05/10/2020

Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.

Veja como lidar de maneira correta com vizinhos barulhentos.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Para quem mora em apartamento, já teve ou vai ter que lidar com vizinhos barulhentos ou que desrespeitam qualquer outra regra dentro do condomínio. Pode ser pelo barulho excessivo, festas que acabam muito tarde, um carro estacionado na vaga errada, etc. Claro que não podemos generalizar, mas o objetivo aqui é mostrar o que você pode fazer, ou que medidas tomar para resolver a questão.

 

Antes de qualquer coisa, você deve sempre tentar resolver primeiro o problema com uma conversa amigável. Afinal, muitas coisas podem e devem ser resolvidas no bom e velho diálogo. Assim, você consegue solucionar qualquer problema de um jeito bem mais rápido e simples do que imaginava. Existem diversos motivos para aquele problema estar acontecendo e por trás de cada um deles, uma boa justificativa. Então, tente trocar uma ideia com o seu vizinho. Caso a conversa não tenha surtido efeito algum, siga para o próximo passo.

 

Dependendo da situação, você mesmo pode tomar medidas dentro do seu próprio apartamento. Uma delas é revestir suas paredes com isolamento acústico. Dessa forma, além de não precisar mais ser perturbado pelo seu vizinho, cria também uma verdadeira barreira para o som do seu apartamento não ser propagado para fora dele. Principalmente naqueles dias em que você quer fazer uma reunião de amigos na sua casa. Então, pega essas dicas aqui e comece já a diminuir a barulheira que seus vizinhos fazem.

 

Leia também:

3 hábitos que te fazem perder dinheiro a longo prazo.

Veja como iluminar seu apartamento de maneira adequada.

 

Deixe o barulho do lado de fora.

Portas funcionam como excelentes isoladores acústicos, principalmente aquelas que são maciças. Além da própria porta, dependendo dos batentes que elas possuem, eles ajudam a diminuir os ruídos externos também.

 

Espalhe tapetes pela casa.

Além de proporcionarem maior conforto para dentro de casa, eles ajudam a abafar os sons que vêm do andar de baixo. E, claro, ajudam a abafar os sons que vêm da sua casa também. Uma excelente dica que alia utilidade e praticidade para o seu dia a dia.

 

Paredes bem abafadas:

Instalar drywall nas paredes e tetos é uma das melhores dicas para quem está cansado de barulho dentro do apartamento ou de casa. Você pode, inlusive, colocar placas de drywall fabricadas com lã de rocha ou isopor.

 

Recorra à Lei do Psiu

Existe uma lei chamada Lei do Psiu que, apesar de variar muito por conta da região, você pode recorrer a ela. Existe também um disque-denúncia exclusivo para reclamação de condomínios a respeito de barulhos depois de determinados horários. 

 

Se precisar, reclame no condomínio.

Quando tudo que você tiver feito não for suficiente, sua última opção pode ser reclamar direto com o próprio condomínio. Você pode levar o assunto até o síndico ou a administradora.

 

Pois é. Morar em condomínio tem seus desafios, mas sempre há uma solução para todos eles. Mas se você ainda não chegou lá e o seu maior desafio é tem um apartamento, a Plano&Plano pode ajudar. Fale com um de nossos consultores e conheça os nossos empreendimentos. Com certeza temos um que pode atender você e sua família.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Nova campanha Apê Grátis o Jogo:
Geral
Nova campanha Apê Grátis o Jogo:
25/03/2024
Dicas para economizar água em casa
Geral
Dicas para economizar água em casa
22/04/2021
A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar
Decora P&P
A importância da decoração nos ambientes: sáude e bem-estar
13/03/2018