Normalmente, a aquisição de um imóvel é uma das compras mais significativas que uma pessoa faz ao longo da vida, o que exige a análise de diversos fatores que embasam essa importante decisão. Por isso, na busca pelo imóvel ideal, vale ponderar as vantagens e desvantagens das diversas opções disponíveis no mercado e, assim, conseguir fazer a escolha certa de acordo com o seu perfil.
A compra de apartamentos na planta tem sido uma preferência por muita gente, enquanto uma alternativa mais viável economicamente aliada aos benefícios de se morar em um empreendimento recém-construído, com instalações modernas e sem problemas ocultos.
Então, confira, neste artigo, as principais vantagens de comprar apartamentos na planta e saiba por que, na maioria das vezes, se trata de um bom investimento.
Apartamentos na Planta: Possibilidade de negociar diretamente com a construtora
Uma das principais vantagens, sem dúvida, é o fato de ser uma opção mais acessível, em comparação à aquisição de um imóvel pronto, sendo uma boa oportunidade para quem não quer sair do orçamento previsto.
E por se tratar de um acordo em que o comprador adianta parte do pagamento, contribuindo com os custos da construção, as incorporadoras normalmente se mostram mais flexíveis na hora de fechar a venda.
No geral, oferecem algumas facilidades que podem resultar em bons descontos ou melhores condições de pagamento, dependendo da sua negociação. Ao conversar diretamente com a construtora, o comprador tem maiores chances de conseguir adequar o parcelamento ou financiamento da forma que lhe seja mais conveniente.
Veja Também: Planta de Apartamento Inteligente
Tempo para programar as finanças
A possibilidade de se organizar financeiramente é também uma das maiores vantagens de comprar um apartamento na planta, uma vez que permite ao comprador planejar os pagamentos em tempo hábil, reduzindo o risco de ficar inadimplente.
Nessa aquisição, geralmente, o comprador assume um pagamento antecipado de uma porcentagem referente ao valor do imóvel, em torno de 30%, dependendo do Índice Nacional de Construção Civil (INCC). Então, com a entrega das chaves, é possível fazer o parcelamento dos 70% faltantes para a quitação total.
Dessa forma, até o momento da conclusão da obra – que pode levar mais de um ano -, o ideal é aproveitar esse período para planejar as finanças pessoais, a fim de otimizar o pagamento das parcelas futuras. Esse adiantamento pode resultar numa economia significativa no final das contas.
Oportunidade de valorização
Para que a compra do imóvel seja um investimento certeiro, é imprescindível analisar o seu potencial de valorização. Então, observar a localização do imóvel, a região do entorno, as questões estruturais da construção e compreender as tendências de mercado já são iniciativas que permitem prever essa possibilidade.
Da mesma forma, deve-se avaliar a estrutura prevista para o empreendimento. Em alguns casos, é possível solicitar a personalização dos acabamentos, por exemplo, de forma que os detalhes agreguem valor ao imóvel.
Então, ao contrário da compra de um apartamento pronto, em que normalmente se faz necessária a troca de alguns elementos, representando um custo extra, comprar o apartamento na planta elimina esse tipo de gasto, proporcionando maior economia. Assim, é possível usufruir do imóvel no seu ideal desde o início, evitando dores de cabeça e prejuízos.
Gostou do conteúdo? A Plano&Plano possuí diversos conteúdos para você se inspirar, confira mais no Blog.
Não deixe também de curtir a página oficial do facebook: PlanoePlano e Plano e Plano
Imóveis prontos você encontra no perfil da Vivareal Plano&Plano.
Plano&Plano
Posts Recomendados: