27/11/2020

Como evitar compras por impulso?

Como evitar compras por impulso?

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Quem nunca foi ao supermercado e voltou parecendo que tinha comprado três listas diferentes? Ou olhou aquele cartaz com liquidação e não foi correndo para dentro da loja gastar o dinheiro? Se isso também já aconteceu com você, temos uma boa notícia: você não está só. Comprar por impulso é uma coisa muito comum entre todos os brasileiros. Seja pela emoção, o ambiente ou as pessoas que nos cercam, tudo isso nos influencia a tomar más decisões na hora de fazer uma compra. Por isso, iremos colocar aqui algumas dicas para você usar e diminuir o impulso aos poucos. Afinal, não é do dia para a noite que você vai conseguir mudar esse hábito. Mas com um pouco de esforço, dá para mudar este quadro. Então, anota aí essas três dicas para não perder nenhum detalhe.

 

1. Não existe oportunidade que você não possa perder.

Não se deixe enganar quando sair de casa ou estiver acessando a internet. Nem todo anúncio com “Só hoje” ou “Pague 1, leve 2” pode ser uma boa oportunidade para você. Essas são estratégias de marketing muito usadas para tentar nos atrair e fazer com que compremos mais do que realmente precisamos. Infelizmente muitos acabam cedendo a essas tentações e contraem dívidas desnecessárias. Aliás, muitas pessoas ao comprar motivadas por essas oportunidades imperdíveis, acabam se decepcionando porque dias depois, o preço promocional continua o mesmo. Então, pare e avalie antes de cair em um oceano de dívidas.

 

2. Estipule metas claras e reais

Quando define suas metas e se compromete com elas, você aumenta a chance de controlar seu impulso de comprar. Por exemplo, se você estipula uma viagem para o próximo ano, vai conseguir lembrar disso na hora em que se deparar com uma oferta imperdível. Afinal, você sabe que se comprar, vai ficar mais longe de realizar aquele sonho. Essa é uma excelente forma de blindar sua mente e ficar longe de compras impulsivas. Até porque, quando você não tem objetivos definidos, é muito mais provável que tenha ansiedade. E ansiedade é um grande gatilho para gastar dinheiro.

 

3. Compre algum agrado para você de vez em quando

O autocontrole é importante, mas é bom permitir a si mesmo alguns presentinhos de vez em quando. Isso porque, ao impor regras muito restritivas sobre nós mesmos, acabamos acreditando que para compensar a próxima compra, teremos que fazer AQUELA COMPRA. Ou seja, acabamos comprando demais para satisfazer a carência que as regras anteriores criaram em nós. Por isso, defina um valor para comprar algo que você goste. Uma roupa, um tênis, um aparelho eletrônico. Enfim, qualquer coisinha que possa recompensar você mesmo pelo esforço e empenho no controle das suas finanças.

 

Percebeu como não precisa ser difícil você se controlar diante das tentações de comprar por impulso? Com algumas dicas, já dá para criar uma disciplina todos os dias e começar a superar esse obstáculo. Se você gostou deste artigo, aqui no blog da Plano&Plano tem muito mais para ajudar você na sua vida financeira. Aproveite e não esqueça de colocar as dicas em prática.

 

 

 

 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Dicas para sair do aluguel em 2022
Inspire-se
Dicas para sair do aluguel em 2022
19/12/2021
Dicas para você sair da casa dos pais sem passar aperto
Geral
Dicas para você sair da casa dos pais sem passar aperto
02/07/2020
Novas tecnologias trazem mais opções para armário de cozinha
Inspire-se
Novas tecnologias trazem mais opções para armário de cozinha
29/04/2020