13/06/2021

Adaptando seu apartamento para conviver com idosos

Adaptando seu apartamento para conviver com idosos

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Se você vai ou pretende morar com idosos em seu apartamento, é preciso tomar algumas medidas essenciais para prevenir acidentes dentro de casa. Assim, você vai deixar o lugar mais seguro para os idosos que forem morar, e até mesmo para aqueles que forrem visitar você.

Antes de tudo, você precisa saber quais cômodos precisará adaptar para deixá-los mais seguros. Vamos lá?

 

Banheiro

Idoso e sua cuidadora

O banheiro gera risco de escorregar.

Banheiros têm uma superfície bem escorregadia na maioria dos casos. Por isso, é importante colocar tapetes antiderrapantes dentro e fora do box. Instalar barras de apoio nas paredes vão ajudar muito na hora de se segurar e manter o equilíbrio. Principalmente ao lado do vaso sanitário e dentro do box para ajudá-los a se levantarem com menos dificuldade. Uma cadeira resistente é fundamental dentro do box para eles tomarem banho de forma segura. Além disso, para evitar que o sabonete caia e eles tenham que se abaixar para pegar, você pode colocar o sabonete dentro de uma meia-calça, por exemplo, amarrada no registro do chuveiro. Quanto às maçanetas, evite aquelas redondas pois exigem um pouco mais de resistência e jeito para serem manuseadas. Principalmente em casos de emergência onde as mãos podem estar molhadas. Priorize as maçanetas do tipo alavanca que são mais fáceis de abrir por dentro e por fora. E, claro, lembre-se sempre de avisar ao idoso ou idosa para não trancar a porta.

 

Sala

Idosa faz ioga

A sala é um espeço essencial de convivência.

Sabe aqueles tapetes e capachos espalhados pela sala? Esqueça-os definitivamente porque eles podem ser grandes causadores de acidentes e quedas inesperadas. Uma opção é prendê-los ao chão, mas, se não, o melhor a se fazer é tirá-los para garantir que nada de pior venha a acontecer.

Evite capachos e tapetes soltos pela sala. Se não puder prendê-los, é melhor retirar. Já os fios de aparelhos eletrônicos precisam ser fixos nas paredes. Além disso, objetos como prateleiras, espelhos, painéis de televisão devem ser presos às paredes com parafuso. Afinal, o risco de cair sobre alguém é bem grande.

 

Leia também:

Veja como decorar sua cozinha de apartamento.

Dicas simples para você economizar na sua casa.

 

Lavanderia e cozinha

mãe e filha na cozinha

Na cozinha é essencial ter precauções

Em apartamento é muito comum ter aquelas divisórias no chão, porém, eles oferecem muito risco para as pessoas mais idosas. Aliás, evite as portas de correr o máximo que puder. Quanto mais aberto o ambiente melhor para não terem obstáculos no caminho. Para isso, você pode integrar os ambientes e não deixar objetos acumulados pelo caminho. Outro detalhe: assim como no banheiro, priorize pisos antiderrapantes na cozinha já que é um cômodo de piso molhado e existe o risco de quedas também. E lembre-se também de deixar utensílios de cozinha com fácil acesso, seja em prateleiras ou armários mais baixos.

 

Quarto

Facilite o acesso à cama e deixe o colchão mais ou menos entre 45 e 50 centímetros do cão. Dessa forma, ele ou ela consegue ficar com os pés no chão na hora de sentar na cama e levantar. Instalar uma base de apoio ao lado da cama também pode ajudar muito.

 

Gostou dessas dicas? Fique acompanhando porque ainda vem muito mais por aí.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Vasos com flores naturais
Decora P&P
Vasos com flores naturais
07/01/2015
Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede
Decora P&P
Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede
27/07/2020
Dicas de coifas para decoração de área gourmet
Decora P&P
Dicas de coifas para decoração de área gourmet
22/01/2021