06/04/2022

Tudo o que você precisa saber antes de decorar seu apartamento

Tudo o que você precisa saber antes de decorar seu apartamento

Quem já encontrou um apartamento para chamar de seu ou está quase definindo qual será o tão sonhado lugar, automaticamente também já pensa no próximo passo: a decoração de cada canto do seu novo apê. A ansiedade bate na porta para deixar tudo pronto para então poder aproveitar o seu lar, onde cada cor, textura e objeto transpareça a sua personalidade. Enquanto esse dia não chega, você pode focar no planejamento para decorar seu apartamento, assim você poderá evitar cada detalhe e aproveitará muito bem cada espaço do lar.

De olho nas medidas

É superimportante você saber as medidas do seu apartamento. Quanto mede a sala? A cozinha? A porta de entrada? O quarto? Esses questionamentos são imprescindíveis para ir aos próximos passos com mais certeza do que comprar para decorar o apê. Por exemplo, um enorme sofá pode não passar pela porta de entrada, ou pode não caber no espaço da sala. Geladeira, fogão, máquina de lavar pratos… Tudo isso toma um bom espaço na cozinha, por isso, ao pensar na mesa, é preciso levar em conta o tamanho dela e dos outros eletrodomésticos que ficarão no mesmo ambiente. Mas, se a sala de jantar estiver interligada à sala de estar, os cálculos se tornam diferentes. Por isso a importância de conhecer as medidas do apê, assim você terá muito mais noção na hora de escolher os eletrodomésticos, móveis e objetos que ficarão em cada cômodo.

O estilo da decoração

Depois de escolher os principais eletrodomésticos essenciais, o foco está nos móveis e objetos que irão preencher os cômodos. Mas, antes de qualquer coisa, pergunte-se: Qual estilo de decoração você gostaria de construir no ambiente? Uma sala repleta de cores fortes e estampas florais ou completamente monocromáticas, com tons claros, sem estampas. Uma cozinha moderna, com estantes de tons escuros e muita iluminação ou algo mais rústico, com móveis de madeira e iluminação confortável, nada muito claro.

Para ajudar você nessas perguntas que não são nada fáceis de se responder, o Pinterest é uma rede bastante usada para quem busca inspirações de decoração. Basta pesquisar por decoração e o nome do cômodo, que aparecerá inúmeras fotos de ambientes com as mais diversas decorações para você se inspirar e, aos poucos, ir definindo qual será o estilo de decoração de cada cômodo.

Foto/Reprodução: Pinterest / Sala com decoração rosa, verde, branco e marrom

As cores influenciam no humor

As cores têm um poder muito maior do que só embelezar e harmonizar ambientes. Elas podem se tornar até terapêuticas, atraindo energias, atuando no humor, ajudando a restabelecer qualidades importantes para a vida das pessoas. Essa relação terapêutica é conhecida como cromoterapia. Além disso, elas também alteram as percepções dos espaços, um mesmo objeto ou ambiente ganha diferentes dimensões e sensações quando pintado com cores diferentes. Por isso, ao escolher uma cor para sua sala ou quarto, pesquise antes quais influências essa cor pode ter em um ambiente, com base nos conceitos da cromoterapia.

Sua casa com a sua cara

Você é uma pessoa que adora receber os amigos e familiares em casa? Ou prefere encontrá-los em outros lugares e deixar que a casa seja seu santuário, onde poucos frequentam? Pensar na sua personalidade, no que você gosta de fazer normalmente, pode ajudar muito na hora de escolher alguns móveis específicos para os ambientes. Por exemplo, um puff a mais, uma mesa maior e com mais cadeiras, um sofá com mais lugares, tudo se encaixando perfeitamente na realidade de quem adora receber visitas constantemente. Para deixar seu apê ainda mais com a sua cara, os objetos postos em cada canto podem ter uma super influência nesse quesito.

Objetos pequenos

Depois de definir e instalar os principais móveis e eletrodomésticos, e também pensar nas cores e utilidades dos espaços, enfim chega o momento de focar nos pequenos detalhes. Acredite, esses pequenos detalhes fazem muita diferença, e podem ser poderosos em uma decoração quando a finalidade é transmitir a sua essência. Pense nos quadros, capas de almofada, lembranças de viagens ou de fotografias com amigos, plantas que se adaptam a ambientes internos, livros, espelhos e tapetes. Cada objeto desses pode representar um pouco de quem você é e do que você quer transmitir no ambiente do seu lar.

 

Foto/Reprodução: Pinterest / Parede decorada com pratos ilustrados

 

Plano&Plano

Agora que você já sabe qual caminho seguir na jornada da decoração do seu apê novinho, que tal conferir outras leituras? No nosso blog você encontra conteúdos sobre finanças, estilos de vida, lugares e dicas para diversas ocasiões! Clique aqui e confira.

Ah! E se você ainda está na busca pelo seu novo apê dos sonhos, o lugar ideal para realizar pode ser com a Plano&Plano! Vem ver nossos empreendimentos, com opções de pronta entrega e muito mais! Clique aqui e visite nossa página de produtos.

Confira também os nossos canais oficiais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.
Geral
Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.
05/10/2020
Dívidas: conselhos para sair do aperto e virar o jogo.
Inspire-se
Dívidas: conselhos para sair do aperto e virar o jogo.
05/10/2020
Existe idade para começar a investir?
Inspire-se
Existe idade para começar a investir?
29/11/2020