22/01/2021

Arquitetura de São Paulo: a história da cidade contada pelas construções

Arquitetura de São Paulo: a história da cidade contada pelas construções

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

A arquitetura de São Paulo é uma das mais variadas do planeta. Tudo porque imigrantes do mundo todo deixaram um pedacinho de sua cultura aqui e formaram construções belíssimas.

Veja também:

4 dos principais estilos de decoração para inspirar você

Os cuidados básicos que se deve ter para a boa duração do jardim vertical

Pensando nisso, fizemos um texto incrível sobre a arquitetura de São Paulo e como as construções acompanharam a história da cidade!

Zona Oeste

A zona oeste é uma região muito privilegiada em relação a localização e aos monumentos históricos. Relembrando o período rural de São Paulo em que a cidade toda tinha apenas 10 mil habitantes, a Casa do Bandeirante fica localizada em uma praça do bairro do Butantã e isso nos remete a um período bastante importante da história da cidade.

Arquitetura de São Paulo

Casa do Bandeirante. Reprodução: Guia Butantã

O Sesc Pompéia é outro exemplo de revolução na arquitetura da cidade. Instalado em uma antiga fábrica de tambores (pois é!), teve seu projeto feito por Lina Bo Bardi, mesma pessoa que projetou a sede do Masp.

Sesc Pompéia. Reprodução: Sesc Pompéia.

Zona Sul

Um fato curioso sobre a arquitetura de São Paulo na zona sul é que muitas construções relembram o período industrial em meados de 1880. Um bom exemplo disso é a Cinemateca, que fica localizada no bairro Vila Clementino. O prédio foi o Matadouro Municipal e décadas depois passou por reformas para poder receber o público.

Cinemateca. Reprodução: Veja

A Casa Modernista, localizada no bairro da Vila Mariana, é uma construção pioneira na arquitetura moderna brasileira. Sua história é bastante interessante. O projeto da casa foi levado para a prefeitura autorizar e a fachada da casa precisou ser adornada, pois era uma exigência da época. Muito esperto, o arquiteto Gregori Warchavchik alegou que estava sem dinheiro para a ornamentação de fora da construção. Com isso, ele conseguiu continuar com a sua ideia de um projeto racional e limpo.

Arquitetura de São Paulo

Casa Modernista. Reprodução: Rádio Gazeta

Centro

Região com vasto número de projetos arquitetônicos da cidade, o centro com certeza é a região que mais recebeu influências dos mais diversos estilos. Uma construção bastante importante e incrivelmente bonita é a Estação da Luz. Construída de 1895 até 1901, a famosa estação fala um pouco sobre o começo da modernização dos trilhos de São Paulo.

Estação da Luz

O Conjunto Nacional, localizado na Consolação, é fruto do sonho de um grande empresário em fazer a Avenida Paulista a maior via de São Paulo. Em 1962 o prédio já era conhecido pela variedade em seu interior. Comércio, habitação, serviços dos mais variados tipos e entretenimento. Tudo isso em único lugar. A construção marcou uma nova era da avenida mais famosa da cidade.

Conjunto Nacional. Reprodução: Folha de São Paulo

Zona Leste

O bairro da Mooca está repleto de casas e prédios antigos, resultado da forte imigração de italianos e as diversas fábricas que ali se instalaram! Apesar de ter prédios modernos, a região ainda mantém aquele ar de bairro, com ruas calmas, clima bem interiorano e casinhas antigas com muros baixos.

Arquitetura de São Paulo

Prédio industrial antigo na Mooca

Casa que foi moradia de operários. Reprodução: São Paulo Antiga

Casa verde nas imediações da antiga fábrica da Antárctica. Reprodução: São Paulo Antiga

Localizado no fundão da Zona Leste, o Itaim Paulista guarda grandes raridades em sua história. Lá, você vai encontrar um local chamado Núcleo Itaim Biacica, onde há mais de um século foi uma fazenda que Dom Pedro II parou para descansar, após uma longa viagem. Toda a arquitetura do exterior da antiga fazenda remete a cultura portuguesa com os famosos azulejos azuis pintados à mão e porta de 3 metros de madeira.

Entrada da sede da Fazenda Biacica. Reprodução: Sampa Inesgotável

Casa anexa dentro da antiga Fazenda. Reprodução: Sampa Inesgotável.

Arquitetura de São Paulo

Interior da Fazenda em processo de restauro. Reprodução: Sampa Inesgotável.

Zona Norte

Uma das regiões da cidade que mais preservou seus casarões coloniais, a arquitetura de São Paulo não pode ser contada sem antes falar da zona norte. Palco de acontecimentos arquitetônicos memoráveis, como o Solar dos Andradas (que não existe mais), casa de José Bonifácio de Andrada e Silva – braço direito do Príncipe Regente Dom Pedro.

Arquitetura de São Paulo

Casa antiga. Reprodução: São Paulo Antiga

Pequeno prédio antigo. Reprodução: São Paulo Antiga

Pequeno palacete azul. Reprodução: São Paulo Antiga

Como a região nasceu de propriedades coloniais, ainda é possível ver casas e prédios originais daquela época. Mas hoje as coisas mudaram um pouco e edifícios altos e modernos tomaram conta de boa parte da região.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Como aproveitar ao máximo o espaço em quartos compartilhados.
Decora P&P
Como aproveitar ao máximo o espaço em quartos compartilhados.
17/03/2021
Deixe a sala de estar linda com revestimentos de paredes
Decora P&P
Deixe a sala de estar linda com revestimentos de paredes
17/12/2018
Como usar buffet e espelhos na decoração da sala de jantar
Decora P&P
Como usar buffet e espelhos na decoração da sala de jantar
22/03/2019