Economia Familiar

Postado em: 21.05.2020

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Se enrolar financeiramente é um erro comum que muitas pessoas acabam cometendo. Seja por falta de planejamento, ou controle nos gastos, a conta no banco acaba entrando no vermelho. Por isso, vamos aqui dar algumas dicas básicas de como você pode evitar gastos desnecessários com atitudes simples. Está pronto? Então, vamos lá.

1. Gastar mais do que você ganha.

Um dos principais erros do brasileiro, é gastar mais do que pode. Se você ganha R$ 2.000, por exemplo, não pode sair por aí fazendo dívidas maiores que esse valor. Dessa forma, você compromete sua renda antes mesmo dela chegar e acaba entrando num ciclo financeiro difícil de sair. Por isso, é importante seguir a segunda dica.

2. Não ter uma planilha financeira.

Esse é o segundo passo para você desafogar seu bolso. Porque é através da planilha que é possível ver de onde vem e para onde vai todo o dinheiro que você gasta.
Na internet existem diversos modelos de planilhas prontas para você baixar e usar. Porém, é claro, que o uso da planilha requer disciplina. Então, se você gastou, pagou, ou se entrou qualquer dinheiro, anote na planilha para não esquecer.

3. Abusar do cartão de crédito.

O cartão de crédito é uma ferramenta que nos salva em diversas situações. Mas quando não sabemos usar, ele pode ser um perigo. Principalmente se a bandeira cobra altas taxas de juros, o que acaba deixando o uso do cartão muito mais inviável. Por isso, deixe o cartão de crédito para emergências, ou quando você não tiver outra opção de pagamento.

4. Fazer compras com fome.

Parece engraçado, mas é uma realidade. Ao ir ao supermercado com fome, você tem mais chance de comprar alimentos que não precisaria e muitas coisas supérfluas.
Então, fica aí a dica. Quando for dia de fazer compras, garanta que você esteja se sentindo saciado e sem fome.

 

Leia também:

Faça você mesmo: canais para seguir e colocar em prática no seu apartamento

Decoração Artesanal para seu Apartamento na Quarentena

 

5. Utilizar muita energia elétrica.

Se for de manhã, abra bem as janelas do cômodo para receber a luz do sol. Além de ajudar na economia do mês, ajuda o corpo a absorver Vitamina D. Desligue os eletrodomésticos e eletrônicos que não têm a necessidade de estarem ligados.
Por exemplo, aparelhos de som, microondas, dvd player, etc.
Substitua também todas as lâmpadas menos eficientes por lâmpadas fluorescentes que são muito mais econômicas.

6. Tomar banhos muito longos.

O banho quente, apesar de relaxante, consome muita energia, além de gastar uma quantidade significativa de água.
Evite também levar celulares para o banho. Dessa forma, você não se distrai e ajuda a economizar sua energia e sua água. O meio ambiente e o seu bolso agradecem.

7. Não pesquisar preços antes de sair comprando.

Essa é uma dica excelente para você não pagar mais caro por um produto. Pesquisar previamente ajuda você a conhecer mais opções de lojas e também os melhores preços. Hoje em dia, existem diversos sites que ajudam a encontrar o valor mais barato. Então, antes de se arrumar pra comprar aquele produto tão desejado, faça uma pesquisa rápida.

Acompanhe o blog da Plano&Plano para cuidar melhor do seu dinheiro e se preparar para a compra da sua casa própria.

Comentar