21/09/2018

Tendência nas casas brasileiras, o uso de pallets na decoração está em alta

Tendência nas casas brasileiras, o uso de pallets na decoração está em alta

Móveis de Pallet – decoração e sustentabilidade

Não é preciso gastar muito para redecorar um ambiente ou uma casa; basta estar atento a tendências DIY – do it yourself (faça você mesmo), como o uso de pallets.

Pallet (em inglês, ou somente palete) nada mais é do que um estrado, que pode ser feito de metal, plástico ou madeira (esse último, o mais utilizado para decoração no Brasil), habitualmente utilizado para movimentação cargas. Nos últimos anos, vimos uma tendência de reutilização desse material, quando ele passou a ser empregado na decoração, sendo aplicado na confecção de móveis como mesas, cadeiras, sofás e até mesmo camas.

Feito de madeira de lei, os tipos mais comuns de pallets são os de cambara, peroba, cumaru, jatobá, sucupira, angelim, ipê, pinho, cedro e cabriúva.

Extremamente resistentes, os pallets tendem a ser ecologicamente corretos, pois, em geral, seus fabricantes usam madeira de reflorestamentos legalizados (se você está na pegada verde e quer se garantir disso, basta certificar-se antes da compra).

Uma outra vantagem dos pallets: eles são, em sua maioria, bem baratos.

Cama de Pallet

A onda é reaproveitar e fazer você mesmo, dando prática à teoria da sustentabilidade. Nesse sentido, as camas de pallet são um dos móveis que mais atraem interesse. Isso porque eles podem ser encaixados para garantir a altura que você desejar (em geral, as camas mais tradicionais de pallet são aquelas mais baixas, que trazem inclusive um ar de cultura oriental.

Além disso, como ele pode ser confeccionado como você desejar, sua cama pode ter desde um tamanho regular (casal, queen, king) até um predefinido por você. Vale usar a imaginação!

Sofá de Pallet

Outra utilização para o pallet que ganhou as casas brasileiras foi como sofá. Com medidas (altura e profundidade) completamente customizáveis, eles podem receber, como assento, almofadas em diversos tecidos, como o couro, que combina perfeitamente e ainda traz mais charme a sua sala.

E falando em sala, não é somente o sofá que pode ser confeccionado com pallets. Pufes, mesas de centro, estantes e nichos também estão em alta. Basta identificar o que mais combina com você e seu estilo.

Decoração com Pallet

A decoração com pallet pode receber diversos acabamentos, uma excelente vantagem do material. A madeira pode ser utilizada crua, o que traria uma tendência mais rústica para o seu ambiente, ou, envernizada, por exemplo, para sofisticar um pouco mais.

Se você gosta de usar a criatividade para decorar a sua casa, aposte nos pallets! Busque referências, faça testes, use cores e mude! Mãos à obra!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Usando o vermelho em grande estilo
Decora P&P
Usando o vermelho em grande estilo
26/03/2013
Deixe o seu apartamento com a sua cara sem gastar muito
Conteúdo em Áudio
Deixe o seu apartamento com a sua cara sem gastar muito
09/04/2020
Sala pequena decorada: veja inspirações para a sua
Decora P&P
Sala pequena decorada: veja inspirações para a sua
28/06/2021