16/04/2020

Aprenda dicas de decoração para uma sala compacta

Aprenda dicas de decoração para uma sala compacta

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Os imóveis compactos estão cada vez mais em em alta, principalmente nas grandes cidades. O objetivo principal desse tipo de apartamento é garantir funcionalidade e conforto. Para isso, vale a pena dedicar um pouco de atenção na hora de mobiliar e decorar os espaços. A sala, por exemplo, é um dos ambientes de maior uso e circulação da casa. Se você quer deixá-la mais ampla e confortável siga estas dicas para a decoração de uma sala compacta:

Anote todas as medidas

A primeira dica para começar acertando na decoração de uma sala compacta é saber as medidas do seu cômodo. Assim você evita comprar um móvel e descobrir na hora da entrega que o espaço não dá.

Seja simples

Em apartamentos compactos “menos é mais”. O bom é deixar a sua sala com a circulação livre e sem “carregar” demais. Um lugar muito cheio de móveis e objetos faz o espaço parecer menor. Conserve só o que você usa realmente. É isso que deixa a sua casa confortável.

Use o truque dos espelhos

Os espelhos são fortes aliados na decoração, principalmente para criar a sensação de que um local é maior e bem iluminado. É um truque que não falha e você pode escolher o estilo da sua preferência.

Capriche no sofá

Na maioria das salas, o sofá é o item principal. Por isso, é primordial escolher a peça certa para o seu ambiente. O tamanho ideal de um sofá é aquele que permite deixar livre a circulação. E se for de cor clara, melhor!

Leia também:

Como Economizar para Comprar um Apartamento

O que é preciso para participar do Minha Casa Minha Vida

De olho na TV

Nas salas compactas é importante escolher o tamanho da televisão com consciência. Uma TV muito grande em um local compacto fica esteticamente desproporcional e faz mal à saúde dos seus olhos. Também é importante levar em conta a altura. O mais indicado é de 1,20 m a partir do piso até a base da tela, o que permite um campo de visão confortável. Quanto ao suporte, se puder coloque um painel. Assim você poupa o espaço onde iria um rack para apoiar, por exemplo. Sem falar que um painel esconde os cabos e fios.

Use cores e tons a seu favor

Aposte nas cores claras para as paredes, portas e para o piso da sua sala. Os tons claros geram a sensação de espaço mais amplo. Se você gosta de cores mais fortes na decoração invista em acessórios coloridos, como almofadas, tapetes e quadros.

Prefira móveis compactos e funcionais

Em um espaço compacto móveis grandes ficam desproporcionais, atrapalham a circulação e ganham muito protagonismo. Por isso, ao escolher o mobiliário, busque opções menores e funcionais. Outra boa opção é investir em móveis planejados, que sempre ajudam a aproveitar o espaço da melhor maneira.

Plantas no alto

Plantas são sempre bem-vindas, em qualquer tipo de sala. São ótimas para dar vida a um ambiente. Em espaços compactos, a dica é usar os cantos altos das paredes para pendurar os vasos. Melhor jeito de aproveitar esse espaço!

 

Claro que dá para morar em um ambiente charmoso e aconchegante mesmo com uma metragem menor. Basta saber aproveitar o espaço com um pouquinho de planejamento!

Se você não vê a hora de sair do aluguel para poder decorar a sua própria casa, venha conhecer as oportunidades da Plano&Plano. Nossos atendentes estão mais que preparados para te ajudar a realizar o seu sonho!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

O que é subsídio e como ele te ajuda a financiar o seu imóvel
Conteúdo em Áudio
O que é subsídio e como ele te ajuda a financiar o seu imóvel
15/10/2019
Como a decoração do seu quarto pode fazer ele parecer maior
Conteúdo em Áudio
Como a decoração do seu quarto pode fazer ele parecer maior
23/04/2020
Aprenda a fazer uma simulação de financiamento com o Minha Casa Minha Vida
Conteúdo em Áudio
Aprenda a fazer uma simulação de financiamento com o Minha Casa Minha Vida
18/04/2020