Arquitetura e Decoração

Pendentes Decoração

Postado em: 10.04.2019

Pendentes bem escolhidos podem revolucionar a decoração de sua casa

A iluminação é um dos detalhes mais importantes de uma decoração de interiores. Todo ambiente planejado se torna muito mais bonito, impactante e sofisticado por meio das luzes.

Mas é importante que o projetista – arquiteto ou designer – compreenda as opções que possui. Ele deve conhecer bem os diversos sistemas elétricos disponíveis no mercado. Um exemplo é a iluminação com luminárias pendentes!

Pendentes Decoração

Guardini Stancati Arquitetura + Designer

O que são luminárias pendentes

Luminárias são nada mais do que aparelhos de iluminação. Dentro de um ambiente, com propósito de clarear os cômodos – principalmente durante a noite –, são previstos vários pontos elétricos para luz artificial.

Neles, são instalados apliques, abajures, lustres e mais opções. Uma delas são as luminárias pendentes, mais especificamente falando, luminárias que ficam suspensas, penduradas.

Pendentes Decoração

Carlos Rossi

As luminárias pendentes devem ser consideradas como uma possibilidade para todos os ambientes de uma casa. Porém, uma questão que as pessoas precisam entender é que esses objetos, embora sirvam para a iluminação, são mais voltados à decoração.

Isso quer dizer que eles devem ser estudados estrategicamente pelo projetista antes de serem adicionados ao projeto. Conhecer os modelos existentes no mercado é um bom começo!

Pendentes Decoração

Anexo Arquitetura

Os vários modelos de luminárias pendentes existentes no mercado

Depois da Revolução Industrial, do aprimoramento da eletricidade e da criação das lâmpadas, as lamparinas a óleo saíram de linha e surgiram as luminárias.

Dentre muitas peças lançadas, tivemos os lustres e os pendentes.

Pendentes Decoração

Aquiles Nicolas Kilaris e Renata Cáfaro

E ambos passaram a ser utilizados em escritórios, salas de refeições, cozinhas, dormitórios, banheiros e mais. A maioria tem um design incrível e se destacam nas decorações.

Pendentes Decoração

Claudia Comparin  e Bárbara Dundes

Antes de dizer mais, é preciso destacar o que é lustre e o que é pendente, já que ambos ficam suspensos no teto. Bem, o primeiro é um tipo de luminária com várias ramificações.

Trata-se de peças bem volumosas, de visual mais pesado, geralmente com os pontos de luz voltados para cima. Já o segundo possui fios longos, com a fonte de luz justamente na ponta; pode apresentar vários formatos, tamanhos e estilos.

Pendentes Decoração

Jacson Hartmann  e Yamagata Arquitetura 

No mercado existem diversos modelos de pendentes à venda. A finalidade é sempre a mesma, iluminar e decorar. A luz emitida deles é que pode variar – e isso o que vai determinar é a necessidade da pessoa ou a intenção de projeto do arquiteto ou designer.

Há aparelhos com iluminação difusa, indireta ou direta; com cúpulas em vidro, plástico, fibra natural, metal, madeira e mais.

Pendentes Decoração

Elaine Carvalho

Se a ideia do proprietário do imóvel é criar uma decoração com luz suave e aconchegante, pode usar um pendente com cúpula translúcida.

Ou se a ideia é iluminar uma área específica, onde ele fará uma leitura ou preparará um alimento, pode-se usar uma luminária com luz mais forte e límpida, talvez de cúpula transparente. Já luzes focadas são geradas por luminárias com a parte de cima fechada.

Pendentes Decoração

Studio Side Arquitetura  e Anna Paula Moraes

Em um cenário qualquer, é possível usar um pendente ou vários pendentes. Pontos que carecem de luz vão precisar de uma luminária de vários fios. Então, cada fonte, cada lâmpada, é levada para onde se necessita de mais intensidade.

Aparelhos assim são os mais requisitados atualmente no mercado. Eles são altamente funcionais e deixam as decorações de interiores muito mais charmosas.

Vantagens dos pendentes perante os lustres

Luminárias pendentes são uma solução bonita e econômica para decorar e iluminar vários pontos de uma casa. Há modelos que combinam com propostas de estilo rústico, clean, modernos, neutro, colorido, simples, sofisticado e mais.

Muitos são até objetos exclusivos de artistas, e podem ser explorados de formas diferentes tanto de instalação quanto de uso, criando cenários únicos, despojados, requintados e luxuosos.

Pendentes Decoração

Karen Pisacane

Uso de pendentes na iluminação da casa

Pendentes pode ser o ponto focal principal de propostas para halls de entrada, salas de estar e jantar, cozinhas, áreas gourmet, varandas, lavabos e mais. Podem ficar sobre mesas de refeições, mesas auxiliares, bancadas de estudos, criados-mudos, laterais de espelho e de painéis para TV.

E em cada um desses casos a altura do pendente – ou o comprimento do seu fio – deve variar.

Não existe uma medida de comprimento e distanciamentos exata – certa ou errada – para luminárias pendentes. Porém, faz-se algumas recomendações dos fabricantes.

É importante dizer que, dependendo do tamanho da cúpula e da abertura do facho de luz, tudo pode mudar. Só se pode garantir que uma peça não faça sombra na outra e que a área seja bem iluminada. E sempre será preciso fazer testes de reflexos.

Pendentes Decoração

Vanja Maia

O arquiteto ou designer responsável pela proposta de interiores é que precisa definir qual o efeito que ele quer criar na decoração com a iluminação com pendentes. Ele é que vai definir as características das peças a serem compradas.

Para mesas e bancadas, o aconselhável é manter as luminárias a cerca de 80 cm acima do tampo. Já para os criados, uns 50 cm.

Relembrando a você que as luminárias pendentes não podem ser os aparelhos principais na iluminação de uma casa.

Elas devem ser só mais um item do sistema luminotécnico planejado; um item que irá realçar e destacar uma área de projeto.

Estas dicas de decoracão com pendentes foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentar