06/04/2021

4 Dicas essenciais de economia para sua casa.

4 Dicas essenciais de economia para sua casa.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Conta de água, de luz, aluguel, não importa. Sejam quais forem suas despesas, criar hábitos é algo fundamental para todas as pessoas. Esses hábitos é que vão lhe ajudar a economizar nos gastos da sua casa. Afinal, isso é muito importante para a sua organização, assim como de toda a família. Por isso, separamos algumas sugestões do que você pode fazer para dar aquela forcinha no seu orçamento. Dá aí uma olhadinha:

 

Priorize a quitação de todas as suas dívidas

Dívidas fazem parte da vida do brasileiro, mas outro fato é que elas não combinam com a economia da sua casa. Por isso, se você não colocar suas dívidas como primeiro plano, vai ficar bem difícil de você conseguir se livrar delas e, principalmente, se organizar financeiramente. Então, todo dinheiro extra que entrar precisa ser canalizado para quitar essas dívidas que você fez. Antes de tudo, faça um check-up de todas as suas contas e tudo que está em atraso atualmente. Coloque-as na frente para se livrar delas o mais rápido possível. Afinal, com dívidas seu futuro e de sua família acabam não tendo muitas perspectivas.

Se for o caso, faça um acordo com as instituições financeiras para que você possa parcelar as dívidas e renegociar os juros. E, pensando positivamente, quem sabe até mesmo abater no valor pagando à vista, ou adiantando parcelas.

 

Faça uma reserva financeira

Não importa sua classe social, ou o quanto você ganha. Todas as pessoas devem e precisam fazer uma economia para emergências. Afinal, ninguém sabe quando vai precisar de uma grana para cobrir imprevistos. Tudo pode acontecer, como, por exemplo, uma cirurgia, um reparo no carro, um cano furado e várias outras coisas que ninguém espera que aconteçam. Seus planos são importantes, mas tão importantes quanto eles, são aquelas coisas que não estão dentro dos planos. Ou seja, as coisas inesperadas. O cenário ideal é que você tenha uma economia que seja suficiente para pagar suas despesas sem desespero, pelo menos, por seis meses.

 

Leia também:

Hora de acender suas ideias com iluminação

Passos importantes para uma reforma.

 

Pare tudo e organize suas finanças

Esse é o princípio fundamental da economia de casa. Por isso, é preciso colocar no papel todos os seus gastos e ganhos para saber quanto você recebe e o quanto você gasta todos os meses. Apesar de muitas pessoas acharem que isso é perda de tempo, é preciso encarar essa tática como uma forma de se organizar e repensar como você tem usado seu dinheiro.

 

Elimine os gastos desnecessários

Saiba quais são todos os seus gastos no mês. Parece ser muito difícil, mas existem alguns gastos que realmente são supérfluos. Vamos listar alguns aqui? Serviços de assinatura como clubes de vantagens, TV a cabo, serviços de streamings como Netflix, Globo Play e vários outros por aí.

O que importa é que você deve colocar os serviços essenciais como prioridade: aluguel, luz, água, telefone, internet e vários outros que todo mundo sabe o quanto são importantes.

 

Se você gostou das dicas de hoje, vai gostar ainda mais de colocar todas elas em prática. Com o tempo, elas acabam virando hábitos e você nem mesmo vai perceber. Fique ligado porque ainda vem muito mais por aí aqui no blog da Plano&Plano.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Dicas simples para você economizar na sua casa.
Organização Financeira
Dicas simples para você economizar na sua casa.
13/06/2021
3 hábitos que te fazem perder dinheiro a longo prazo.
Inspire-se
3 hábitos que te fazem perder dinheiro a longo prazo.
05/10/2020
O que fazer após comprar um imóvel?
Organização Financeira
O que fazer após comprar um imóvel?
23/12/2020