postado em: 29.03.2022

Como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo?

Pode parecer surreal, mas é possível comprar um apartamento ganhando um salário mínimo. E pra isso nós iremos enumerar o que tem que ser feito, e explicar que com persistência e estratégia sonhos podem se realizar.

Planejamento é o mindset!

Se você quer comprar um apartamento e não ganha mais do que um salário mínimo, é sinal de que será necessário um planejamento futuro para que essa meta seja alcançada. Primeiramente, é recomendável rever a sua vida financeira da estaca zero até o momento. Após essa tarefa de análise econômica própria, enumere o que foi constatado como sendo o ponto de partida para a real efetivação desse plano que requer tempo, esforço e dinheiro.

Se durante cinco ou dez anos você conseguir juntar 30% da sua renda e investir na poupança ou no tesoura IPCA nesse período, você terá uma soma que equivalerá a uma entrada, ou dependendo da real situação econômica do país, uma boa parte do valor total do imóvel. Logo, somando o seu FGTS mais essa quantia adquirida com muita dedicação e perseverança, o seu sonho de ter o seu apartamento pode ficar mais próximo do que o imaginável.

Financiamento e oportunidade

Todo ano há, por parte de iniciativas governamentais, programas de estímulo habitacional que buscam ajudar as pessoas de baixa renda a concretizarem o seu sonho de ter a casa própria. Por isso, é recomendável se dirigir a instituições especializadas em financiamento de imóveis que tenham algum tipo de parceria com algum projeto de política pública, como por exemplo: O Minha Casa Minha Vida que agora recebe o nome de Casa Verde e Amarela.

casa verde e amarela

É importante, também, recorrer a um corretor ou corretora para buscar auxílio profissional para um melhor acolhimento e aperfeiçoamento do caso em específico, pois assim o seu plano junto com o seu dinheiro serão estudados e convertidos nas possibilidades que se adequam ao seu perfil, e daí a oportunidade de ter seu apê deixará de ser uma vontade para se tornar uma realidade.

Plano&Plano

Agora, se você gostou do conteúdo, clique aqui e veja outras leituras que possam te ajudar. Afinal, a Plano&Plano investe, mas é você que recebe!

Confira também os nossos canais oficiais:

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação