07/07/2021

7 opções super modernas de revestimentos para lavabo

7 opções super modernas de revestimentos para lavabo

Lavabos são ambientes que costumam apresentar áreas bem reduzidas; contudo, eles podem ter um charme bem grande. Sua decoração deve contribuir bastante para criar o clima perfeito de recepção. Os usuários precisam se sentir confortáveis no local. 

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Por isso, todos os elementos de projeto terão papel fundamental para tornar este cômodo da casa mais bonito, funcional, prático e aconchegante – mesmo que seja um ambiente de banheiro.

Um dos elementos de grande importância na personalização de decoração de um lavabo é o revestimento escolhido para pisos e paredes. Existem muitas opções de peças de revestimentos à venda nas lojas de construção. 

Mas os lavados são banheiros com características diferentes, onde podemos usar mais sem nos preocuparmos com questões como exposição a umidade no ar e mais. Ou seja, podemos ousar nas escolhas.

O texto a seguir vai te sugerir 7 opções diferentes de revestimento para cobertura de superfícies de paredes de lavabos. Vamos utilizar imagens de exemplos de projetos para te convencer que se trata de boas ideias. Não deixe de conferir.

Giovana Pellegrini https://www.vivadecora.com.br/foto/154186/cuba-esculpida-e-e-torneira-dourada

#1 Madeira

Muita gente se questiona – e com razão – se os lavabos, sendo considerados como áreas molhadas dentro das residências, poderiam receber decoração com madeira natural. 

Na verdade, tomando os cuidados corretos, é possível utilizar madeira natural na sua decoração, sim. Contudo, essas madeiras devem ser mais resistentes e passarem por algum processo químico que as proteja de possível umidade e respingos de água.

Na internet, você encontrará exemplos de lavabos com bancadas de madeira. Até mesmo lavabos com cubas feitas de restos de madeira e resina. E no exemplo de imagem trazida para este texto, vemos um lavabo cujas paredes também foram revestidas de chapas de madeira. Provavelmente, neste caso, foi considerado que este será um ambiente de banheiro com menos utilização na casa.

Perceba como o projetista tomou a decisão de projetar pensando em garantir mais proteção dessas superfícies em madeira. 

Ele escolheu o modelo de cuba de pia, que é um bloco único de pedra encaixado e nível mais alto da bancada, impedindo que haja vazamento de água para os lados. A única desvantagem seria a torneira de parede, que poderá trazer problemas, neste caso, caso seja preciso fazer uma manutenção no local.

André Arquimagens https://www.vivadecora.com.br/foto/19897/ambiente-revestido-de-madeira-e-cuba-esculpida

#2 Papel de Parede

Sim, ambientes de lavabo agora podem receber papel de parede em sua decoração. Isso só foi possível graças à evolução da tecnologia de produção deste material. 

Hoje em dia, os rolos  recebem uma camada de vinil que faz com que o papel seja mais resistente, sobretudo as condições atmosféricas presentes no local. Isso quer dizer que alguns respingos de pia não devem comprometer a aparência do revestimento.

Aliás, esse tipo de papel pode ser mais facilmente higienizado – bastaria passar um pano umedecido com água e detergente neutro. Precisamos mesmo é ficar atentos com a condição das paredes antes da aplicação do papel. 

As mesmas precisam estar bem finalizadas, sem qualquer rachadura em expansão e, principalmente,  ponto de umidade, pois isso faria o material se desprender das superfícies.

Agora, se não há nenhum problema nas paredes, podemos explorar essa ideia de papel de parede. Os rolos com desenhos em gramatura menor são melhores para esse tipo de ambiente com dimensões menores. 

Excepcionalmente, os lavabos até podem receber papéis em cores mais fortes como vermelho intenso. Isso não seria recomendado em ambientes com mais tempo de permanência dos moradores e visitantes.

Motirõ Arquitetos https://www.vivadecora.com.br/foto/224667/papel-de-parede-florido-colorido-e-cuba-esculpida

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/249375/papel-de-parede-florido-quadros-na-mesma-estampa

#3 Azulejo

A cerâmica é um material já muito conhecido da arquitetura e decoração, e nunca sairá de moda. É que a cada ano surgem mais novidades de azulejos para banheiros e lavabos – em diferentes tamanhos, formatos, relevos, desenhos, cores e texturas que os mantêm atuais. 

Contudo, sua instalação sobre as superfícies depende da aplicação de argamassa e rejunte do tipo colante. Ou seja, representa um processo mais complexo e custoso.

Com relação aos lavabos, as pessoas têm preferido manter as paredes revestidas apenas de massa corrida e tinta. Já os pisos cobertos por placas cerâmicas, como azulejos e também porcelanatos – que é mais um tipo de cerâmica, com maior resistência mecânica. 

O bom é que os fabricantes oferecem peças mais versáteis, que apresentam padronagens que se encaixam com qualquer estilo de decoração que desejar para o lavabo.

Cristina Reinert https://www.vivadecora.com.br/foto/14070/revestimento-hexagonal-e-bancada-de-madeira-comum

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes https://www.vivadecora.com.br/foto/89501/papel-de-parede-preto-com-branco

#4 Pastilhas

As pastilhas já poderiam ter sido citadas no tópico anterior, já que a maior parte delas é feita de cerâmica. Mas também existem pastilhas feitas de muitos outros materiais. 

Trata-se de uma malha em tiras de fibra sintética que segura peças de revestimento em tamanho muito reduzido – cerca de 3 a 5 cm cada uma. A ideia dessa malha é justamente facilitar a instalação do revestimento sem a movimentação das peças no lugar.

Pastilhas são bastante utilizadas em decorações de banheiro. Contudo, essa ideia nem sempre resulta em algo positivo. Sabemos que as áreas úmidas requerem uma limpeza pesada mais frequente, principalmente nas áreas de rejunte, e são muitos os rejuntes entre as pastilhas. 

Mas, sem dúvidas, não precisamos nos preocupar com isso nos lavabos. Neste caso, só a criatividade aliada ao bom gosto para encontrar soluções com  elegância.

L2 Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/30349/bancada-de-granito-branco-com-cuba-de-apoio 

Vanja Maia https://www.vivadecora.com.br/foto/85661/tapete-de-pelinho-branco-e-nichos-de-vidro-comum 

Oficina 11.11 https://www.vivadecora.com.br/foto/158306/pastilhas-marrom-e-parede-espelhada 

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/249369/pastilhas-e-torneira-dourada-com-cuba-quadrada 

#5 Pedras

As pedras também são uma ótima opção de revestimento para pisos, paredes e bancadas de lavabos. Este tipo de material confere um ar mais imponente aos ambientes – algo bastante desejável para este cômodo da casa. 

Dificilmente ele sai de moda e, por ser natural, também não envelhece – basta um tratamento para revigorar e parecer novo. Só precisa ser bem impermeabilizado e cuidadosamente limpo com água e sabão.

São opções de pedras para utilizar em decorações de lavados:

  • Mármore;
  • Travertino;
  • Limestone;
  • Granito; 
  • Quartzo.

Red Square Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172940/revestimento-3d-e-espelhos-nas-paredea 

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/177051/revestimento-3d-na-parede 

Gislene Lopes https://www.vivadecora.com.br/foto/70147/parede-de-marmore-e-cuba-de-apoio-na-cor-branca

ZaaV Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/96110/barril-preto-usado-como-cuba

#6 Espelhos

Lavabo é um ambiente também utilizado para os visitantes do imóvel conferirem a sua aparência pessoal. Por isso, assim como em outros tipos de banheiro, nos lavabos será muito bem-vinda a utilização de espelhos na decoração. 

Eles podem aparecer como peças emolduradas sobre a bancada de pia. Outra ideia seria cobrir todas as paredes com chapas de espelho – já que nos lavabos não temos a preocupação com vapores de água no ar.

Dentro dos lavabos, só existem dois equipamentos: pia e bacia sanitária. Não tomamos banho neste ambiente. Portanto, as chapas de espelho dificilmente ficaram manchadas. 

Mas, se precisar, a sua limpeza também é bastante fácil. E todo este reflexo é ilusão de profundidade e faz este cômodo pequeno parecer muito mais amplo, bem iluminado e agradável.

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/76771/bancada-com-cuba-esculpida-e-parede-espelhada

Fabrício Marcelino Mariano Martins https://www.vivadecora.com.br/foto/5681/lavabo

#7 Cimento

Não poderíamos terminar este texto sem falar da possibilidade dos materiais aparentes, sem acabamento, para a decoração de lavabos. As plaquetas de tijolinhos cerâmicos seriam uma boa opção. 

Só que para este texto trouxemos uma alternativa melhor, que é a do concreto. Atualmente, existem inovações neste produto relacionadas às texturas e cores, manutenção e resistência.

Você pode utilizar na sua casa a solução de massa de concreto aparente para superfícies de pisos e paredes do lavabo. Ou utilizar no lavabo as placas em concreto com desenhos e tonalidades que imitam outros materiais, como a própria madeira natural. 

Gislene Lopes https://www.vivadecora.com.br/foto/69832/parede-de-cimento-queimado-e-movel-de-madeira

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/198419/parede-de-cimento-queimado-e-bancada-de-madeira

Opções não faltam, escolha a que melhor combina com seu bom gosto e com o estilo de sua casa.

Essas dicas  de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

10 Ideias para a Decoração de Natal
Decora P&P
10 Ideias para a Decoração de Natal
07/12/2020
Decoração feita em casa
Decora P&P
Decoração feita em casa
28/06/2022
Interiores: soluções de iluminação para salas decoradas
Decora P&P
Interiores: soluções de iluminação para salas decoradas
06/04/2021