06/04/2021

Interiores: soluções de iluminação para salas decoradas

Interiores: soluções de iluminação para salas decoradas

Veja mais:

7 dicas bem simples para mudar rápido e fácil a decoração do seu lavabo

Decoração de sala: use o estilo rústico com inspiração na cultura brasileira

Salas decoradas só podem oferecer charme e conforto se tiverem um bom esquema de luz. E o resultado disso pode ter efeitos diversos. Sabia que iluminação é capaz de enganar o olhar, fazendo nós termos uma percepção totalmente diferente dos espaços? 

Iluminação

CASA COR 2016 https://www.vivadecora.com.br/foto/104900/mesa-de-centro-espelhada-e-tapete-com-estampa

Como pensar a iluminação dos diferentes ambientes de casa?

A primeira coisa que você precisa saber sobre iluminação de decoração de interiores é que ela não pode ser pensada igual para todos os ambientes de uma casa. É que em cada cantinho do imóvel serão realizadas atividades diferentes. 

Então o jogo de luz precisa atender as necessidades dos moradores. Por exemplo, em áreas de descanso, o melhor seria uma iluminação suave e difusa; já em áreas de serviço, uma mais intensa.

Existem mais duas questões que sempre preocupam os decoradores. A primeira delas é a condição visual dos próprios usuários, que podem precisar de mais luz para enxergar – algo que normalmente acontece com o passar dos anos. 

Por fim, os próprios efeitos visuais que eles desejam provocar com a decoração criada. Assim, é possível até mesmo fazer um ambiente parecer mais amplo por meio da iluminação – natural e artificial.

Iluminação

Ludmilla Coutinho https://www.vivadecora.com.br/foto/43515/tapete-de-pelinho-neutro-e-mesa-de-centro-de-vidro

Gislene Lopes https://www.vivadecora.com.br/foto/69992/sofa-com-tecido-cinza-escuro-e-tapete-estampado

Portanto, podemos classificar a iluminação de casa em três funções: iluminação geral, iluminação funcional – que permite as atividades das pessoas -, e iluminação decorativa. 

Todas estas podem ser subclassificadas como pouca ou insuficiente, suave, normal, intensa e excessiva. Isso acontece de acordo com cada ambiente e situação. Deve ser estudado caso a caso para descobrir a combinação equilibrada e ideal.

Juliana Pippi https://www.vivadecora.com.br/foto/70736/mesa-de-centro-de-vidro-e-tapete-de-couro-marrom

Quitete & Faria https://www.vivadecora.com.br/foto/41851/sofa-com-tecido-branco-e-tapete-de-couro-marrom

Qual a iluminação mais adequada para salas de estar e de jantar?

É função do decorador de interiores estudar e propor a forma de distribuição de pontos de luz para uma sala decorada. No caso das salas residenciais, a composição deve oferecer luzes variadas, proporcionando maior dinamismo e conforto à decoração. 

E além da iluminação central, será preciso muitos pontos complementares – no teto, nas paredes, sobre bancadas e até sobre piso.

Anna Maya Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/158478/sofa-branco-e-tapete-estampado

Agora, vamos compartilhar algumas informações de domínio dos decoradores. Esses profissionais sabem que a iluminação de um ambiente é medida em uma unidade chamada de lúmen. 

De acordo com cada atividade, é estabelecido um percentual; no caso de cômodos gerais de residências, indica-se 150 lúmens. E o que isto pode dizer a você é que a soma das luzes acrescidas a um ambiente da sua casa deve atingir este percentual.

Quanto aos lúmens ou watts, você pode saber mais nas embalagens dos aparelhos de iluminação. Outra coisa que deve ser estudada é a cor ou a temperatura das lâmpadas. 

Lâmpadas em tonalidade amarelada, por exemplo, devem deixar as salas decoradas mais quentes e confortáveis. Análise isto sem se esquecer dos revestimentos empregados nas paredes, piso e teto, fora as cores dos móveis.

Quitete & Faria https://www.vivadecora.com.br/foto/41853/parede-com-painel-de-madeira-e-almofadas-coloridas

Perto da porta de entrada da casa, deve-se ter uma iluminação mais intensa, porém não excessiva. Neste local, o ponto de luz deve ser central, mas acompanhado de luzes auxiliares ao redor, como apliques às paredes. 

Na área de estar não há necessidade de iluminação central, apenas os complementos ao redor de intensidade suave. Já na área de jantar, será preciso uma iluminação direta – dirigida ou por reflexo – acima da mesa.

Iluminação

Alf arquitetura e design https://www.vivadecora.com.br/foto/227664/mesa-de-centro-de-madeira-e-sofa-estofado-claro 

Vamos esclarecer esta diferença entre iluminação direta, indireta, entre outras. A luz direta direciona o facho de luz que se dirige para um local específico. 

A indireta é uma luz obtida por reflexo, batendo numa parede ou teto e, depois, direcionada para o ambiente. Já a luz difusa é aquela filtrada pelo próprio globo da luminária, espalhando a luz de maneira uniforme no ambiente. 

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/132052/sofa-de-couro-branco-e-mesa-de-centro-espelhada

Quais são os tipos de luminárias e o que oferecem?

Geralmente quase todas as salas decoradas possuem uma composição de iluminação mista – centralizada e com complementos, cada qual com a sua finalidade. Há um número incalculável de tipos de luminárias em estilos variados para uso residencial. Mas, resumidamente, podemos tentar citar algumas delas. Veja a seguir.

  • Luminárias de teto: são exemplos as luminárias fechadas junto ao teto, chamadas de plafons; os lustres e os pendentes; as calhas; e as luminárias embutidas nos forros rebaixados – com foco fixo ou direcionável -, chamadas de olho de boi.
  • Luminárias de parede: são exemplos os apliques ou arandelas.
  • Luminárias de bancadas: são exemplos os abajures – com luz voltada ora para cima, ora para baixo ou nos dois sentidos.
  • Luminárias de piso: são exemplos os marcadores de caminhos; os refletores ou projetores; e as luminárias de chão, com luz a cerca de 1,30 m de altura.

Iluminação

Casacor MG 17 https://www.vivadecora.com.br/foto/153478/mesa-de-centro-de-vidro-e-luminaria-de-piso-cinza

Viu como a luz é importante na decoração? Vamos lá, use essas ideias e deixe sua sala cada vez mais bonita!

Essas dicas para a iluminação de salas decoradas foram criadas pela equipe Viva Decora

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Deixe o seu apartamento com a sua cara sem gastar muito
Conteúdo em Áudio
Deixe o seu apartamento com a sua cara sem gastar muito
09/04/2020
Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede
Decora P&P
Quarto Infantil: Cantinhos de Estudos com Papel de Parede
27/07/2020
Mesa de home office: veja inspirações para ter em casa
Decora P&P
Mesa de home office: veja inspirações para ter em casa
21/05/2021