11/02/2021

Zelador: conheça a importância dessa função

Zelador: conheça a importância dessa função

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

O zelador tem um trabalho bastante importante no seu condomínio. Ele é a pessoa que faz a manutenção da segurança e mantém o prédio em ordem para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

Veja mais:

Pulmão de segurança: saiba a importância

Escritura do Imóvel: O que é?

Zelador X Auxiliar de serviços gerais

Antes de começar a explicar a importância e o que faz o zelador, é primordial lembrar que muita gente confunde essa função com a de serviços gerais. Assim como o nome já sugere, ele zela pela segurança e patrimônio dos prédios, além de fazer a manutenção de pequenos reparos nos edifícios.

Agora, o auxiliar de serviços gerais tem como objetivo principal fazer a limpeza dos lugares do prédio e é graças a esses profissionais que tudo está sempre limpo e organizado quando você chega no edifício onde mora.

Homem de meia idade fazendo o reparo de uma lâmpada com a ajuda de uma escada.

É ele quem organiza o condomínio

Basicamente, o zelador é o responsável por organizar e fazer com que o condomínio continue funcionando perfeitamente. É dele a função de fiscalizar as áreas comuns e ver se elas não precisam de algum reparo, seja ele pequeno ou algo que vai precisar virar uma reforma.

Além disso, é esse profissional que tem a responsabilidade de coordenar os trabalhos dos demais colegas que também prestam serviços importantes no prédio, como a equipe de limpeza e os seguranças.

Mas então o zelador é o síndico? Não! Ele é o braço direito do síndico, assim o condomínio mantém uma boa comunicação com os seus moradores. Por exemplo: se ele vê alguma irregularidade no prédio, precisa avisar ao síndico. Se é necessário fazer uma obra no empreendimento, é o zelador quem notifica os moradores sobre a obra que está por vir.

Zelador

Homem prestando pequeno reparo no gerador localizado fora do prédio.

As funções do zelador

Como já foi mencionado acima, a primeira função do zelador é ligada à manutenção de forma geral no prédio. Se tem uma lâmpada em alguma área comum, ele precisa ir lá e trocá-la.

Em primeiro lugar, ele vai fiscalizar o uso das áreas comuns pelos moradores e visitantes do condomínio. Depois, também fica com a função de verificar como estão as instalações elétricas e hidráulicas e também confere se os aparelhos de uso comum estão em perfeito estado.

Outro ponto importante do cargo de zelador, é que esse profissional zela também pelo sossego dos moradores. Todo condomínio tem as suas regras internas de boa convivência e caso essas normas sejam descumpridas, é a função dele notificar as responsáveis. Dessa forma, o equilíbrio se reestabelece e a paz volta a reinar no empreendimento.

Se tem uma coisa que o zelador precisa aprender a fazer é gerir pessoas, pois vai ter que lidar diretamente com os moradores e colegas de trabalho.

Homem fazendo reparo em um encanamento.

Constantemente, o profissional vai ter que atribuir as tarefas para a equipe de limpeza do prédio, assim mantendo ordem nas áreas que precisam de uma prioridade. Do mesmo jeito que ele atribui as funções do dia, também deve fiscalizar o andamento desse trabalho. Caso algo fora do esperado esteja acontecendo, ele vai entrar em contato com a empresa terceirizada para notificá-los.

Além disso, sempre quando um novo funcionário é contratado, o zelador é a pessoa responsável por fazer o treinamento daquela pessoa.

Se você é morador e precisa repassar alguma reclamação, é para o zelador que você vai ter que fazer isso. Dessa forma, ele repassa as informações para o seu superior e o seu caso será avaliado e respondido com rapidez.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Dia Mundial Sem Carro: apês com ótimas opções de mobilidade para você não perder tempo
Plano&Você
Dia Mundial Sem Carro: apês com ótimas opções de mobilidade para você não perder tempo
21/09/2021
Como o fuso horário afeta a nossa vida?
Plano&Você
Como o fuso horário afeta a nossa vida?
12/03/2014
Plano&Plano faz 24 anos: conheça a nossa história e conquistas!
Plano&Você
Plano&Plano faz 24 anos: conheça a nossa história e conquistas!
23/07/2021