Pode usar o FGTS na compra de um segundo imóvel? Vem tirar todas as suas dúvidas!
Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.
Muita gente se pergunta se pode usar o FGTS na compra de um segundo imóvel. A curiosidade aqui é que há algumas regras que você deve seguir para ver se conseguirá financiar um outro apartamento.
Veja mais:
O que é renda familiar e como juntar para comprar um apê!
Como comprar apartamento sozinha: 3 dicas para você realizar seu sonho
Pode usar o FGTS na compra de um segundo imóvel?
Sim, é possível comprar um segundo imóvel com o seu FGTS, porém, como foi mencionado acima, há algumas regras bem específicas para esses casos. O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) leva esse assunto muito a sério e, por isso, tem algumas normas que você deve se encaixar. Dá uma olhada nelas:
– Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado:
a) no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios vizinhos ou os integrantes da mesma Região Metropolitana;
b) no mesmo município de sua residência, incluindo os municípios vizinhos ou os integrantes da mesma Região Metropolitana.
– O imóvel não pode ter sido produto de uso do FGTS nos últimos três anos, contados a partir da data do efetivo registro na matrícula do imóvel. Por exemplo, se o imóvel adquirido foi registrado na matrícula em 30.11.2010, somente poderá ocorrer nova utilização a partir de 01.12.2013.
– Se o proprietário possuir apenas uma fração de um imóvel residencial, ele pode utilizar o FGTS para adquirir outro imóvel, contanto que sua parte seja igual ou inferior a 40% do imóvel em que mora. Por exemplo: uma pessoa que herdou uma casa junto com seus dois irmãos. Em tese, cada irmão é dono de 33,33% da propriedade.
Outras condições necessárias para usar seu FGTS
Um dos pontos essenciais para utilizar seu FGTS novamente é que o imóvel de interesse deve ter, no máximo, o valor de R$ 1,5 milhão. Caso contrário, não conseguirá dar a entrada nele.
O imóvel também precisa estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis, sem inscrição de gravame (quando um imóvel ou veículo é comprado através de financiamento) que não deixe a venda acontecer.
Ter a carteira assinada por pelo menos três anos também te ajudará a usar o FGTS. Esse período não precisa ser contínuo e nem mesmo na mesma empresa.
Morar ou trabalhar na mesma cidade que deseja comprar o apartamento, casa, etc.
Não ter financiamento ativo no SFH em nenhum lugar do país.
Quando você for pedir para usar o saldo do FGTS, as parcelas do financiamento precisam estar em dia.
Esse e outros conteúdos incríveis da Plano&Plano você encontra em nossos canais oficiais:
- Website: https://www.planoeplano.com.br/
- Facebook: https://www.facebook.com/construtoraplanoeplano/
- Instragram: https://www.instagram.com/planoeplano/
- LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/planoeplano
- Pinterest: https://br.pinterest.com/planoeplano/
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCHTnllKnEtCEmoHAfsXRkXg
- Vimeo: https://vimeo.com/planoeplano
Plano&Plano
Posts Recomendados: