Ideias de como você pode mudar a decoração de sua casa com papel de parede
Chega um momento em que a pessoa sente que é hora de mudar o visual da casa. Ela enjoou de tudo, mas não deseja começar uma obra radical só para dar aquele “up no visual” na decoração dos ambientes.
Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.
Existe um material que é perfeito para isto, o papel de parede.
Ele é relativamente barato, simples de ser aplicado e pode mudar rapidamente todo um cenário. Não é a toda que é tão querido por designers e arquitetos. Vem entender mais com a Plano&Plano!
O papel de parede é um tipo de revestimento de alta durabilidade. Ele ajuda no controle térmico dos interiores, pode esconder falhas e imperfeições no acabamento das superfícies e ser limpo com apenas água e sabão.
Porém, pode se deteriorar devido a movimentações na estrutura; além do contato com umidade e calor excessivos. Por isso, é preciso estar atento ao que recomenda os fabricantes.
Marquitetura Arquitetura e Interiores
Quais os tipos de papel de parede existentes?
Existem papéis de parede de muitas texturas, cores e estampas diferentes. Escolher um padrão vai depender do gosto do cliente; além da proposta e do estilo da decoração para
casa. Existem aqueles acetinados e texturizados. Os com efeitos 3D, metalizados, geométricos e que imitam outros materiais.
Tetriz Arquitetura e Interiores
E dentre essa enorme gama de papéis, a pessoa ainda pode escolher a matéria-prima. Há rolos feitos de compostos de celulose, que são mais tradicionais e indicados para uso em ambientes secos.
Os vinilizados, que contém PVC e são mais resistentes, principalmente quanto à umidade. E os em TNT, que parecem um tecido – só que não são – e devem ser também aplicados a paredes secas.
Como usar os papéis de parede na decoração de interiores?
Justamente porque existem tantos tipos diferentes, a pessoa pode utilizar o papel de parede em quase todos os cômodos de sua casa.
Não existem limites para a imaginação. A única regra é o bom senso e evitar quaisquer exageros que possam via a criar uma poluição visual desnecessária.
Entrada da casa
No hall de entrada, papéis em dourado ou amarelo-ouro ficam muito bonitos. Já nas salas de estar e jantar, onde as famílias e seus visitantes ficam mais tempo, talvez estampas marcantes e de tons mais coloridos fique melhor.
Óbvio que o revestimento escolhido deve estar em harmonia com os móveis e ornamentos da decoração.
Dormitórios
Ambientes como os quartos de casal e de solteiro, que são usados para o descanso e relaxamento, devem ter um visual mais ameno.
Não combina, nesse caso, cores fortes tipo o vermelho, mas tons pastéis e estampas bem discretas.
E quem tem dificuldade para se sentir calmo e aconchegado, pode investir em papéis floridos ou com outros temas que remetam à natureza.
Conceição Estrela Pinto Barbosa
Banheiros e cozinhas
Nos lavabos, a pessoa pode usar, sem medo, cores mais escuras e estampas tanto lisas quanto geométricas, pois o visual fica mesmo muito lindo e elegante.
Já nos banheiros, tons claros, puxando para o bege, azul ou verde.
E na cozinha, aí depende. Tons quentes incentivam mais o consumo de comida. Portanto, fica a critério da pessoa.
Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro
Diversos tipos de papel de parede e muitos ambientes para decorar com eles… já decidiu por qual vai começar?
Estas dicas de decoração com papel de parede foram criadas pela equipe Viva Decora.
Acompanhe o blog da Plano e Plano para aprender muito mais!
Plano&Plano
Posts Recomendados: