Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.
Existem casas de todos os tipos. Algumas pessoas apreciam as maiores, com ambientes amplos; outras já desejam viver em casas menores, que deem menos trabalho. Apartamentos com sala e cozinha conjugadas, no estilo cozinha americana, são um excelente exemplo.
Veja algumas dicas de cores para que esses ambientes pareçam maiores e mais claros.
Fonte: Maluf & Ferraz ARQ + Design
Que cores utilizar para ampliar virtualmente ambientes pequenos?
Podemos gostar de preto, marrom escuro e vermelho intenso. Contudo, devemos saber que nem sempre poderemos utilizar cores assim em decorações de ambientes pequenos, pensando em sua totalidade.
Quer dizer que devemos priorizar, para o seu pano de fundo, as cores mais suaves e delicadas – como branco, bege, cinza claro e tons chamados de off-white.
Foto: Tatiana Moreira
Foto: Red Square Arquitetura
A regra é assim: quanto menor o ambiente ou com menos aberturas de janelas, mais difícil é conseguir deixá-lo claro.
Então, quanto menor forem os ambientes da sua casa, mais fácil será trabalhar com a sua decoração se os seus revestimentos de paredes, piso e teto forem claros. E isto também vale para os seus móveis. Priorize comprar peças brancas ou em madeira clara, por exemplo.
Fonte: Ornare
Algo que pode também potencializar o efeito dos elementos de cores claras nos ambientes pequenos é o acabamento. Peças com brilho e alto brilho de cobertura ou polimento devem gerar reflexos visuais interessantes.
Qualquer facho de luz rebatido sobre elas deve melhorar a luminosidade dos cenários. Ou você ainda poderá investir nas placas de espelho mesmo, para detalhes em paredes e móveis.
Foto: Danyela Corrêa
Cores complementares para ambientes pequenos
Agora, para alegrar a sua família, não se pode deixar a decoração da casa limitada apenas a panos neutros. Devem-se achar jeitos de dar mais vida aos seus espaços.
O bom dos ambientes pequenos é que eles são fáceis de personalizar. Justamente por apresentarem áreas reduzidas, você pode concentrar os seus investimentos em elementos menores, mas de muito mais qualidade.
O segredo para não sobrecarregar os cenários é não abusar dos excessos. Quanto menos detalhes ornamentais e recortes tiverem os elementos estruturais e os móveis no local, melhor.
Então, dê o seu toque de personalidade aos ambientes da casa através de pequenos ornamentos. Podem ser com quadrinhos, vasinhos, arranjos de flores, mantas, almofadas, livros, fruteiras, porta-retratos e luminárias.
Foto: Revista Viva Decora
O bacana das decorações em cores neutras é que elas podem, depois de prontas, receber complementos nas mais diferentes cores. E, sempre que você desejar, poderá retirar tudo e substituir por peças de outros tons, renovando o visual de tudo.
Se os cômodos do seu imóvel apresenta paredes, teto, piso e móveis em cores suaves, puxando para algo mais quente como o vanilla, contraponha com itens de cores frias.
Observando as imagens deste texto podemos ver que duas das cores utilizadas como complemento para decorações de ambientes pequenos foram o amarelo e o azul.
Esta combinação foi utilizada em detalhes como forma de criar pontos atrativos dentro dos cenários. Isto trouxe muito mais sensação de equilíbrio aos espaços tratados. E com o acréscimo de vasos de plantas, o resultado ficou ainda mais agradável.
Fonte: Maluf&Ferraz ARQ
Fonte: Danielli Lopez
Como utilizar texturas?
Nem todas as superfícies da sua casa precisam ser lisas. É comum os designers e arquitetos proporem a utilização de vários elementos com texturas nas decorações.
Mas, em ambientes pequenos, tal estratégia tem de ser estudada com mais cuidado, pois qualquer exagero pode comprometer todo o cenário tratado. Algo que facilita neste caso é saber escolher as cores dos elementos.
Textura de madeira, por exemplo, é algo considerado neutro ao olhar. Apesar disso, não é recomendável utilizar painéis ou móveis em madeira escura em ambientes pequenos.
O mesmo vale para os tijolinhos ou os revestimentos feitos em cimento – que pode ser pigmentado na cor que quiser. O efeito 3D de alguns elementos é muito interessante, mas neste caso, prefira deixá-los em branco ou o mais claro possível.
Fonte: Iná Arquitetura
Fonte: Tatiana Moreira
Veja também: Planta de Apartamento Inteligente
Viu como sua casa pode parecer maiores usando as cores certas? Vamos lá, pincel e balde de tinta na mão e mãos à obra!
Essas dicas de quais cores usar em ambientes pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.
Não deixe também de curtir a página oficial do facebook: Plano&Plano.
Imóveis prontos você encontra no perfil da Vivareal PlanoePlano.
Reputação da Plano e Plano .
Plano&Plano
Posts Recomendados: