14/10/2020

Decoração de sala: 5 tipos de tecido para revestimento de sofá

Decoração de sala: 5 tipos de tecido para revestimento de sofá

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Sofás precisam ser confortáveis. E eles também devem ser tão lindos quanto resistentes. Mas para garantir a durabilidade desta peça, é preciso escolher muito bem o seu material de revestimento. 

Cada fabricante oferece uma cartela de alternativas para cada modelo de sofá. Muitos clientes apenas prestam a atenção e escolhem, dentre as opções, aquela que combina melhor – em cor ou estampa – com a sua casa. Mas só este critério não deve ser suficiente.

Algo que definitivamente não pode ser desconsiderado é o acabamento externo deste tipo de móvel. Este texto vai contar quais as características de 5 dos tecidos mais requisitados para cobertura de sofás. 

tecidos para sofa 08

Fonte: Casa Cor Mato Grosso e Studio Canto Arquitetura

#1 Couro

O couro, ao mesmo tempo que o veludo, sempre foi um material muito requisitado para o revestimento de sofás. Mas o uso do couro natural é desestimulado pelos designers por conta de um compromisso ambiental. 

Entra no lugar o couro sintético, igualmente bonito e muito resistente. A maior vantagem deste material é a impermeabilidade. Também, por não possuir tramas, não corre o risco de puxar fios. E pode ser limpo apenas com água e sabão neutro – mas precisa de hidratação.

#2 Jacquard

Uma sala decorada com um sofá em couro deve apresentar um visual muito bonito,  sofisticado e confortável. Mas o jacquard é outro tecido do qual também se pode obter algo parecido – com a vantagem de oferecer opções de mais cores e até estampas. 

Fora isso, as tramas deste material são tão fechadas que dificilmente acumulam sujeira ou absorvem líquidos.

tecido jacquard para sofá

Fonte: Bruno Carvalho

tecido jacquard sofa

Fonte: Aquiles Nicolas Kílaris

#3 Chenille

O chenille já é uma opção de tecido mais popular. Este material é composto de algodão, lã e seda, o que o torna macio, sendo muito resistente e durável também. 

O que chama a atenção no seu visual são as tramas marcantes em quadriculado ou linhas – sempre em chamando bastante a atenção no cenário tratado. E a sua limpeza deve ser mais frequente; contudo, a beleza do tecido em determinada peça e na decoração, compensa.

#4 Suede

O suede chegou, no mercado, com a promessa de substituir o chenille. De fato, é a opção mais requisitada no momento; e há motivos para isso. Este material, embora seja mais absorvente e maleável, é extremamente macio, resistente, com uma textura aveludada muito agradável ao toque. 

Não é à toa, portanto, que é tão utilizado em vários sofás oferecidos nas lojas – e ainda é uma boa opção para cobertura de cadeiras, poltronas, pufes e mais.

tecido suede para sofá

Fonte: Colormix para um Ambiente Ideal

 

suede tecido de sofá

Fonte: Bianchi & Lima Arquitetura e Katia Llaneli

#5 Sarja

Por fim, a sarja, dentre todas as opções desta lista, é o material mais em conta. Também possui boa resistência e durabilidade. 

É o tipo de revestimento ideal para sofás que serão utilizados em decorações de salas de casas construídas em zonas de clima frio. Mas a sua limpeza também requer cuidados especiais – por exemplo, é aconselhável passar um aspirador antes, mas em movimentos suaves e circulares.

 

tecido de sarja em sofá

Fonte: Brunete Fraccaroli

 

tecido sarja para sofá

Fonte: Iara Kilaris

#Bônus | Como escolher o tecido certo para o sofá

Lendo todas estas características de cada tecido descritas, é difícil saber qual o tipo seria ideal para a decoração da casa. Algumas pistas já foram dadas. 

Tecidos mais absorventes e de tramas abertas não combinam com casas em que haja crianças e cachorros, por exemplo. Já o couro pode ter seu acabamento comprometido se não hidratado com frequência e deixado sob luzes solares excessivas.

tecidos para sofa

Fonte: Liliana Zenaro

 

tecidos para sofa 2

Fonte: By Arq&Desing

 

Veja também:

Tapetes geométricos: explorando cores e linhas na decoração

Como chegar na cor ideal para o meu apartamento?

Veja como iluminar seu apartamento de maneira adequada.

Sofás em tecidos mais suaves e maleáveis dão uma impressão de serem bem mais confortáveis, mas não apresentam tanta resistência quanto outros. Todavia, podem suportar melhor o peso das pessoas se feitos em uma combinação de espuma e molas ou espuma e tiras de cordas compatível para receber a carga. 

E quanto à proteção final dessas peças, é possível cobri-las com uma camada impermeabilizante – mas é preciso consultar uma empresa especializada para realizar o serviço.

Depois de verificar tudo isso, resta, enfim, a questão das cores e estampas dos sofás e o que pode combinar com a decoração da casa. Esta fase da compras deve ser mais fácil. Vai depender do gosto do cliente ou sugestão estética dada pelo seu projetista.

tecidos para sofa

Fonte: Díptico Design de Interiores

Lembrando que tecidos lisos – sobretudo em cores neutras – são mais fáceis de combinar com qualquer decoração moderna. Só que estes devem assumir um papel de complemento nos cenários. 

Já tecidos de tramas marcantes e estampas chamativas ficam melhor em destaque nos ambientes e em composições mais rústicas, despojadas ou ousadas. 

Depois de todas essas dicas, já decidiu qual tecido usar em seu sofá? Então, comece logo esse projeto!

Essas dicas de como escolher tecido para sofá foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sobre a Plano & Plano

Nascida na década de 90 com o objetivo de prestar serviços de engenharia e construção de qualidade, a Plano&Plano cresceu e hoje já figura entre as maiores construtoras e incorporadoras do País. Mesmo estando presente em mais de 15 cidades, ainda mantém o mesmo propósito, a mesma essência da época em que foi fundada: construir e entregar sonhos.

Sinônimo de sucesso no mercado imobiliário, com amplo portfólio, a Plano&Plano tem como propósito fazer mais e melhor – isso em todos os segmentos em que atua. Completa, a construtora e incorporadora hoje conta também com a sua própria força de vendas, a Plano&Vendas.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Restauração: como deixar móveis antigos como novos?
Decora P&P
Restauração: como deixar móveis antigos como novos?
29/08/2020
Decoração feita em casa
Decora P&P
Decoração feita em casa
12/05/2014
Tipos de cortinas
Decora P&P
Tipos de cortinas
09/04/2013