na região.
29/02/2024
A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar
Decora P&P
A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar
13/03/2018
Posso ter um animal no meu apartamento?
Geral
Posso ter um animal no meu apartamento?
05/10/2020