postado em: 03.06.2020

Financiamento de Imóvel: O que fazer em caso de atraso?

Você pesquisou apartamentos para comprar e achou o ideal. Fez as contas do financiamento  de imóvel e encaixou as parcelas em seus gastos mensais. Diante de um imprevisto, porém, você atrasou o pagamento do financiamento. E agora?

O primeiro passo é avaliar suas condições e entender porque o atraso aconteceu: se foi algo pontual que não vai se repetir, ou se você não consegue mais encaixar o pagamento das parcelas no seu orçamento mensal.

Caso seja algo pontual, esforce-se para economizar nos próximos meses, venda algum bem de valor, pague a parcela atrasada e volte ao cronograma normal.

Caso seja a segunda opção, ou seja, você não conseguiu pagar o financiamento e nos próximos meses também não vai conseguir, você pode conversar com o banco e verificar se é possível  refinanciar a dívida, aumentando o tempo de pagamento e diminuindo o valor das parcelas, para que caiba no seu bolso.

Outra solução é usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o financiamento, ou parte dele.

Veja tudo o que você precisa saber sobre a utilização do FGTS na compra de um imóvel.

Mas e se eu deixar de pagar o financiamento de imóvel?

De acordo com a lei, se você ficar três meses sem pagar o financiamento, o banco tem o direito de colocar o seu imóvel em leilão.

Também pela lei, o banco é obrigado a leiloar o seu imóvel pelo valor mínimo que ele possui no mercado, o que será definido por uma avaliação profissional. Caso a venda seja realizada, o banco fica com o dinheiro para quitar a dívida e você fica com o restante.

Se a venda não for realizada, o banco tem o direito de realizar um segundo leilão, dessa vez por um valor mínimo igual à sua dívida com ele. Caso a venda seja realizada pelo valor mínimo da dívida, você quita a dívida com o banco, mas não recebe nada pelas parcelas já pagas.

Dicas para não cair nesse cenário

Essa é uma situação da qual você deve fugir a qualquer custo. Fazer um financiamento imobiliário é assumir um compromisso de longo prazo, por isso você deve fazer as contas com muita atenção e avaliar o valor das parcelas que você realmente consegue pagar.

Para que você não acabe em uma situação complicada, siga as nossas dicas:

Nós sabemos que a conquista de um imóvel é um grande passo e que esse passo pode ser assustador. Por isso estamos aqui: para mostrar a você o que não deve ser feito e dar dicas sobre a maneira correta de realizar seu sonho.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação