22/04/2021

Dicas para economizar água em casa

Dicas para economizar água em casa

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Ter dicas para economizar água em casa é muito importante tanto para a questão financeira, quanto para a ambiental. Gestores de diversos países têm em comum esse desafio em seu próprio território, mas como reduzir o consumo em passos bem simples? Vem aqui que eu te conto tudo!

Veja mais:

4 Dicas essenciais de economia para sua casa

Passos importantes para uma reforma

Dicas para economizar água em casa

Cronometrar a hora do seu banho ajuda bastante

Dicas para economizar água

Chuveiro ligado

Você já deve ter visto em filmes ou séries algumas cenas de pessoas cronometrando o banho. Essa é uma das dicas para economizar água em casa mais importantes, pois na hora do banho nos distraímos e não percebemos a quantidade de tempo que passamos em baixo do chuveiro.

Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar cerca de 135 litros de água? Pois é! Se você conseguir reduzir esse tempo para cinco minutos, já gastará 45 litros e quanto menos tempo, melhor!

Desligar a torneira na hora de escovar os dentes faz toda a diferença

Torneira aberta.

Pode parecer algo bobo de tão simples, mas se você desligar a torneira durante as partes que não precisará de água, você pode economizar bons reais na sua conta do mês.

Usar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia é outra dica

Dicas para economizar água

Pessoa colocando roupa na máquina de lavar.

Mais uma das dicas para economizar água em casa é tentar não usar a máquina de lavar para bater duas ou três peças de roupas apenas. Tente sempre esperar até que o aparelho fique cheio e, assim, possa lavar as vestimentas. Dessa forma, você vai limitar o uso e também vai gerar uma economia de água e luz.

Reaproveitar a água da máquina também é outra opção

Pessoa segurando mangueira ligada.

Se você é daquelas pessoas que lavam frequentemente o quintal ou calçada, saiba que parar de usar a mangueira e utilizar a água da máquina de lavar vai te render bons números a menos na próxima conta. Faz o teste e depois conta para a gente!

Tratar de vazamentos em casa

Goteira no teto.

Outro problema que muita gente não percebe são os vazamentos em casa. Às vezes é algo tão pequeno, que passa despercebido inclusive na conta de água. Uns centavos a mais que aparecem e as pessoas não percebem podem fazer uma grande diferença no fim do ano. Então, a dica é: fique de olho em qualquer sinal de vazamento. Goteiras, manchas nas paredes ou teto, pinturas com bolhas, etc. podem denunciar o tal vazamento.

Lavar o carro com baldes é a melhor opção

Dicas para economizar água

Carro com sabão

Se você usa a mangueira para lavar seus automóveis, pare já e muda para os baldes. Eles gastam menos água. Tem também a opção chamada de eco lavagem, que consiste em gastar menos de um litro de água. A receita é fácil: tenha dois panos de microfibra, um shampoo especial para esse tipo de lavagem (eles ficam com um valor aproximado de R$40) e um borrifador de 400ml.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Curtiu essas dicas para economizar água em casa? Espero que te ajudem a diminuir bastante os valores das próximas contas!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Minha Casa Minha Vida: Descubra as novas condições e como usar o FGTS para amortizar financiamento!
Geral
Minha Casa Minha Vida: Descubra as novas condições e como usar o FGTS para amortizar financiamento!
25/07/2023
Como organizar Halloween no condomínio?
Geral
Como organizar Halloween no condomínio?
31/10/2023
8 ideias para organizar sua cozinha
Decora P&P
8 ideias para organizar sua cozinha
10/05/2018