27/07/2020

Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede

Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.


A vida está sempre em constante transformação. Cada dia nós nos deparamos com mais desafios e, logo, precisamos encontrar um jeito de nos adaptar a esta realidade. Uma consequência disso tem sido o ensino à distância. 

Pode ser que, neste momento, os seus filhos tenham que realizar atividades em casa. Então, que tal montar um cantinho de estudos decorado com móveis, papel de parede e tudo mais para eles?

quarto com papel de parede e cantinho para estudo

Fonte: Helaine Goes Pinterich

O melhor local para um cantinho de estudos dentro de casa

Estudar em casa não é fácil não. Afinal, há muitas distrações – incluindo o ruído provocados por outros membros da família ao realizar as suas atividades. 

Sendo assim, não é qualquer local dentro de casa que serve como cantinho de estudos. É preciso analisar bem o imóvel e os seus ocupantes para entender qual o setor que apresenta as melhores condições – entre elas, iluminação, ventilação, temperatura e silêncio – para este fim.

quarto infantil com papel de parede e cantinho para estudo

Fonte: Studio Um Mini

As crianças – não de propósito, claro – são menos disciplinadas quanto aos seus deveres. Elas precisam, portanto, de monitoramento constante dos pais. 

É aceitável que, em determinados momentos, elas sejam levadas para a sala ou a cozinha a fim de ficar mais perto dos adultos para serem acompanhadas realizando suas lições de casa. Mas, se possível, é ideal que elas tenham outro local mais tranquilo para realizar estas tarefas.

Precisamos salientar que quarto infantil é o ambiente mais indicado para a montagem de cantinhos de estudos para crianças. 

Este espaço privado dentro de casa deve oferecer boas condições para que os pequenos alcancem níveis mais altos de concentração. Contudo, também podem apresentar muitas distrações. À vista disto, é fundamental analisar a decoração deste espaço para saber o que melhorar.

cantinho estudo quarto menina

Fonte: Andrea Bento

Os móveis básicos para um cantinho de estudos para crianças

Vai montar um cantinho de estudos no quarto do seu filho? Então, vamos lhe ajudar a montar uma lista de peças mobiliárias básicas que precisam constar na decoração deste ambiente. 

Primeiramente, e acima de tudo, uma pequena mesinha, escrivaninha ou mesa para computador – lembrando que cada cantinho livre do cômodo pode ser aproveitado para a colocação de uma peça como esta.

papel de parede no cantinho para estudo

Fonte: Larissa Minatti Interiores

A bancada de estudos do seu filho deve ter dimensões adequadas. Para começar, ela deve apresentar uma largura e uma profundidade suficiente para caber cadernos, porta-lápis e, talvez – se preciso –, um monitor de computador ou notebook. E a mesma também deve ser instalada a uma altura compatível com a idade da criança – visando, sobretudo, a sua segurança.

A escrivaninha do seu filho também deve ter um vão embaixo que seja grande suficiente para a colocação de uma cadeira ou puff. E este assento deve ser escolhido com bastante atenção. O desenho do seu encosto deve se ajustar bem à coluna da criança. E o assento deve ser profundo e numa altura suficiente para deixar as pernas dela sempre retas, levemente altas, quando dobradas.

 

Fonte: Aquiles Nicolas Kílaris

A criança, quando sentada frente à mesa, deve poder manter uma boa postura, com os cotovelos levemente esticados e os antebraços apoiados. 

Perto dela, ao alcance das suas mãos, é interessante ter algumas gavetas – parte da estrutura da mesa ou em forma de gaveteiro. Neste local, você poderá deixar para ela algumas folhas extras e outros materiais escolares – como réguas, canetinhas e mais.

Também ao alcance das mãos, só que na parede em frente à escrivaninha, podem-se ter prateleiras com livrinhos preferidos ou um mural de recados. 

E na parte superior, aproveitando melhor a verticalidade do ambiente, armários fechados guardando os cadernos e apostilas dos semestres anteriores. Alguns preferem até utilizar este espaço para colocar um painel para TV. Mas isto não é exigência em um cantinho de estudos.

Fonte: Karina Korn

A melhor decoração para um cantinho de estudos infantil

Para toda criança, o quarto é como um pequeno mundo encantado. Neste local é que devem ficar guardados os seus brinquedos e todos os seus demais pertences pessoais. 

Além disso, a maioria dos pais costuma caprichar na decoração deste ambiente, criando um cenário bem colorido e lúdico para agradar os filhos e ajudá-los na sua educação. Mas justamente isto é que pode atrapalhar no seu estudo em casa.

Imagine ter ao seu redor algumas das coisas que mais gosta no mundo. Agora, pense se seria possível trabalhar em regime home office desse jeito? 

O mesmo acontece com os pequenos. Se há bastante espaço no seu quarto, deixe, portanto, que todos os bichinhos de pelúcia, controles de videogame e mais fiquem longe dos seus olhos. Ou seja, coloque o mínimo possível disso próximo da área da escrivaninha do seu filho.

papel parede cantinho estudos

Fonte: 2Marquitetura Arquitetura e Interiores

Agora, assim como qualquer adulto, as crianças também precisam de estímulo visual para ficar mais despertas e motivadas. 

Por isto mesmo é que, muitas vezes, recomenda-se a utilização de um mural de recados nesta área – um quadro que elas podem personalizar do jeito que quiserem. Também é uma ideia de decoração para esta área quadrinhos com imagens de coisas que lhe inspiram – como personagens de filmes, paisagens e mais.

Outro elemento de ornamentação que fica muito bem como pano de fundo para cantinhos de estudos de crianças é o papel de parede. Há vários modelos deste produto adequados para quartos infantis. 

Alguns apresentam desenhos de animais, pessoas e cidades, o que pode ajudar a aguçar a imaginação e a reflexão de ideias. Os listrados são neutros, combinam com tudo. E ainda tem os com desenhos geométricos, em alta na moda.

cantinho estudo quarto menino

Fonte: Oficio da Arte

catinho estudo adulto

Fonte: Renata Basques

Está pronto para montar este cantinho de estudos? Chame os pequenos para colaborarem com ideias, deixando esse local o mais agradável possível para eles. Brinque com texturas e cores. 

Coloque a escrivaninha em um local que não provoque ofuscamento de luz. Ou, se não houver computador, de frente para uma janela, aproveitando a vista e criando uma sensação de amplitude para quem a usar. Inspire-se nos exemplos deste texto.

catinho estudo

Fonte: Ana Paula Briza

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Para mais dicas entre nosso blog Plano&Plano.

Também não deixe de curtir nossas páginas no Facebook Plano & Plano e seguir no Instagram.

Você já possui uma conta no Pinterest? Se sim, corra e siga o perfil da Plano & Plano, onde você encontrará lançamentos, dicas e informações importantes que irá gostar.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Faça você mesmo: canais para seguir e colocar em prática no seu apartamento
Conteúdo em Áudio
Faça você mesmo: canais para seguir e colocar em prática no seu apartamento
18/05/2020
8 ideias para organizar sua cozinha
Decora P&P
8 ideias para organizar sua cozinha
10/05/2018
Sala de estar, jantar e cozinha: Tudo junto!
Decora P&P
Sala de estar, jantar e cozinha: Tudo junto!
14/11/2012