Aprenda a fazer uma simulação de financiamento com o Minha Casa Minha Vida
O sonho de adquirir a casa própria tem se tornado realidade na vida de muitas famílias graças aos financiamentos imobiliários. Para conseguir um financiamento você passa por diversas etapas, e a primeira delas é simular o valor da sua parcela mensal. Quem já conseguiu sair do aluguel garante que esse é melhor jeito de começar a planejar o seu objetivo. Aprenda agora mesmo a fazer uma simulação de financiamento com o Minha Casa Minha Vida:
O que é um simulador e para que serve?
O simulador é uma ferramenta para que você possa projetar todas as possibilidades de um financiamento, antes mesmo de iniciar o processo de compra. É ideal para ir tendo uma ideia de valores, taxas de juros e de quais são os tipos de financiamentos disponíveis para a sua renda. Você preenche os seus dados e, em função disso, o simulador calcula automaticamente o valor máximo a ser financiado e o valor da parcela que pode caber no seu bolso todos os meses.
Como fazer uma simulação de financiamento?
Preparamos este passo a passo para te ajudar a fazer uma simulação de financiamento com o Minha Casa Minha Vida:
1 – Dados iniciais
Acesse o simulador. Informe se o financiamento é destinado para pessoa física ou jurídica, além de especificar as características da propriedade (residencial ou comercial) e o valor estimado. Você também precisa informar qual é a cidade onde o imóvel do seu interesse está.
2 – Dados pessoais
Em seguida, é preciso preencher os campos do formulário com CPF, data de nascimento e a renda bruta familiar mensal. Também é necessário confirmar algumas condições para ter acesso ao financiamento, como ter trabalhado por três anos sob regime CLT (somado todos os períodos de sua vida funcional) e não ter sido beneficiado por nenhum programa habitacional do Governo Federal (como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo).
Você também vai precisar marcar se possui 3 anos (somando todos os períodos trabalhados) de trabalho sob regime do FGTS, se já foi beneficiado com algum subsídio concedido pelo Fundo. E se existe mais de um comprador na proposta e/ou se possui dependente.
3 – Opções de financiamento
Depois de preencher os campos anteriores vai aparecer uma lista de opções para o financiamento. A questão que requer mais atenção é o tipo de taxa do financiamento. Existem duas possibilidades: a Taxa Referencial (TR) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A mais comum é a TR. Essa é a taxa que menos varia ao longo do tempo. Já o IPCA, índice oficial de inflação, pode variar bastante de acordo com a situação econômica do país.
4 – Resultado
A última parte da simulação apresenta os resultados para o tipo de financiamento escolhido no passo anterior. O sistema vai te informar o valor total a ser financiado, a primeira e a última prestação, as taxas de juros e todas as informações que você precisa. A qualquer momento você pode voltar na simulação e alterar os dados informados. E você pode mudar o valor da entrada para modificar o valor das parcelas.
Leia também:
O que é preciso para participar do Minha Casa Minha Vida
Aprenda dicas de decoração para uma sala compacta
Observação importante: o resultado da simulação não é a mesma coisa que uma proposta. Para saber quais são os termos reais do financiamento que você vai contratar, é preciso entrar em contato com a Caixa ou com uma construtora como a Plano&Plano e começar a negociação.
A simulação é um passo muito importante para quem está planejando comprar um imóvel através de financiamento. Se você ainda tiver dúvidas, fale com um dos nossos atendentes. A equipe da Plano&Plano pode te ajudar a realizar todas as etapas necessárias para realizar o seu sonho. Ter uma casa própria é possível!
Plano&Plano
Posts Recomendados: