O engenheiro eletricista é o profissional responsável por fazer toda a instalação elétrica de construção. Mas para desempenhar essa função tão importante, ele precisa seguir alguns processos imprescindíveis, como análise do local onde o projeto está e, com isso, ele vai propor as melhores formas de instalação.
Veja mais:
Hora de acender suas ideias com iluminação
Zelador: conheça a importância dessa função
Engenheiro eletricista
Muita gente pensa que para instalar energia elétrica em algum projeto, basta apenas colocar os fios e pronto. Mas é muito mais complexo que isso. O engenheiro precisa definir alguns assuntos importantes da estrutura da obra, são eles: a quantidade de pontos de luz que precisarão ser instalados, a quantidade exata de tomadas necessárias para aquela construção, o local onde cada tomada terá de ser colocada, a carga elétrica para cada uma delas.
Instalações elétricas e seu projeto
Antes de mais nada, é preciso que você saiba que todo e qualquer projeto de instalações elétricas precisam estar de acordo com a Norma Brasileira. A NBR 5410 é uma regra que estabelece condições para instalações de eletrecidade de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no país. Esta norma é aplicada para instalações de casas, prédios, comercial, industrial, agropecuário, etc.
A importância desse cargo nas obras
Muita gente, para economizar um dinheiro nas obras, escolhe não contratar os serviços do eletricista profissional. Essa decisão é muito perigosa e não deve ser tomada e pode culminar no resultado contrário e isso fará com que você gaste mais dinheiro com reparos do que se contratasse um engenheiro sério.
Durante uma obra, é imprescindível que você fique atento a todas as questões de segurança que envolvam a construção do projeto. Como aqui o assunto é sobre os profissionais da elétrica, o cuidado tem de ser redobrado, já que uma instalação mal feita pode acarretar prejuízos para a segurança e o meio ambiente. Os problemas mais comuns encontrados em obras são os curto-circuitos, probabilidade grande de acontecer incêndios e sobrecarga nos equipamentos elétricos, fazendo com que eles possam ser danificados com o tempo.
Ou seja…
Hoje, você viu que não vale a pena arriscar em não contratar um engenheiro eletricista. Deixe a responsabilidade da instalação elétrica da sua obra com quem realmente entende do assunto e vai desempenhar muito bem essa função.
Esse e outros conteúdos incríveis da Plano&Plano você encontra em nossos canais oficiais:
- Website: https://www.planoeplano.com.br/
- Facebook: https://www.facebook.com/construtoraplanoeplano/
- Instragram: https://www.instagram.com/planoeplano/
- LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/planoeplano
- Pinterest: https://br.pinterest.com/planoeplano/
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCHTnllKnEtCEmoHAfsXRkXg
- Vimeo: https://vimeo.com/planoeplano
Plano&Plano
Posts Recomendados: