14/10/2020

Tapetes geométricos: explorando cores e linhas na decoração

Tapetes geométricos: explorando cores e linhas na decoração

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Por que você tem tanto medo de ousar na decoração da sua casa? Vivemos uma realidade privilegiada, aproveite. Atualmente é fácil encontrar nas  lojas itens variados, de todo o tipo de preço e também qualidade. 

Então, a tarefa de criarmos ambientes mais bem personalizados já não é mais tão complexa assim. Podemos usar e abusar de elementos diferentes nos cômodos da nossas residências, como tapetes geométricos, por exemplo.

Aliás, este tipo de tapete pode, como nada igual, enriquecer decorações de muitos estilos diferentes. Quer harmonizar este tipo de peça a muitos ambientes da sua casa? Então, continue lendo para descobrir como.

decoração tapetes geométricos - 01

Fonte: Quattrino Arquitetura e Valeu Estúdio

O efeito das linhas na decoração 

Todas as coisas ao nosso redor são feitas de matéria – como você bem deve saber. E as percebemos melhor através das suas cores e contornos. E os designers e arquitetos de interiores sabem disso e usam esta informação a favor dos seus projetos. 

Alguma vez você pensou em como combinar as linhas das decorações de modo a provocar reações nas pessoas que frequentarem a sua casa? Bem, saiba que isto é possível.

decoracao tapetes geometricos 07

Fonte: Deu Decor

Demos refletir sobre os princípios fundamentais das linhas sobre as decorações. Calma, isto não é complicado entender. 

Primeiro, saiba que existem linhas retas – mais rígidas e formais – e curvas – mais suaves e graciosas, remetendo a um forte sentimento de movimento. Linhas paralelas sugerem calma, repouso, estabilidade e maior espaço. Linhas inclinadas já podem passar uma ideia de desequilíbrio. E ainda tem as linhas mistas.

Pense na função dos tapetes. No geral, os utilizamos sob um conjunto de móveis com o propósito de marcar uma zona de estar e reunir as pessoas. 

Então, tapetes de linhas convergentes, ou seja, dirigindo-se a um centro, seria o ideal neste caso, trazendo um sentimento de unidade. Mas é preciso analisar a situação de um modo geral, em como a união das linhas de todos os elementos da decoração se juntam de forma harmoniosa.

decoração tapetes geometricos - 03

Fonte: Rodrigo Maia

Alguns modelos de tapetes geométricos 

Um designer ou arquiteto de interiores pode criar o desenho exclusivo de um tapete focando especialmente em valorizar uma determinada decoração idealizada por ele. 

Contudo, outra opção muito mais em conta é adquirir um modelo pronto à venda nas lojas. Já que existem tantos modelos lindos disponíveis no mercado, é fácil brincar com as possibilidades de combinações.

decoração tapetes geometricos - 001

Fonte: Deu Decor

Existem tapetes geométricos redondos, quadrados, retangulares e irregulares. Os que possuem larguras e comprimentos parecidos – maiores ou menores – são ótimos para salas, quartos e banheiros. 

Já os tipos passadeiras para cozinhas, corredores e varandas. Os em cores neutras ou em duas cores são mais fáceis de combinar com qualquer cenário. Mas os em cores vivas e em uma paleta mais variada devem surpreender mais.

decoração de tapetes geometricos - o4

Fonte: Espaço do Traço Arquitetura

decoração de tapetes geometricos - 05

Fonte: Karen Pisacane

Sabe as regras sobre as linhas nas decorações usadas pelos designers e arquitetos que foram citadas antes? Bem, agora você pode segui-las. 

Compre um tapete pensando nestas questões: se quer fazer o ambiente decorado da sua casa parecer mais comprido ou mais largo; se quer aproximar as pessoas ou dar a sensação de mais espaço entre elas; e de sobriedade ou descontração ao cenário. Brinque com as geometrias.

decoração de tapetes geometricos - 08

Fonte: Hayasaji Arquitetura

Dicas de decoração com tapetes geométricos

Os tapetes geométricos servem bem para quebrar um pouco da rigidez de uma composição decorativa – mesmo que de um ambiente mais formal. 

Apesar da peça levar a mesma cor ou as mesmas cores presentes no restante do cenário, este elemento deve se destacar ao olhar justamente por trazer esta coisa do movimento. Às vezes, suas linhas são tão expressivas que até é difícil parar a visão sobre elas.

Então, tenha em mente que tapetes geométricos devem, sim, chamar muita a atenção. Quer dizer que eles inevitavelmente serão um ponto focal muito importante e que pode competir com outros detalhes da decoração – como molduras e painéis. 

Portanto, tente equilibrar suas cores com de outros detalhes no ambiente – como almofadas, cortinas, toalhas e mais – para minimizar os efeitos.

decoração de tapetes

Fonte: Brunete Fraccaroli

Tapetes geométricos em cinza, preto e branco são um pouco mais neutros. Os em cores frias, como os em azul, devem ficar muito bem contrastados com pisos em madeira e estofados ou coberturas de camas em tons mais quentes, como marrom e laranja. 

Já os em rosa e vermelho são os mais chamativos e melhor destacados sobre pisos claros, como em porcelanato branco.

Vamos lá, escolha um tapete geométrica e use em su acas, como você viu, o resultado pode ser surpreendente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sobre a Plano & Plano

Nascida na década de 90 com o objetivo de prestar serviços de engenharia e construção de qualidade, a Plano&Plano cresceu e hoje já figura entre as maiores construtoras e incorporadoras do País. Mesmo estando presente em mais de 15 cidades, ainda mantém o mesmo propósito, a mesma essência da época em que foi fundada: construir e entregar sonhos.

Sinônimo de sucesso no mercado imobiliário, com amplo portfólio, a Plano&Plano tem como propósito fazer mais e melhor – isso em todos os segmentos em que atua. Completa, a construtora e incorporadora hoje conta também com a sua própria força de vendas, a Plano&Vendas.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Como organizar uma coleção de objetos favoritos em casa
Decora P&P
Como organizar uma coleção de objetos favoritos em casa
23/04/2013
Decoração para varandas pequenas
Decora P&P
Decoração para varandas pequenas
27/05/2015
Organização da casa – Dicas da Marie Kondo
Decora P&P
Organização da casa – Dicas da Marie Kondo
04/06/2019