23/11/2021

Engenheiro eletricista: a importância dessa função na construção civil

Engenheiro eletricista: a importância dessa função na construção civil

O engenheiro eletricista é o profissional responsável por fazer toda a instalação elétrica de construção. Mas para desempenhar essa função tão importante, ele precisa seguir alguns processos imprescindíveis, como análise do local onde o projeto está e, com isso, ele vai propor as melhores formas de instalação.

Veja mais:

Hora de acender suas ideias com iluminação

Zelador: conheça a importância dessa função

Engenheiro eletricista

Muita gente pensa que para instalar energia elétrica em algum projeto, basta apenas colocar os fios e pronto. Mas é muito mais complexo que isso. O engenheiro precisa definir alguns assuntos importantes da estrutura da obra, são eles: a quantidade de pontos de luz que precisarão ser instalados, a quantidade exata de tomadas necessárias para aquela construção, o local onde cada tomada terá de ser colocada, a carga elétrica para cada uma delas.

Instalações elétricas e seu projeto

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que todo e qualquer projeto de instalações elétricas precisam estar de acordo com a Norma Brasileira. A NBR 5410 é uma regra que estabelece condições para instalações de eletrecidade de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no país. Esta norma é aplicada para instalações de casas, prédios, comercial, industrial, agropecuário, etc.

Eeletricista fazendo o reparo de um circuito de energia quebrado.

A importância desse cargo nas obras

Muita gente, para economizar um dinheiro nas obras, escolhe não contratar os serviços do eletricista profissional. Essa decisão é muito perigosa e não deve ser tomada e pode culminar no resultado contrário e isso fará com que você gaste mais dinheiro com reparos do que se contratasse um engenheiro sério.

Durante uma obra, é imprescindível que você fique atento a todas as questões de segurança que envolvam a construção do projeto. Como aqui o assunto é sobre os profissionais da elétrica, o cuidado tem de ser redobrado, já que uma instalação mal feita pode acarretar prejuízos para a segurança e o meio ambiente. Os problemas mais comuns encontrados em obras são os curto-circuitos, probabilidade grande de acontecer incêndios e sobrecarga nos equipamentos elétricos, fazendo com que eles possam ser danificados com o tempo.

Ou seja…

rapaz que tentou resolver um problema elétrico de sua casa e ao fundo um profissional averiguando os estragos feitos para fazer os reparos.

Hoje, você viu que não vale a pena arriscar em não contratar um engenheiro eletricista. Deixe a responsabilidade da instalação elétrica da sua obra com quem realmente entende do assunto e vai desempenhar muito bem essa função.

Esse e outros conteúdos incríveis da Plano&Plano você encontra em nossos canais oficiais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Semana do Meio Ambiente: 31 de maio a 5 de junho #UmaSóTerra
Plano&Você
Semana do Meio Ambiente: 31 de maio a 5 de junho #UmaSóTerra
05/06/2022
Dia Nacional da Habitação: conheça a história dessa data tão importante
Plano&Você
Dia Nacional da Habitação: conheça a história dessa data tão importante
21/08/2021
Plano&Plano é eleita no Ranking ITC!
Plano&Você
Plano&Plano é eleita no Ranking ITC!
04/09/2017