vó com os seus netos

postado em: 13.06.2021

Adaptando seu apartamento para conviver com idosos

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Se você vai ou pretende morar com idosos em seu apartamento, é preciso tomar algumas medidas essenciais para prevenir acidentes dentro de casa. Assim, você vai deixar o lugar mais seguro para os idosos que forem morar, e até mesmo para aqueles que forrem visitar você.

Antes de tudo, você precisa saber quais cômodos precisará adaptar para deixá-los mais seguros. Vamos lá?

 

Banheiro

Idoso e sua cuidadora

O banheiro gera risco de escorregar.

Banheiros têm uma superfície bem escorregadia na maioria dos casos. Por isso, é importante colocar tapetes antiderrapantes dentro e fora do box. Instalar barras de apoio nas paredes vão ajudar muito na hora de se segurar e manter o equilíbrio. Principalmente ao lado do vaso sanitário e dentro do box para ajudá-los a se levantarem com menos dificuldade. Uma cadeira resistente é fundamental dentro do box para eles tomarem banho de forma segura. Além disso, para evitar que o sabonete caia e eles tenham que se abaixar para pegar, você pode colocar o sabonete dentro de uma meia-calça, por exemplo, amarrada no registro do chuveiro. Quanto às maçanetas, evite aquelas redondas pois exigem um pouco mais de resistência e jeito para serem manuseadas. Principalmente em casos de emergência onde as mãos podem estar molhadas. Priorize as maçanetas do tipo alavanca que são mais fáceis de abrir por dentro e por fora. E, claro, lembre-se sempre de avisar ao idoso ou idosa para não trancar a porta.

 

Sala

Idosa faz ioga

A sala é um espeço essencial de convivência.

Sabe aqueles tapetes e capachos espalhados pela sala? Esqueça-os definitivamente porque eles podem ser grandes causadores de acidentes e quedas inesperadas. Uma opção é prendê-los ao chão, mas, se não, o melhor a se fazer é tirá-los para garantir que nada de pior venha a acontecer.

Evite capachos e tapetes soltos pela sala. Se não puder prendê-los, é melhor retirar. Já os fios de aparelhos eletrônicos precisam ser fixos nas paredes. Além disso, objetos como prateleiras, espelhos, painéis de televisão devem ser presos às paredes com parafuso. Afinal, o risco de cair sobre alguém é bem grande.

 

Leia também:

Veja como decorar sua cozinha de apartamento.

Dicas simples para você economizar na sua casa.

 

Lavanderia e cozinha

mãe e filha na cozinha

Na cozinha é essencial ter precauções

Em apartamento é muito comum ter aquelas divisórias no chão, porém, eles oferecem muito risco para as pessoas mais idosas. Aliás, evite as portas de correr o máximo que puder. Quanto mais aberto o ambiente melhor para não terem obstáculos no caminho. Para isso, você pode integrar os ambientes e não deixar objetos acumulados pelo caminho. Outro detalhe: assim como no banheiro, priorize pisos antiderrapantes na cozinha já que é um cômodo de piso molhado e existe o risco de quedas também. E lembre-se também de deixar utensílios de cozinha com fácil acesso, seja em prateleiras ou armários mais baixos.

 

Quarto

Facilite o acesso à cama e deixe o colchão mais ou menos entre 45 e 50 centímetros do cão. Dessa forma, ele ou ela consegue ficar com os pés no chão na hora de sentar na cama e levantar. Instalar uma base de apoio ao lado da cama também pode ajudar muito.

 

Gostou dessas dicas? Fique acompanhando porque ainda vem muito mais por aí.

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação