mãe e filha economizando

postado em: 13.06.2021

Dicas simples para você economizar na sua casa.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

 

Já pensou em fazer uma verdadeira repaginada nas suas finanças? Organizar de vez suas contas. Para quem está nessa luta, buscando economizar cada vez mais, a Plano&Plano separou algumas dicas valiosas que vão ajudar você a dar mais atenção a essa área.
E é bom começar a pensar em economia porque não se trata apenas de pagar suas contas com tranquilidade. Significa também ter uma reserva para se preparar para dias difíceis e, até mesmo, investir seu dinheiro em fontes diferentes. Vamos dar início aos nossos cortes de custos, então?

Planeje suas refeições:

planejando refeições

Pensar suas refeições com antecedência é essencial.

Durante a alimentação, existem muitas chances de desperdício, principalmente entre crianças. Por isso, é importante saber dosar bem o que os pequenos irão comer naquele dia e naquele horário. Mas isso também vale para os mais velhos. Tente montar um cardápio semanal que irá ajudar você a economizar na hora de fazer compras, a não comer fora de casa e, mais importante ainda, vai fazer com que você evite pedir comida por aplicativos de delivery. Outro motivo para isso é que você evita perder tempo no supermercado escolhendo o que vai comprar e já vai direto nos alimentos que irá usar para suas refeições. Além disso, pode ainda congelar seus pratos para a semana inteira e descongelá-los só quando for comer.

Sendo ainda mais econômico, você pode optar por comprar os alimentos da estação. Ou seja, frutas, verduras, legumes, grãos e outros são vendidos mais barato e apresentam muito mais qualidade na hora de consumi-los. O que você pode fazer, é pesquisar antes quais são os alimentos e safras da época atual. E, claro, se puder, evite alimentos industrializados e prefira os mais frescos sem nunca abrir mão de cascas e sobras. Afinal, muitas delas ainda servem para muitas finalidades. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para você descobrir que função elas terão dentro de casa, ou até mesmo na sua cozinha.

Consumo de água e energia:

Cuidado com o desperdício de água

 

Leia também:

Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!

Veja como decorar sua cozinha de apartamento.

 

Geralmente, contas de água e luz, são grandes gargalos dos gastos que você tem em casa. E se o número de pessoas da casa, for três ou mais, aí sim é um sinal para você se preocupar. Para isso, basta apenas ter cuidados simples que irão fazer com que essas contas diminuam dia após dia. Vamos a alguns deles:
Deixe de usar lâmpadas e equipamentos de forma desnecessária. Além de poupar esses eletrônicos, você pode fazer uso também da luz natural e poupa alguns kW de energia.

Abandone as lâmpadas incandescentes e passe a adotar os modelos fluorescentes ou de LED.

Troque todas lâmpadas de casa

Troque todas lâmpadas de casa.

Evite abrir a geladeira toda hora para que o ar frio não saia e exija ainda mais consumo de energia do motor.
Não coloque panelas quentes na geladeira. Fazendo isso, você faz com que o refrigerador redobre o esforço para compensar o calor que a panela está espalhando pelo interior do refrigerador.
Toda vez que puder, reaproveite a água que você usa no seu dia a dia. Por exemplo, com a água da máquina de lavar, você pode lavar o chão do quintal.
Ligar o chuveiro no “verão” vai fazer com que você poupe cerca de 30% da sua energia elétrica.

Dicas importantes, não acha? Fique conosco porque ainda vem muito mais por aí.

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação