05/10/2020

Veja como iluminar seu apartamento de maneira adequada.

Veja como iluminar seu apartamento de maneira adequada.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Ter o apartamento bem iluminado não é um simples detalhe ou algo a se deixar para depois. Ter a iluminação certa para cada ambiente pode tornar o seu lar em um lugar agradável para ficar em qualquer momento, seja ele durante o dia ou  à noite.

 

A iluminação dá vida ao ambiente e, além de ajudar na decoração, traz o aconchego que tanta gente precisa nesses dias tão corridos. Ela pode mudar nosso humor, nos deixar mais ativos, ajudar a criar um ambiente romântico. Enfim, ela tem o poder de mexer conosco, e isso prova que não é mero capricho investir seu tempo pensando nela. Então, a gente separou aqui algumas dicas de como você pode iluminar seu apartamento e valorizar ainda mais cada espaço dele. Vamos lá?

 

Antes de começar a falar de qualquer ambiente, primeiro vamos falar da luz mais básica de todas: o sol. Além de todos benefícios óbvios que qualquer pessoa sabe que ele traz para o corpo humano, a luz solar ajuda a iluminar seu apartamento sem você precisar gastar absolutamente nada e ainda economiza na conta de energia. É uma luz gratuita e saudável. Tudo que você precisa é abrir bem as janelas dos cômodos e deixá-la entrar. Durante o dia, abra bem as cortinas e deixe o calor invadir seu apê. De preferência, cortinas translúcidas para aproveitar ao máximo. Inclusive, cores claras nas paredes e espelhos ajudam na propagação da luz pela casa.

 

Leia também:

Posso ter um animal no meu apartamento?

Dívidas: conselhos para sair do aperto e virar o jogo.

 

A sala de estar é um ambiente onde as pessoas gostam de estar e gostam de receber suas visitas. Por isso, ele precisa de uma luz mais suave em um ponto que pegue todo o ambiente. De preferência no centro com um tom amarelado. Essa tonalidade traz uma sensação aconchegante e proporciona mais relaxamento para as pessoas. Se você quiser, pode realçar a decoração do seu ambiente com algumas lâmpadas coloridas ou brancas nos pontos que você queira destacar. Mas atenção com alguns detalhes. Evite instalar luzes que estejam voltadas para o sofá porque pode atrapalhar a visão das pessoas que estão sentadas nele. Além disso, procure não colocar luzes de frente para a TV pois elas refletem na tela, dificultando a visão de quem está assistindo. E, por falar em aparelhos eletrônicos, tome cuidado para não acarretar em problemas por aquecimento.

 

Caso queira realçar um item de decoração ou mesmo uma peça do mobiliário, lance mão de lâmpadas coloridas ou brancas nos pontos a serem destacados. Evite colocar luzes direcionadas ao sofá, pois isso atrapalha a visão de quem está sentado. Já quando está próxima de aparelhos eletrônicos, ela gera reflexos e ainda pode ocasionar o superaquecimento do equipamento.

 

Na sala de jantar, o ideal é dar bastante foco à mesa e aos alimentos. Mas, claro que sem exageros para não incomodar quem estiver à mesa. Uma distância de 90 cm já é bom o suficiente para criar um ambiente confortável e romântico, caso você queira ter um jantar romântico com uma pessoa especial. Se puder, instale também um dimmer para poder controlar a o brilho da lâmpada. O resultado fica realmente surpreendente. 

 

Se você gostou das dicas, compartilhe com os amigos que tem apartamento. Agora, se você gostaria de aplicá-las em seu próprio apartamento e está à procura de um, você está no lugar certo. Fale com um de nossos consultores e conheça todos os empreendimentos da Plano&Plano. Com certeza, dentre tantas opções, você vai encontrar o que mais atende suas necessidades.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Vantagens de Comprar Apartamentos na Planta
Decora P&P
Vantagens de Comprar Apartamentos na Planta
17/08/2020
Móveis multiuso: o que é isso?
Decora P&P
Móveis multiuso: o que é isso?
21/01/2013
Como decorar apartamentos pequenos
Decora P&P
Como decorar apartamentos pequenos
20/08/2019