Arquitetura e Decoração

Postado em: 29.05.2020

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Fique em casa: mas na casa mais linda do mundo!

Melhorar as condições dos ambientes habitados é um dos maiores objetivos de designers e arquitetos. 

Inclusive, estes profissionais têm se dedicado a buscar alternativas para que todos consigam melhorar os locais em que residem. E eles têm tentado compartilhar com as pessoas estes seus conhecimentos e experiências de modo a contribuir para uma mudança das propostas de decoração de salas, quarto, cozinha e outros ambientes.

Confira nossas dicas especiais para aumentar a beleza, o conforto e a harmonização dos ambientes da sua casa.

dicas de decoração para sala

Fonte: Vivadecora – Monise Rosa

Conforto é fundamental na decoração!

A sala da sua casa precisa ser confortável e agradável. E mais, ela precisa ser do seu agrado e da sua família. Afinal, este é o maior ponto de encontro do seu imóvel. 

É aonde todos irão se reunir, seja nos momentos de receber as visitas ou de descanso, para conversar ou compartilhar momentos felizes. Sendo assim, a sua decoração precisa ser democrática, versátil e funcional.

Para este tipo de ambiente, os projetistas recomendam uma decoração altamente confortável e  que possa ser também rapidamente adaptada às diversas situações. O que isto quer dizer? 

Primeiro, que haja elementos no espaço que façam as pessoas se sentirem bem e até bastante à vontade. Depois, que cada item utilizado na ambientação tenha mais do que valor estético, mas funcional.

decoração da sala

Fonte: Vivadecora – Sandra Picciotto

Você pode estar se perguntando, neste momento, como reproduzir algo assim em sua casa. Pois bem, tenha em mente que a sua sala precisa de muitos assentos. 

Compre, sim, um bom jogo de estofados para ela. Mas não abra mão da ideia de ter outros móveis menores para complementar este conjunto. Utilize cadeiras, bancos, puffs e seat gardens para ampliar as possibilidades.

decorar sala

Fonte: Vivadecora – Cosentino 

Uma sala confortável também precisa de um ótimo sistema de iluminação. Neste caso, a escolha mais acertada seria fazer um mix. 

Tenha, sim, uma luz central e difusa no teto. Mas tente também criar pontos focais extras, iluminados com a ajuda de spots. Se valha dos abajures e das luminárias de piso para criar pontos de luz mais perto do chão. E não se esqueça das luzes embutidas nos armários para valorizar pontos estratégicos do cenário.

sala moderna

Fonte: Vivadecora – Fabiana Montandon

Por fim, não se pode ignorar o potencial que pequenos detalhes podem ter em uma decoração de sala. 

Plantas vivas, por exemplo, sempre tendem a deixar os ambientes sociais da casa mais confortáveis, com as energias equilibradas e o ar renovado. Além disso, o que se pode fazer é trabalhar com elementos que ajustem a temperatura local.

A madeira, por exemplo, é um excelente isolante e pode ajudar nesta questão. Tornariam os ambientes mais aquecidos também tapetes, mantas e cortinas. E é claro que tem um jeito de tornar o cenário mais caloroso sem aumentar a sua temperatura, de fato. 

Por exemplo, com quadros, retratos, almofadas, arranjos de flores, e artigos em certas texturas e formas. Às vezes, é preciso bom gosto e bom senso para se chegar a um resultado satisfatório.

sala decorada

Fonte: Vivadecora – Iara Kilaris

Deixe sua sala perfeita para descansar e se divertir 

Uma coisa que você precisa ter sempre em mente é que a sala da sua casa não é um ambiente exclusivo para o exercício de uma única atividade. 

Já deve ter percebido que este é o melhor local do seu imóvel para ver TV, brincar com as crianças, receber uma visita, servir um lanche para a família e mais. Isto quer dizer que é preciso levar esta questão a sério no momento de escolher os móveis e ornamentos para a montagem do ambiente.

Pra começar, vamos falar da paleta de cores da sua decoração. Como tal espaço da casa servirá a muitas coisas e será aberto a muitas pessoas, ele não pode causar qualquer desconforto ou inibição. 

Ou seja, ele precisa ser bastante alegre, mas sem sobrecarregar. Por isto, se você não quer errar, pode optar pela receita mais fácil que é apostar nos tons neutros e claros como o pano de fundo, deixando as cores vivas só para os detalhes.

decoracao de sala simples

Fonte: Vivadecora – Viviane Gobbato

A sua sala de casa também deve ser bastante confortável. Mas até isso precisa ser regulado. 

Um bom estofado, com direito a chaise e reclinação de encosto pode lhe propiciar um momento de extremo relaxamento em frente à televisão, por exemplo. Só que este móvel também precisa ter um assento firme, para que as visitas não se sintam tão descansadas ao ponto de dormirem sobre ele e não irem mais embora.

Outra vez a iluminação também volta a ser uma questão fundamental na adequação de qualquer decoração de sala. 

Um sistema de mix de luminárias garantiria que sejam controladas as direções e as intensidades dos fachos de luz transformando o cenário de acordo com as atividades desempenhadas no momento. E ele ainda pode destacar setores importantes da proposta voltadas tanto ao descanso quanto ao entretenimento.

É interessante criar um recanto para leitura na sala – talvez com um divã e uma mesinha auxiliar. Também voltar várias cadeiras para uma mesa central, estimulando a conversa entre pessoas. 

Uma lareira ou um bom mural são capazes de desviar a atenção da televisão e promover mais o convívio social. É bom ter no local também um revisteiro, um pequeno home bar e uma incrível aparelhagem de som.

sala decoração bonita

Fonte: Vivadecora – Espaço do Traço Arquitetura

Fonte: Vivadecora – Cristina Lembi

O segredo está nos detalhes

Mesmo que a sala da sua casa não seja um ambiente só seu – ou melhor, privativo, mas social -, não quer dizer que não possa apresentar elementos do seu gosto. Aliás, tal decoração deve satisfazer a todos os moradores do imóvel. 

Inclusive, pode lembrar momentos especiais que tiveram e interesses que compartilham. E isto pode ser expresso por muitos detalhes ornamentais diferentes.

Para tornar a decoração da sala mais especial, abuse dos porta-retratos. Se gosta de arte, de esculturas e quadros pintados ou desenhados à mão. DIY também combina bastante com este tipo de cômodo, assim como objetos herdados e itens de coleção. 

Por fim, abuse de obras literárias significativas, lembranças de viagens e cadeiras de design famoso. E use espelhos para duplicar as imagens destes belos objetos, criando efeitos visuais inusitados.

Fonte: Vivadecora – Sandra Picciotto

Fonte: Vivadecora – Rodrigo Maia

Pronto, agora é só enriquecer essas ideias com seu bom gosto e sua criatividade para criar uma sala linda em sua casa!

Essas dicas para a decoração de sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentar